Gestor de futebol, Felipe Ximenes analisa impactos do início precoce do Brasileirão
Dirigente comentou as mudanças no calendário do futebol no país

- Matéria
- Mais Notícias
Com as mudanças estabelecidas para a temporada de 2026, o início precoce das competições virou o principal tema entre os apaixonados por futebol. A situação vem preocupando os torcedores, que se perguntam como os clubes irão se adaptar e como isso pode afetar as negociações com atletas, especialmente no mercado internacional. Para esclarecer essas dúvidas, Felipe Ximenes, colunista do Lance! e atual diretor executivo (CEO) do Sport, compartilhou sua visão sobre as mudanças no calendário do futebol brasileiro, em especial no Brasileirão, que começa nesta quarta-feira (28).
Relacionadas
➡️CBF divulga tabela do Brasileirão 2026 com clássico na 2ª rodada
Ao mesmo tempo em que precisa se adaptar às mudanças, Felipe encara a dura missão de reformular o elenco do Sport para a disputa da Série B em 2026. Segundo ele, as novidades no calendário nacional alteraram o planejamento das equipes, que já começaram a ser impactadas desde os Estaduais.
- Eu penso que o início precoce das competições alterou o planejamento dos clubes. Nós aqui no Sport, por exemplo, começamos o Estadual disputando as três primeiras rodadas com a equipe Sub-20. Então, essa mudança já altera bastante o planejamento do clube e se você analisar, muitas equipes optaram por iniciar os estaduais com a equipe Sub-20, inclusive, correndo risco, porque o menor número de datas mudou o formato das competições e tem equipes grandes correndo risco de rebaixamento - disse Felipe Ximenes.
Com menos tempo de descanso entre uma temporada e outra, os clubes precisam lidar com outro tema frequente: o rendimento dos atletas ao longo da temporada. Para Felipe, apesar das mudanças estabelecidas pela CBF, ainda é cedo para falar sobre a adaptação dos jogadores ao calendário nacional.
- Eu acho que ainda é cedo para falarmos que esse início precoce das competições pode influenciar no rendimento dos atletas. Esse é um ano de Copa do Mundo, a gente vai ter uma parada muito importante no meio da temporada e a gente não sabe ainda como os atletas vão reagir a esse novo calendário, de competições se estendendo por mais meses. Então, a gente ainda vai ter que entender melhor como vai ser essa adaptação. Acho precoce dizer que o início das competições pode influenciar no rendimento dos atletas - comentou.
➡️Impedimento semiautomático não estará disponível no início do Brasileirão
Em seu primeiro mês à frente do Sport, Felipe destacou que as negociações com atletas, nas janelas do final de 2025 e início de 2026, tiveram um comportamento diferente. Para o novo CEO do Sport, esse início antecipado do Campeonato Brasileiro pode impactar significativamente o futuro dos clubes.
- Eu penso que as negociações com os atletas, principalmente nessas janelas de final de ano e início de ano, elas se movimentaram de uma maneira diferente, por causa desse início muito rápido do Campeonato Brasileiro. Então, são situações que já mexeram muito nas negociações entre clubes, entre atletas e até mesmo nas negociações do mercado brasileiro com outros mercados, tanto o Sul-Americano, quanto o mercado mundial. Eu acho que esse é um ponto que pode trazer mudanças significativas para o futuro - finalizou.
➡️CBF detalha distribuição de duas vagas da Libertadores via Copa do Brasil
Profissional com mais de 30 anos de experiência no futebol, Felipe Ximenes chegou para exercer um cargo de liderança de gestão, otimizando processos diários no Sport. Seu último clube foi o Joinville, onde também trabalhou como CEO, por aproximadamente um ano e meio. Neste período, foi vice-campeão da Copa Santa Catarina, semifinalista do Campeonato Catarinense e caiu na 2ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
Além disso, o dirigente soma passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, como Flamengo, Santos, Coritiba, Vitória, Atlético-MG, Vasco, Fluminense e Avaí.

Mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026
Estaduais: 11 de janeiro a 8 e março (11 datas)
Copa do Brasil: 18 de fevereiro a 6 de dezembro
Aumento de 92 para 126 clubes
Até quarta fase: jogo único
Todos os clubes da Série A entram na 5ª fase, em jogos de ida e volta
Final em jogo único, encerrando o calendário do futebol brasileiro
Brasileirão Série A: 28 de janeiro a 2 de dezembro
Mesma fórmula, mas competição passa a ser jogada o ano inteiro
Série B: 21 de março a 28 de novembro
Mesma fórmula de disputa
Série C - 5 de abril a 25 de outubro
Em 2026: mesmo formato, com 20 clubes, mas com apenas dois rebaixados
Em 2027: mesmo formato, mas com 24 clubes; dois rebaixados, mas seis clubes subirão da C
Em 2028: mudança de formato, com os 28 clubes formando dois grupos de 14 em ida e volta; seis rebaixados
Série D - 5 de abril a 13 de setembro
Aumento para de 64 para 96 clubes, com mínimo de dez partidas para cada um deles; finalistas chegarão a 22 jogos
Copa do Nordeste - 25 de março a 7 de junho
Aumento de 16 para 20 clubes
Copa Verde - 25 de março a 7 de junho
Mantido o número de 24 clubes, com divisão de conferências entre a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste
Copa Sul-Sudeste - 25 de março a 7 de junho
Nova competição, com 12 clubes; pelo menos seis jogos para cada participante
Atenção: clubes que participam de competições da Conmebol não disputam os regionais
Além do calendário do futebol regular, a temporada de 2026 terá ainda a Copa do Mundo entre 11 de junho e 19 de julho, período em que nenhum jogo oficial poderá ser disputado.
➡️Registre todas as partidas e estádios que já foi no Arquiba
CBF explica regulamento com novas regras para o Brasileirão 2026
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica dos jogos no ano que vem. Além de divulgar a tabela básica do Brasileirão 2026, a CBF também detalhou o regulamento com novas regras para a temporada do próximo ano.
Entre uma das principais diferenças, está a definição se que o G-4 vai continuar dando vaga direta à Libertadores, enquanto segunda vaga na Copa do Brasil será pra pré-Libertadores. Isso não estava previsto.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Ainda na linha das classificações para competições continentais, que se o campeão da Copa do Brasil já estiver classificado para a fase de grupos por outra via, o vice assumirá automaticamente a vaga direta. Caso ambos os finalistas da Copa do Brasil já estejam garantidos na Libertadores, as vagas excedentes serão redistribuídas conforme a classificação do Campeonato Brasileiro.

🤑 Aposte na vitória do seu time do coração! Clique aqui e saiba mais!
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias

















