Federação sorteia grupos e confirma VAR no mata-mata do Paulistão 2019

Em evento realizado na manhã desta terça-feira, a FPF anunciou que o uso da tecnologia será permitido a partir das quartas; Paulistão terá início em 20 de janeiro

Sorteio - Campeonato Paulista
Os grupos do Paulistão 2019 já estão definidos (Imagem: Reprodução/FPF TV)

Escrito por

Os clubes da primeira divisão estadual reuniram-se com a direção da Federação Paulista de Futebol na manhã deste terça-feira, na sede da entidade, para definir os detalhes do Paulistão de 2019. A grande novidade será o uso do VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final do Paulista.

Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos. Na primeira fase, cada time joga em turno único com as equipes dos outros três grupos e os dois melhores de cada chave avançam para a fase mata-mata da competição, que será decidida em jogos de ida e volta, com a última partida na casa do clube com a melhor campanha. O torneio terá início no dia 20 de janeiro, e a grande final acontecerá em 21 de abril.

Taça do Campeonato Paulista 2019
A taça e a bola do Paulistão 2019 também participaram do evento  (Foto: Divulgação)

A tecnologia no Paulistão será implantada pela Hawk-Eye Innovations, empresa responsável pela utilização do árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia, neste ano. A federação será responsável pelo custo integral do VAR nas 14 partidas da fase mata-mata (cerca de R$ 30 mil por jogo).

O Paulistão 2019 também contará com a livre inscrição dos atletas formados nas categorias de base dos clubes. Cada time poderá inscrever 26 jogadores, além dos garotos da base.

Vale ressaltar que a partir do próximo ano, a venda do mando de campo para o estádio do adversário estará vetada. Por exemplo: se o Bragantino enfrentar o Palmeiras nas quartas de final, o time do interior não poderá mandar a partida para o Allianz Parque. Porém, o jogo poderá ser realizado na cidade do rival. Nesse caso, o Bragantino poderia jogar no Pacaembu.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter