Ronaldo no Cruzeiro

Ronaldo esteve no encontro para apresentação de projeto da liga (FOTO: Fábio Lázaro)

Fábio Lázaro
15/03/2022
13:26
São Paulo (SP) 

Representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro  encontraram-se na manhã desta terça-feira (15) com integrantes da La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, para conhecer projeto de criação de uma liga de futebol no Brasil. A reunião aconteceu na sede da XP Investimentos, na Vila Olímpia, bairro da zona sul de São Paulo.

O encontro teve a presença do presidente da La Liga, Javier Tebas, além de membros da XP Investimentos e da Alvarez & Marsal. Foi Tebas quem falou na maior parte das três horas de apresentação, em que explicou a criação e desenvolvimento de La Liga na Espanha. 

Dos 20 clubes da Série A, somente o Palmeiras não mandou representante. Flamengo e Grêmio participaram de forma remota. Ao LANCE!, via assessoria de imprensa, o clube alviverde explicou sua ausência: 

"O Palmeiras é a favor da liga, acredita ser esse um passo importante para o futebol brasileiro, mas não viu necessidade de enviar representante a esse evento."

XP - sede em São Paulo - reunião da liga
Encontro ocorreu em sede da XP (FOTO: Fábio Lázaro)

No auditório da XP  estiveram dirigentes como Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, Júlio Casares, mandatário do São Paulo, e José Carlos Oliveira, vice do Santos.

O ex-atacante Ronaldo, que entrou em processo de aquisição do Cruzeiro na transformação do clube mineiro em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) também esteve presente na reunião.

O Fenômeno tem boa ligação com a XP Investimentos, que também participa do processo da SAF cruzeirense, mas não tomou a palavra em nenhum momento da reunião.

Ao contrário do que se esperava, não houve a apresentação de um investidor para assumir a parte financeira da liga logo no início. Há o entendimento do grupo à frente do projeto da La Liga no Brasil de que a parte fundamental na vida financeira do projeto será com os contratos de transmissão.

Javier Tebas levou para os representantes dos clubes brasileiros demonstrativos sobre a liquidez do mercado financeiro ao redor do mundo.

- Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira - explicou Tebas.

Por fim, a reunião tratou majoritariamente da apresentação do projeto e a conclusão de que um prosseguimento passa, em um próximo passo, para a criação de um estatuto.