LANCE!
09/06/2019
17:36
Porto (POR)

A primeira edição da Liga das Nações se encerrou neste domingo com a seleção de Portugal como campeã. Depois de vencer a Suíça nas semifinais, com hat-trick de Cristiano, o time bateu a Holanda na decisão desta tarde por 1 a 0 no Estádio do Dragão. Gonçalo Guedes marcou o único gol da partida na segunda etapa.

Jogando em casa, os portugueses tiveram as principais chances da primeira etapa. Apesar, de ter maior posse de bola, a Holanda não conseguiu finalizar sequer uma vez ao gol. Bruno Fernandes foi o jogador mais perigoso de Portugal e teve primeira oportunidade aos oito minutos, quando chutou uma bola de fora da área, que saiu pelo lado.

Ainda na etapa inicial, o meio-campista do Sporting finalizou uma bola com perigo aos 30 minutos, mas Cillensen fez ótima defesa. Sete minutos depois, Bruno Fernandes tentou mais uma vez, mas o arremate saiu por cima do gol. Aos 40, Cristiano Ronaldo apareceu pela primeira vez, fazendo boa jogada pela esquerda e chutando cruzado, mas o arqueiro holandês defendeu.

No segundo tempo, a Holanda melhorou um pouco e teve duas oportunidades claras com Memphis Depay, mas que pararam em cima de Rui Patrício. Depois de tanta pressão nos primeiros 45 minutos, Portugal chegou ao gol com Gonçalo Guedes. Aos 14 minutos da etapa final, o atacante fez boa jogada com Bernardo Silva que deu passe para Guedes chutar firme para o fundo das redes.

Nos minutos finais da partida a seleção holandesa começou a pressão pelo gol de empate. Martin de Room e Van de Beek quase empataram a partida, mas Rui Patrício fechou o gol. Portugal aproveitava os contra-ataques, também tiveram chances de marcar, mas Cillensen parou as tentativas. Apesar das oportunidades no fim, a Holanda não conseguiu balançar as redes e os lusitanos se sagraram campeões.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 1 X 0 HOLANDA

Data/Hora: 09/06/2019, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio do Dragão (POR)
Árbitro: Alberto Mallenco (ESP)
Cartões amarelos: Dumfries e Van Dijk (HOL)
Gol: Gonçalo Guedes (14'2T)

PORTUGAL: Rui Patrício; Semedo, Fonte, Ruben Dias, Guerreiro; Bruno Fernandes (Rafa Silva), Danilo Pereira, Willian Carvalho (João Moutinho); Bernardo Silva, Gonçalo Guedes (Ruben Neves) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos

HOLANDA:
Cillensen; Dumfries, De Ligt, Van Dijk, Blind; De Roon (Luuk De Jong), De Jong, Wijnaldum; Bergjwin (Van de Beek), Depay, Babel (Promes). Técnico: Ronald Koeman