Brasil inicia na sexta (13), nos EUA, a caminhada para Mundial de Beisebol
Etapa classificatória para o World Baseball Classic será entre os dias 13 e 18 de março, no Arizona (EUA). Seleção estreará contra o Paquistão em busca de sua segunda participação <br>
- Matéria
- Mais Notícias
O Brasil vai com tudo para a disputa classificatória do World Baseball Classic 2021, a Copa do Mundo da modalidade, que acontece a cada quatro anos. Mesclando jogadores experientes com jovens atletas contratados recentemente por equipes da Major League Baseball (MLB), a Liga Americana de Beisebol, a Seleção comandada pelo técnico americano Barry Larkin tem como primeiro adversário o Paquistão, nesta sexta-feira, às 16h30 (de Brasília), em Tucson, Arizona (EUA), com transmissão na página da MLB no YouTube.
No grupo do Brasil, além dos paquistaneses, há ainda África do Sul, Alemanha, França e Nicarágua, em formato de dupla eliminação qualificada. O grupo é dividido em duas chaves e as seleções com mais vitórias classificam-se (veja chave abaixo). Para avançar ao Mundial, o Brasil precisará ser campeão da chave ou vice (vencendo a repescagem e mais um jogo final).
Caso vença o Paquistão, o duelo seguinte será contra a Nicarágua, já no dia 14. Se perder, vai para a repescagem. Em caso de duas vitórias seguidas, a Seleção estará na semifinal.
Relacionadas
A equipe brasileira é formada por Andre Rienzo, Leonardo Reginatto, Paulo Orlando e Jean Tomé, ex-jogadores da MBL; Dante Bichette (Washington Nationals), Dylan Lee (Miami Marlins), Liam Sabino (Saint Louis Cardinals), Gabriel Maciel (Minnesota Twins), Bo Takahashi (Arizona DiamondBacks), Victor Coutinho e Heitor Tokar (Houston Astros), Rafael Ohashi (Toronto Blue Jays) e Igor Kimura (Tampa Bay Rays), ainda em atividade nos Estados Unidos.
Além deles, completam a Seleção jogadores que atuam profissionalmente no México, Alemanha, França e Japão, sob comando de Barry Larkin (treinador principal), Latroy Hawkins (treinador de arremessadores) e Steve Finley (treinador de rebatidas). Vale lembrar que Yan Gomes, do Nationals, e Eric Pardinho não estarão presentes. O primeiro porque não foi liberado e o segundo por conta de cirurgia no cotovelo no início deste ano.
Em 2021 ocorrerá a quarta edição do World Baseball Classic, que teve em 2006 seu ano de estreia. A partir da segunda edição, em 2009, o torneio passou a ser disputado da mesma maneira que os grandes eventos esportivos, a cada quatro anos. Em 2013 o Brasil classificou-se pela primeira vez, desempenhando bom papel num grupo forte que contava com China, Cuba e Japão. Em 2006 e 2009 o Classic foi vencido pela seleção japonesa. Já em 2013, a República Dominicana ficou com o título após vencer Porto Rico na final e em 2017 os EUA, donos da casa, foram os campeões após vitória sobre Porto Rico.
CLASSIFICATÓRIO WORLD BASEBALL CLASSIC/CALENDÁRIO DE JOGOS
* horários de Brasília
Jogo 1: Sexta-feira, 13 de março às 16:30 – Paquistão x Brasil.
Jogo 2: Sexta-feira, 13 de março às 23:30 – Alemanha x França.
Jogo 3: Sábado, 14 de março às 16:30 – Vencedor do jogo 1 x Nicarágua.
Jogo 4: Sábado, 14 de março às 23:30 – Vencedor do jogo 2 x África do Sul.
Jogo 5: Domingo, 15 de março às 16:30 – Perdedor jogo 2 x Perdedor jogo 3.
Jogo 6: Domingo, 15 de março às 23:30 - Perdedor jogo 1 x Perdedor jogo 4.
Jogo 7: Terça, 17 de março às 23:30 – Vencedor do jogo 3 x Vencedor do jogo 4.
Jogo 8: Terça, 17 de março às 16:30 – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6.
Jogo 9: Quarta, 18 de março às 22h – Vencedor do jogo 8 x Perdedor do jogo 7.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias