menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

CBF detalha distribuição de duas vagas da Libertadores via Copa do Brasil

Entidade explica critérios para classificação de clubes brasileiros ao torneio

e741b9d9-9fbf-410a-a7aa-7930840d0c70_WhatsApp-Image-2025-03-17-at-12.00.50-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Lesnok
São Paulo (SP)
Dia 16/12/2025
00:39
Atualizado há 2 minutos
taça copa do brasil
imagem cameraTaça da Copa do Brasil (Foto: Thaís Magalhães / CBF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A CBF divulgou nesta segunda-feira (15) a tabela básica das 38 rodadas do Brasileirão 2026, junto ao Regulamento Específico da Competição. O documento traz datas, mandos de campo e normas que ainda estavam pendentes, detalhando o funcionamento da próxima edição do campeonato.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (12), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a entidade confirmou que a Copa do Brasil dará duas vagas à Copa Libertadores. Atualmente, o campeonato credencia seis clubes à principal competição continental: quatro de forma direta e dois de forma indireta, enquanto a Copa do Brasil garante apenas ao campeão o direito de disputar a fase de grupos.

A partir de 2026, o novo formato entrará em vigor. A CBF explicou em detalhes como será a distribuição das vagas para os clubes brasileiros.

Taça da Libertadores da América (Foto: Luis Acosta/AFP)
Copa do Brasil dará duas vagas para da Libertadores da América (Foto: Luis Acosta/AFP)

A mudança é simples: o campeão da competição garantirá vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto o vice-campeão terá acesso à fase preliminar, conhecida popularmente como "pré-Libertadores".

continua após a publicidade

A CBF também detalhou os critérios para situações de dupla classificação, quando um clube conquista acesso à Libertadores por mais de uma via. 

Confira os critérios a seguir:

Caso um clube obtenha acesso à Conmebol Libertadores de 2027 por meio de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Conmebol Libertadores de 2026 ou a Conmebol Sul-Americana de 2026) e também por meio de uma das competições nacionais (Brasileirão Série A 2026 ou Copa do Brasil 2026), este clube ocupará a vaga destinada à Conmebol, devendo a vaga oriunda do Brasileirão Série A 2026 ou da Copa do Brasil 2026, conforme o caso, ser repassada ao clube mais bem colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados, ressalvada a hipótese do §5º do artigo 6º.

continua após a publicidade

Caso um clube obtenha acesso à Conmebol Libertadores de 2027 por meio da Copa do Brasil e também por meio do Brasileirão Série A, este clube ocupará a vaga mais benéfica que lhe garanta acesso à Conmebol Libertadores de 2027 diretamente na sua fase de grupos, com a outra vaga remanescente retornando sempre para ser repassada ao clube mais bem colocado no Brasileirão Série A, excluídos os clubes já classificados.

Caso um clube obtenha acesso à Conmebol Libertadores de 2027 por meio da Copa do Brasil e também por meio do Brasileirão Série A em vagas idênticas que garantam acesso à mesma fase da Conmebol Libertadores de 2027, este clube ocupará a vaga destinada ao Brasileirão Série A, com a vaga oriunda da Copa do Brasil retornando sempre para ser repassada ao clube mais bem colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados. 

Na hipótese elencada no parágrafo anterior, quando o campeão da Copa do Brasil obtenha acesso à Conmebol Libertadores de 2027 através de outras competições, a vaga direta da Copa do Brasil será redirecionada ao vice-campeão da Copa do Brasil, retornando a vaga para a Pré-Libertadores a que este faria jus, para ser repassada ao clube mais bem colocado no Brasileirão Série A, excluídos os clubes já classificados.

Quem disputará a Libertadores?

  1. Brasileirão: o campeão, o vice, o terceiro e o quarto colocados garantem acesso direto à fase de grupos, enquanto o quinto colocado avança para a fase preliminar (pré-Libertadores).
  2. Copa do Brasil: o campeão assegura vaga direta na fase de grupos, e o vice disputa a fase preliminar.
  3. Sul-Americana e Libertadores: embora não sejam organizadas pela CBF, clubes brasileiros que conquistarem esses torneios terão vaga na Libertadores.
  • Matéria
  • Mais Notícias