CBF vê 'navio afundando' e reforça criação do fair play financeiro
Vice da entidade compara situação dos clubes a do Titanic

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acredita que o cenário atual do futebol no País cria as condições necessárias para implementar um sistema de fair play financeiro. A avaliação é do vice-presidente da entidade, Ricardo Gluck Paul, que participou do Fórum Sustentabilidade em Campo, nesta segunda-feira (4), em São Paulo, e defendeu que o controle financeiro dos clubes é hoje a pauta mais urgente da estrutura do futebol nacional.
➡️Fifa é alvo de ação em corte europeia; caso pode envolver 100 mil atletas
— Com essa nova CBF, eu queria comentar só essa questão financeira, porque realmente é muito importante. Quando se fala de sustentabilidade, ficar muito ancorado no meio ambiente, esquecer de outros pilares importantes... A gente precisa de uma estratégia nacional para conter a dívida dos clubes brasileiros e a gente criar um ambiente mais sustentável — declarou o dirigente.
Ricardo está à frente do grupo de trabalho que vai conduzir a elaboração de um modelo de fair play financeiro no Brasil. A comissão reúne os 20 clubes da Série A, 13 da Série B e representantes de dez federações estaduais. A primeira reunião está marcada para a próxima segunda-feira (11), no Rio de Janeiro. O plano é que, em até 90 dias, o grupo apresente um relatório com as diretrizes do sistema, que depois será submetido à presidência da CBF para definição sobre a forma e o cronograma de implementação.
— Em 2019 já se falava de fair play financeiro, em 2019 existia já um plano de contenção de gastos, de controle, porque já se enxergava para onde o futebol brasileiro estava indo. A gente tem uma característica aqui diferente. Porque quando os clubes europeus se endividaram, e lá foi necessário fazer o fair play financeiro, você tinha uma dívida com juros de 1%. No Brasil, com juros de 15%, é um problema 15 vezes maior. Então naquela época já tinha um plano, já tinha uma estratégia para implementar o controle de gastos, e isso não foi feito — afirmou.
CBF pretende que fair play financeiro vigore a partir do próximo ano
A expectativa da CBF é implementar o sistema a partir de 2026, mas Ricardo reconhece que será necessário estabelecer uma transição em etapas, com fases iniciais, intermediárias e posteriores, permitindo aos clubes se adaptarem progressivamente ao novo modelo de gestão.
— É como se naquela época a gente estivesse vendo o Titanic indo para o sentido do iceberg, e a gente tivesse como desviar do iceberg. O que muda é que ao não implementarmos esse modelo de 2019, hoje a gente chocou com o iceberg, o navio está afundando — comparou Gluck Paul, para depois seguir na metáfora.
— O filme mostra grupos com dois comportamentos, quem escolheu tocar música e aguardar o navio afundar, e quem tentou jogar uma boia, salvar pessoas. A gente já está nesse meio caótico. Então a CBF escolhe nesse momento enfrentar com coragem, jogar a boia. Digo com certeza que essa é a principal pauta do futebol brasileiro hoje.


Fora de Campo
Dublador revela fala de Neymar a torcedor do Remo: 'Vem aqui'
Há 54 minutos
Futebol Nacional
Vasco tem aproveitamento superior ao Fluminense em pênaltis; veja números
Há 1 hora
Fora de Campo
Santos faz publicação provocativa ao Remo após classificação
Há 1 hora
Fora de Campo
Discussão de Neymar contra Remo irrita torcedores: 'O que aconteceu?'
Há 2 horas
Vasco
Pedro Emanuel tem histórico vencedor em mata-matas e pode ser trunfo do Vasco na Copa do Brasil
Há 2 horas
Fluminense
Zubeldía enfrenta dilema para escalar o Fluminense diante do Vasco
Há 3 horasMais LANCE!

Gestão Esportiva na Prática: quem lidera o futebol na era das redes?

Como Iago pode se encaixar no esquema de Dorival no São Paulo?

Cruzeiro tem problemas com bolas aéreas? Confira estatísticas!

Análise: Atlético avança, mas ainda precisa evoluir para sonhar com título nas Copas

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quarta-feira (05/08/2026)

Fluminense x Vasco: vidente prevê jogo difícil no clássico carioca

Fluminense e Vasco buscam protagonistas em clássico decisivo na Copa do Brasil

Clima, show e amistosos retardaram evolução do gramado do Maracanã

Ex-árbitro vê Remo prejudicado contra o Santos: 'Errou'

De melhor do Brasil a alvo de críticas: o que mudou no gramado da Neo Química Arena

Primeiro jogador equatoriano a atuar no Brasil

Éverson destaca evolução do Atlético e manda recado à torcida

Domínguez admite dificuldade do Atlético mas exalta: 'Acreditar até a última jogada'


