No Rio, CBF e clubes tentam avançar com o Fair Play Financeiro
Dirigentes se reúnem para avaliar propostas de acordo com o contexto do País

Dirigentes de clubes das Séries A e B, presidentes de federações e CBF estão reunidos desde a manhã desta segunda-feira (11), no Rio, para tentar avançar na implantação de um sistema de Fair Play Financeiro no futebol do país. A discussão ainda está em fase inicial, mas é quase consenso que alguma medida para diminuir o endividamento dos clubes precisa prosperar.
➡️Leila Pereira defende SAF no Palmeiras e detona clubes que não honram dívidas
A plenária desta segunda-feira é maior que o primeiro encontro realizado pela CBF para debater o tema, em junho, quando dirigentes de 28 clubes e oito federações estiveram na sede da entidade. Mas a presença de presidentes dos clubes é pequena; a maioria mandou executivos ou representantes dos departamentos financeiros.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Responsável pelo Fair Play Financeiro na Uefa compara contexto com o do Brasil
O encontro serve para contextualizar a situação financeira dos clubes do País, apresentar diferentes modelos de Fair Play Financeiro e analisar possibilidades dentro da realidade brasileira. Responsável pela implantação do sistema no futebol europeu, o chefe do Centro de Análise e Inteligência da Uefa, Sefton Perry, falou por cerca de uma hora. Mostrou aos dirigentes semelhanças e diferenças da Uefa e do futebol brasileiro, e demonstrou que o sistema gera resultados no longo prazo.
— (Na Europa) a maior parte das dívidas de transferência (de jogadores) são para as autoridades de imposto. Basicamente, você recebe o dinheiro dos jogadores e você tem que pagar o imposto, e isso não acontece. E eu acho que isso é o mesmo aqui — disse Perry.
— O maior problema que vimos nisso, eu diria, foi a Espanha. Em 2010, 2011, havia um clube que tinha mais de 200 milhões de euros em dívidas para as autoridades de imposto. Muitos clubes, especialmente na Espanha, tinham isso. Desde então, a Liga, e para ser justo, o governo, se envolveram. A Liga trouxe regulações muito restritas para seus clubes. O Barcelona tem problemas para registrar jogadores, porque eles têm um sistema muito restrito. E as dívidas para as autoridades de imposto caíram consideravelmente — exemplificou o dirigente europeu.
Segundo a CBF, a discussão sobre o Fair Play Financeiro "pretende mudar a cultura de gestão do futebol brasileiro a partir da organização financeira". A entidade diz que a questão irá se amparar em "transparência e respeito ao diálogo".

Série do Lance! sobre Fair Play Financeiro
Tudo sobre

Futebol Nacional
Diretor da CBF analisa futuro dos estaduais e possível adequação do calendário à Europa
Há 22 minutos
São Paulo
Festa Junina do São Paulo fica R$ 3 milhões abaixo do orçamento
Há 1 hora
Atlético Mineiro
Kevin Castaño no Atlético: Paulo Bracks abre o jogo sobre negociação
Há 1 hora
Fora de Campo
Jornalista da CazéTV detona eliminação do Fluminense: 'Vergonha'
Há 1 hora
São Paulo
São Paulo mira receita milionária em acordo com a Ticketmaster
Há 2 horas
Fora de Campo
Lucho Acosta vira assunto em eliminação do Fluminense: 'Nunca será'
Há 2 horasMais LANCE!

Copa do Brasil terá impedimento semiautomático nas quartas de final

Torcida do Flamengo reage a contratação de Almada no River: 'Maluco'

Atitude de Zubeldía em Fluminense x Vasco viraliza: 'Incrédulo'

Franclim estuda opções para o Botafogo com desfalque de Huguinho

Que horas é o jogo entre Corinthians x Internacional pela Copa do Brasil?

Leonardo Jardim e Filipe Luís são sombras um do outro à frente de Flamengo e Monaco

ANÁLISE: Cruzeiro faz jogo mais agressivo da era Artur Jorge contra Chapecoense

Saída de atacante pode abrir espaço para Ryan Francisco no São Paulo

ANÁLISE: Eliminação escancara um Fluminense que não se sustenta sem brilhos individuais

Copa do Brasil pode dar respiro financeiro ao Corinthians em meio a dívidas

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (06/08/2026)

Quanto o Vasco recebeu de premiação com a classificação na Copa do Brasil?

Primeiro jogador venezuelano a atuar no Brasil


