Com 14 anos de Japão, treinador comanda intercâmbio no Mirassol

Cesaretti Moreira ficou esteve no Japão entre 1998 e 2012, e foi escolhido para ser anfitrião do processo de intercâmbio dos atletas japoneses do Avispa Fukuoka na equipe do Mirassol

Intercâmbio Mirassol
Equipe do Avispa Fukuoka ficará aproximadamente um mês em intercambio no Mirassol (Foto: Divulgação)

Escrito por

Foram 14 anos no Japão, de 1998 à 2012, experiência essa que credenciou o técnico Cesaretti Moreira a ser tutor. O objetivo: ser figura importante do processo de intercâmbio dos atletas japoneses do Avispa Fukuoka na equipe do Mirassol. Processo que vai durar quase um mês, até o dia 15 de agosto. O treinador fala de seu papel nessa troca de conhecimentos.

- Um grupo de jogadores do Avispa Fukuoka vieram ao Brasil passar por um período de aprendizagem e adaptação ao futebol brasileiro. Este intercâmbio, é um trabalho muito interessante, onde todos, inclusive nós sempre acabamos aprendendo algo novo. Importante agradecer ao Mirassol por abrir as portas à este projeto - afirma Moreira.

Moreira também falou sobre a programação dos treinamentos no interior de São Paulo.

- Serão 15 dias de treinamentos, jogos coletivos, alguns passeios culturais, todos com a participação efetiva de todo staff da base do clube. Trocar experiências é de fato algo enriquecedor.

Com tanta bagagem no mundo oriental, Cesaretti abordou o que aprendeu com essa cultura e que pode ajudar no Brasil.

- Muitas coisas. Uma das quais é: Nunca achar q sabe o suficiente, e este fato te obriga sempre à estar estudando, reciclando. Aprendi e vivenciei que o esporte é apenas um segmento na sociedade q pode levar à sua realização profissional, portanto o fair play é absolutamente importante. Aprendi que a vida pode ser vivida com absoluta alegria quando você escolheu para trabalhar fazer o que ama - finalizou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter