menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pitaco do Guffo: o que você precisa saber sobre as ligas europeias

Os destaques das cinco maiores ligas da Europa

Raphinha - Barcelona x Mallorca
imagem cameraRaphinha e o Baby Barça: time mais maduro esta temporada (Foto: Jaime Reina / AFP)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 18/08/2025
23:15
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias
Ver Resumo da matéria por IA
Retorno da Bundesliga e Série A completa calendário das ligas europeias
Bayern de Munique e PSG têm alta probabilidade de título
Jobe Bellingham é destaque na Bundesliga
Na Espanha, Barcelona e Real Madrid são favoritos
Premier League promete disputa acirrada entre Liverpool, Arsenal e Manchester City
Resumo supervisionado pelo jornalista!

No fim de semana que vem, com a volta da Bundesliga e da Série A italiana, fica completo o calendário do retorno das grandes ligas europeias. Já tiveram as suas primeiras rodadas a Premier League na Inglaterra, a La Liga na Espanha e a Ligue 1 na França. E a cobertura completa você tem aqui no Lance, com tudo o que você precisa saber sobre as ligas europeias.

continua após a publicidade

Em todos esses campeonatos, que movimentam muito dinheiro e interesse do planeta inteiro, atuam os grandes craques do futebol mundial. Superequipes com elencos caríssimos, clubes antigos e tradicionais em busca de ressignificar sua história, emergentes comprados por grupos econômicos, esse é o tom dos espetáculos. E claro, há os jogadores brasileiros, que querem ser protagonistas nos principais palcos do mundo.

Para ir além de Bayern e PSG

Das cinco grandes ligas, duas tem um pequeno problema: já sabemos quem será o campeão antes mesmo dos torneios começarem. É o caso do Bayern de Munique na Alemanha, que tem 53% de probabilidade de título (o segundo colocado, o Dortmund, tem 16%), e do PSG na França, com 79% (o Lyon, segundo colocado, tem 5,3%). Probabilidades calculadas pelo supercomputador da Opta.

continua após a publicidade

Na Alemanha, já vimos Jobe Bellingham, irmão mais novo do meia do Real Madrid, atuar pelo Borussia Dortmund no Mundial de Clubes. Ele custou 33 milhões de euros e é a contratação mais chamativa da temporada na Bundesliga. Destaque também para o meia Tillman, que o Leverkusen foi buscar no PSV da Holanda. Mas sem Xabi Alonso no comando, é pouco provável que o time da aspirina faça frente aos bávaros.

Jobe Bellingham é a contratação mais reluzente na Bundesliga (Foto: Divulgação/Borussia Dortmund)

Atual campeão francês, da Europa e vice do Mundo, o PSG pegou leve nas compras, trazendo dois goleiros. Entre eles, o brasileiro naturalizado italiano Renato Marin, que estava na Roma. O Monaco, que tem 4,6% de chance de título, aposta no ex-Barcelona Ansu Fati para ser sua estrela. Destaque para a volta de Giroud ao seu país, para jogar pelo Lille, que tem 4,1% de probabilidade de ser campeão.

continua após a publicidade

Ligas onde há mais competitividade

Na Espanha, a coisa sempre fica entre Barcelona (54%) e Real Madrid (30%), com o Atlético de Madrid (6,1%) se metendo no meio às vezes. E esta temporada o bicho vai pegar, pois o “Baby Barça” está mais maduro e com o reforço do inglês Rashford. Destaque para Raphinha e Lamine Yamal, que já marcaram gols na estreia contra o Mallorca. Mas os merengues capricharam: além do mister Xabi Alonso, o investimento no lateral inglês Alexander-Arnold e no meia argentino Mastantuono mostra que teremos um Madrid com muito mais toque de bola que na temporada passada. 

Luka Modric Milan
Luka Modric foi anunciado pelo Milan e vestirá a camisa 14 no clube italiano (Foto: Divulgação/Milan)

Na Itália, apesar da Internazionale ser a favorita, com 36% de chance de título, há desafios: Napoli (14%), Atalanta (13%) e Roma (10%) devem complicar a vida dos “neroazzurri” na temporada. Verdade que a Inter se reforçou bem, mas os holofotes estarão em Kevin de Bruyne no Napoli e Luka Modric no Milan. Veremos como se adaptarão ao futebol italiano.

Por último, a Premier League inglesa promete ser a mais disputada dos últimos anos. O Liverpool tem 31% de chance de título; o Arsenal, 27%; e o Manchester City, 22%. O Chelsea e seu jovem elenco contam apenas com 5,6% de probabilidade e o bilionário Newcastle, com 4,5%. O Arsenal pegou o artilheiro do Sporting Lisboa, o sueco Gyokeres, para resolver seu problema de gols. E há, claro, uma vontade imensa de ver se a dupla Estêvão e João Pedro irá decolar no Chelsea. Lembrando: o que você precisa saber sobre as ligas europeias você acompanha diariamente aqui no Lance.

Pitaco do Guffo - leia mais colunas

Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:

➡️Brasileiros foram bem na Libertadores
➡️Melhores e piores do primeiro turno do Brasileirão
➡️A arbitragem no futebol está em extinção?

  • Matéria
  • Mais Notícias