Zidane e o Allegri

Zidane e Allegri: Será que eles vão acertar o placar da final da Liga dos Campeões? (Foto: AFP)

LANCE!
02/06/2017
08:00
Cardiff (WAL)

Eles comandam dois dos principais times do mundo. Têm elenco de qualidade e jogadores capazes de decidir uma partida. Apesar destes ingredientes, Zinedine Zidane e Massimiliano Allegri ainda não estão no hall dos treinadores com grife do futebol mundial. Neste sábado, às 15h45 (de Brasília), comandarão Real Madrid e Juventus, respectivamente, em busca de mais um título da Liga dos Campeões.

Apesar de não terem a grife de técnicos como Pep Guardiola, Carlo Ancelotti e José Mourinho, Zidane e Allegri vão se acostumando a disputar a final da Liga dos Campeões. O francês levantou o troféu na temporada passada com o Real Madrid. Já o italiano esteve com a Juventus em 2014/15, mas ficou com o vice ao perder para o Barcelona, de Luis Enrique, outro que despontou como força no cenário europeu.

Guardiola e Mourinho - Manchester United x Manchester City
Guardiola e Mourinho: técnicos com mais nome (Foto: Oli Scarff / AFP)

Dos três técnicos considerados top de linha, apenas Ancelotti disputou uma final de Liga dos Campeões nos últimos cinco anos. Ele levou o Real Madrid à conquista da La Décima em 2013/14, na decisão contra o Atlético de Madrid.

ZIDANE TENTA O BI DA CHAMPIONS

Zidane tem carreira curta como treinador. O francês foi auxiliar de Carlo Ancelotti e comandou o Real Castilla, o time B merengue. Após a demissão de Rafa Benítez, em janeiro de 2016, Zizou foi alçado pelo presidente Florentino Pérez para a função de técnico dos Galácticos.

Em um ano e meio como treinador do Real, Zidane já faturou quatro títulos: uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Europa e um Campeonato Espanhol.

Zidane - Real Madrid
Zidane tem um ano e meio de Real (Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP)

Mas Zizou ganha destaque pela sua vitoriosa carreira como jogador. O francês foi um dos melhores de sua geração e conquistou inúmeros títulos, como a Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Campeonato Espanhol e Italiano. Pela seleção, ganhou a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000.

No vestiário do Real Madrid, Zidane ganhou o respeito dos jogadores e conseguiu administrar os egos dos Galácticos. Apesar de ter uma carreira promissora e já com títulos, seu início na capital espanhola teve momentos turbulentos, com a imprensa espanhola destacando que ele não seria o 'cara ideal' para a função após alguns tropeços. 

Zidane - Juventus
Zidane atuou pela Juventus como jogador (Foto: Gerard Julien / AFP)

ALLEGRI TEM TÍTULOS POR MILAN E JUVENTUS

Allegri, contudo, tem uma carreira mais longa como técnico. Mas começou com passos curtos, por times pequenos da Itália, até ganhar a Europa. Ele passou pelos modestos Aglianese, Spal 2013 e Grosseto. Depois, foi chegando a clubes de maior expressão no Calcio, como Sassuolo e Cagliari, até chegar no Milan, onde ficou por quatro temporadas e faturou o Italiano e Supercopa da Itália.

Desde 2014/15, Allegri está à frente da Juventus, onde substituiu Antonio Conte. O saldo do treinador é muito positivo, com sete títulos: Italiano (3), Copa da Itália (3) e Supercopa (1), além de um vice da Liga dos Campeões.

Rival de sábado, Zidane elogiou Massimiliano Allegri.

- Merece tudo o que tem conseguido. Já provou que está entre os melhores treinadores do Mundo. Melhorou muito a equipa da 'Juve'. Claro que isso também se deve aos jogadores e dirigente, mas ele teve um grande papel. Tenho muito respeito por ele - disse Zizou.

Allegri - Juventus
Allegri tem três títulos italianos pela Juve (Foto: Gianni Schicchi / AFP)

Sem tanta pompa como jogador, Allegri ganhou praticamente tudo com a Juventus, faltando apenas a Liga dos Campeões. Na Itália, não tem adversário. No fim do ano passado, o treinador também sofreu com problemas na Velha Senhora.

Allegri - Napoli x Juventus
Allegri, em jogo contra o Napoli (Foto: Carlo Hermann / AFP)

Segundo o jornal "La Gazzetta dello Sport", ele estaria com problemas de relacionamento com a diretoria do clube. Alguns nomes chegaram a ser especulados para substituí-lo ao fim desta temporada, logo depois da derrota para o Milan na Supercopa da Itália, nos pênaltis, em Doha, no Qatar.

A situação é de Allegri é semelhante à de Antonio Conte. O agora treinador do Chelsea chegou sem muito alarde à Inglaterra, após ganhar títulos pela própria Juventus e fazer um bom trabalho na seleção italiana. Quem sabe, agora, não consegue um reconhecimento ainda maior fora do Calcio?