Krzysztof Piatek

Piatek estreou no Genoa, com quatro gols e se tornou o maior debutante da história do clube (Foto: Divulgação)

Igor Galletti*
22/01/2019
14:49
Milão (ITA)

Concorrer pela artilharia com Cristiano Ronaldo e ser comparado com Lewandowski são bons argumentos para definir um bom atacante. É o caso de Krzysztof Piatek, do Genoa. Segundo o jornal inglês 'The Guardian', o jogador já chegou a um acordo, por 35 milhões de euros (R$ 150 milhões), com o Milan. O polonês pode compor o setor ofensivo junto com Lucas Paquetá, além de ser o possível substituto de Higuaín, de malas prontas para o Chelsea.

O L! conversou com dois jornalistas: o polonês Maciej Kaliszuk, do 'Przegląd Sportowy' e o jornalista italiano especializado no futebol da Polônia, Alberto Bertolotto, do 'Messagero Veneto' e 'Udinews Tv', para conhecer um pouco mais do jogador.

Piatek - Genoa
Piatek teve início avassalador no Campeonato Italiano (Foto: AFP)

Concorrente de CR7
Contratado pelo Genoa, em julho, por 4,5 milhões de euros (R$ 19 milhões), Piatek passou pelo Zaglebie Lubin, mas alcançou relevância com a camisa do Cracóvia, onde marcou 21 gols em 36 partidas, em 2017/18. Sua estreia no clube italiano foi avassaladora: marcou os quatro gols do 4 a 0, contra o Lecce, pela Copa da Itália. Ao todo, soma 19 gols em 21 jogos: tem um gol a menos que Cristiano Ronaldo (14), artilheiro da Serie A e que também faz sua primeira temporada na Itália.

- No Zaglebie ele mostrou seu potencial, mas não foi uma estrela na Liga Polonesa. Ele se tornou um grande jogador no Cracovia. Porém, ele foi progredindo em cada temporada. Cada temporada foi melhor que a anterior - disse Maciej

Novo Lewandowski?
O bom poder ofensivo e o fato de ser polonês, logo trouxeram comparações com Lewandowski. O atacante estreou em uma grande liga com a mesma idade que Lewa: 23 anos. Piatek também não tem tanta velocidade e altura, porém compensa na técnica, faro de gol e boa presença de área.

- Piatek começou sua carreira na Serie A muito melhor que Lewandowski no Borussia, que precisou de um ano para se tornar uma estrela. A comparação para mim é exagerada: Lewandowski é mais versátil. Porém, os dois vão muito bem dentro da área e tem boa mentalidade - analisa Maciej

- A comparação não é justa. Lewandowski é uma estrela, Piatek pode vir a ser. Por ora, Krzysztof é um bom atacante no início de sua carreira - categoriza Alberto Bertolotto

Melhor estreante da Serie A desde 1949
Seu início no Genoa foi incrível: marcou nove gols nos seus sete primeiros jogos no Campeonato Italiano. Pode chegar no Milan já com o status de superar um ídolo da equipe, Andriy Shevchenko. Piatek marcou cinco gols nos cinco primeiros jogos e bateu a antiga meta do ucraniano.

Além disso, se tornou o único jogador da história do Genoa a fazer cinco tentos nas cinco primeiras partidas e o único jogador europeu a fazer o feito na temporada. Também se tornou o melhor estreante da história da Serie A, superando Karl Age Hansen, na temporada de 1949/50.

- O clube de Milão não vive bom momento e Piatek não vai resolver os problemas sozinho. Os Rossoneri precisam de jogadores com qualidade no meio campo. Eu acho que ele está preparado, mas poderia ficar mais seis meses no Genoa - finaliza Alberto

*sob a supervisão de Fábio Storino