Peças-chave em clubes e com status diferentes na Seleção, Alisson e Firmino se enfrentam em semifinal
Brasileiros estão entre os destaques de Roma e Liverpool, que iniciam disputa na decisão da Liga dos Campeões nesta terça; com Tite, goleiro é titular e atacante busca espaço

Nos últimos amistosos da Seleção Brasileira, o técnico Tite praticamente não fez experiências na equipe com jogadores que ainda buscam vaga na Rússia. Geromel, Rodrigo Caio, Taison, Willian José, Fred e outros foram praticamente coadjuvantes em treinos apenas. A ideia do técnico era tentar tirar conclusões de situações pontuais do time principal e observou Fernandinho em meio-de-campo mais consistente com Casemiro e Paulinho e uma formação mais ofensiva com Coutinho, Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus.
Em entrevistas, o treinador ainda deixa a entender que a disputa por vagas no time titular está aberta e cita Ederson e Firmino como ameaças às vagas de Alisson e Jesus. O goleiro titular e o atacante reserva vivem situações opostas e momentos parecidos.
A Roma chega à semifinal da Liga dos Campeões com uma espetacular virada sobre o Barcelona e também com os méritos de se classificar em primeiro lugar em um grupo que contava com Chelsea e Atlético de Madrid. No entanto, os italianos estão longe de terem os melhores números ou destaques individuais do torneio.
A Roma sofreu 12 gols e tem, ao lado do Real Madrid, a defesa mais vazada entre os semifinalistas. O detalhe é que todos os gols foram sofridos fora de casa. São 41 gols em 45 jogos na temporada inteira. Se os números não são os melhores, o status de Alisson é.
Responsável por salvar o time em vários momentos e garantir pontos importantes na Liga dos Campeões ou no Calcio, o goleiro fez surgirem especulações sobre seu destino no Real Madrid e no próprio Liverpool para a próxima temporada. Fala-se que uma transferência envolvendo o brasileiro poderia movimentar 70 milhões de euros (R$ 168 milhões na cotação atual), valor que seria o maior pago por um goleiro em toda a história.
- Vou esperar o fim da Copa do Mundo para conversar sobre isso, em respeito à Roma e aos meus companheiros - disse Alisson em entrevista recente ao Esporte Interativo.
Para o presidente romanista, James Palotea, o goleiro seguirá no clube por amor.
- Ele está sob contrato. Eu o amo. Eu nunca quis vendê-lo.
Vale lembrar que na Itália não existe multa rescisória e o clube é quem estipula o valor de um atleta. Por isso, a Roma pode dificultar ao máximo uma possível saída.
E FIRMINO?
Alisson é a segurança da Roma e peça intransferível da equipe, além de ser absoluto também na Seleção. Situação contrária à de Roberto Firmino.
A temporada do camisa 9 do Liverpool tem os seus melhores números da carreira. São 25 gols marcados e 14 assistências. No Hoffenheim, em 2013-14, Firmino havia marcado 22 vezes, número já superado pela temporada em andamento. O técnico Jurgen Klopp admitiu que o brasileiro de 26 anos vive seu melhor momento.
Na comparação direta com Gabriel Jesus, titular de Tite, Firmino leva vantagem. O atacante dos Reds jogou 3.657 minutos até aqui na temporada e precisa de 146 minutos em campo para fazer um gol e 261 minutos para conceder uma assistência. Em média, Firmino participa diretamente de um gol a cada 93 minutos pelo Liverpool.
Jesus passou parte da temporada com uma lesão no joelho esquerdo e divide espaço no ataque do Manchester City com Kun Aguero. Jogou 2.220 minutos, com 14 gols marcados e 5 assistências. Um gol a cada 158 minutos e uma assistência a cada 444. Jesus participa de um gol a cada 116 minutos que está em campo.
A vantagem que Gabriel leva são seus números na própria Seleção. com nove gols em 14 partidas, ele é o artilheiro da "Era Tite", enquanto Firmino só marcou uma vez em sete partidas (quatro como titular).
Após a convocação final de Tite, Firmino terá os treinos para mostrar que merece a vaga de Gabriel Jesus. Antes disso, vencer o inquestionável goleiro da Seleção pode ser o passo à frente do 9 dos Reds.
Liverpool e Roma fazem a primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões nesta terça, às 15h45 (horário de Brasília), no Anfield. A volta acontecerá na semana seguinte, dia 2, quarta, em Roma, no mesmo horário.

Futebol Internacional
Com hat-trick de Ferran Torres, PSG atropela o Slovan Bratislava por 6 a 1 na Champions
Há 7 horas
Futebol Internacional
Odegaard decide no segundo tempo, e Arsenal vence o Napoli fora de casa na Champions
Há 7 horas
Futebol Internacional
Liverpool busca virada emocionante contra o Atlético de Madrid na Champions
Há 8 horas
Futebol Internacional
Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção
Há 8 horas
Champions League
Ex-Flamengo, Ryan Roberto projeta estreia na Champions League
Há 8 horas
Futebol Internacional
Cria do Vasco vira destaque nos Emirados Árabes e bate marca
Há 8 horasMais LANCE!

Europeus reagem à convocação da Seleção Brasileira de Ancelotti: 'Revolução'

Idade média da convocação da Seleção Brasileira despenca; compare

Quando Mbappé ou Haaland quebrarão o recorde de gols de Cristiano Ronaldo na Champions League?

Com gol de Gabriel Jesus, Barcelona atropela Feyenoord na estreia da Champins

Quem são as novidades na convocação da Seleção Brasileira?

Raphinha vira assunto em jogo do Barcelona na Champions: 'Inacreditável'

Ancelotti faz 1ª convocação da Seleção pós-Copa; veja nomes

Agenda da Seleção Brasileira: veja as datas dos próximos amistosos

Brasileiro é principal candidato para assumir a capitania de gigante europeu

Messi acerta compra de clube da segunda divisão da Espanha

Afastado desde fevereiro, Edu Gaspar deixa o Nottingham Forest

Que horas é o jogo do Barcelona hoje? Veja horário e onde assistir

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados



