Villarreal x Manchester United - Final da Liga Europa

Villarreal conquistou seu primeiro título de Liga Europa (Foto: KACPER PEMPEL / POOL / AFP)

LANCE!
26/05/2021
18:58
Gdansk (POL)

O Villarreal é o campeão da Liga Europa 2020/21. Nesta quarta-feira, o time espanhol encarou o Manchester United na Arena Gdansk, na Polônia, e venceu nos pênaltis por 11 a 10 depois de empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Gerard Moreno e Cavani marcaram os gols no tempo regulamentar.

+ Veja a tabela da Liga Europa


JOGO MORNO
Como era de se esperar em uma final, o primeiro tempo foi bem disputado na Arena Gdansk. Villarreal e Manchester United não se lançaram desesperadamente ao ataque e não criaram tantas oportunidades claras de gol ao longo da primeira etapa.

Villarreal x Manchester United - Final da Liga Europa - Gerard Moreno e Paul Pogba
Etapa inicial foi bem disputada (Foto: MICHAEL SOHN / POOL / AFP)

ELE MARCA
Em uma das raras chances de gol nos 45 minutos iniciais, o Submarino Amarelo abriu o placar com o atacante Gerard Moreno, que faz grande temporada e foi convocado para a disputa da Eurocopa pela Espanha. Após cobrança de falta de Dani Parejo, o camisa 7 apareceu sozinho dentro da área para desviar e marcar. Foi o 30º gol do atacante em 46 partidas pelo Villarreal na temporada.

Villarreal x Manchester United - Final da Liga Europa - Gerard Moreno
Gerard Moreno fez a melhor temporada da carreira (Foto: JANEK SKARZYNSKI / POOL / AFP)

+ City e Chelsea se enfrentam neste sábado na decisão da Champions; veja outras finais entre clubes do mesmo país

ARTILHEIRO DO OUTRO LADO

Se Gerard Moreno balançou as redes pelo lado espanhol, o artilheiro do Manchester United não deixou por menos. No início da etapa final, o uruguaio Edison Cavani deixou tudo igual na decisão da Liga Europa. Após chute de fora da área de McTominay, a bola sobrou nos pés do camisa 7 dos Diabos Vermelhos, que bateu para empatar o jogo com o gol aberto.

Villarreal x Manchester United - Final da Liga Europa - Edinson Cavani
Após início ruim, Cavani teve final de temporada em alto nível (Foto: ALEKSANDRA SZMIGIEL / AFP / POOL)

IGUALDADE
Após o gol de empate, o Manchester United continuou pressionando o Villarreal, mas os Diabos Vermelhos não conseguiram balançar as redes. O atacante Cavani teve boa chance depois de jogada de Luke Shaw, mas cabeceou em cima da marcação. Nos acréscimos, Pau Torres teve chance para o Submarino Amarelo, mas mandou por cima do gol de De Gea.

Villarreal x Manchester United - Final da Liga Europa - Edinson Cavani e Gerard Moreno
Gerard Moreno e Cavani foram os autores dos gols no tempo normal (Foto: ALEKSANDRA SZMIGIEL / POOL / AFP)

PRORROGAÇÃO
​Nos 30 minutos adicionais, o Villarreal foi melhor no primeiro tempo e criou mais chances de marcar. No segundo tempo, já com a proximidade da disputa por pênaltis, as duas equipes não se expuseram tanto. No fim, o time espanhol chegou a pedir um pênalti de Fred após a bola bater na mão brasileiro em chute de Gerard Moreno, mas a arbitragem, com o auxílio do VAR, mandou seguir.

PÊNALTIS
​Na disputa por pênaltis, todos os dez cobradores acertaram suas cobranças na série normal. Nas cobranças alternadas, todos os seis jogadores restantes do Villarreal precisaram bater, com 100% de aproveitamento, incluindo o goleiro Rulli. O goleiro De Gea, do Manchester United, perdeu sua cobrança e o Submarino Amarelo venceu por 11 a 10.

VEJA AS COBRANÇAS
Villarreal

Gerard Moreno - gol
​Dani Raba - gol
Paco Alcácer - gol
Alberto Moreno - gol
Dani Parejo - gol
Moi Gómez - gol
Raúl Albiol - gol
Francis Coquelin - gol
Mario Gaspar - gol
Pau Torres - gol
Gerónimo Rulli - gol

Manchester United
Juan Mata - gol
​Alex Telles - gol
​Bruno Fernandes - gol
​Marcus Rashford - gol
​Edinson Cavani - gol
Fred - gol
Daniel James - gol
Luke Shaw - gol
​Axel Tuanzebe - gol
Victor Lindelöf - gol
De Gea - defesa de Rulli

PRIMEIRO TÍTULO
Com o título, o Villarreal alcançou sua primeira Liga Europa. O clube espanhol chegou a ser campeão duas vezes (2003 e 2004) da Copa Intertoto da Uefa, competição que já foi extinta. Agora, o Submarino Amarelo disputará a Supercopa da Europa contra o vencedor do duelo entre Manchester City e Chelsea, que se enfrentam no próximo sábado.

PRESENÇA DE PÚBLICO
O futebol europeu tem vivido a experiência da volta dos torcedores aos estádios após a pandemia da Covid-19. Com o advento da vacinação, torcedores das duas equipes puderam acompanhar a partida na Polônia. O público foi de aproximadamente 10 mil torcedores, mas nem todos usavam a máscara, que era obrigatória.

Villarreal x Manchester United - Final da Liga Europa - Torcida do Villarreal
Torcida do Villarreal na Arena Gdansk (Foto: MAJA HITIJ / POOL / AFP)