Pitaco do Guffo: o que você precisa saber sobre as ligas europeias
Os destaques das cinco maiores ligas da Europa

No fim de semana que vem, com a volta da Bundesliga e da Série A italiana, fica completo o calendário do retorno das grandes ligas europeias. Já tiveram as suas primeiras rodadas a Premier League na Inglaterra, a La Liga na Espanha e a Ligue 1 na França. E a cobertura completa você tem aqui no Lance, com tudo o que você precisa saber sobre as ligas europeias.
Em todos esses campeonatos, que movimentam muito dinheiro e interesse do planeta inteiro, atuam os grandes craques do futebol mundial. Superequipes com elencos caríssimos, clubes antigos e tradicionais em busca de ressignificar sua história, emergentes comprados por grupos econômicos, esse é o tom dos espetáculos. E claro, há os jogadores brasileiros, que querem ser protagonistas nos principais palcos do mundo.
Para ir além de Bayern e PSG
Das cinco grandes ligas, duas tem um pequeno problema: já sabemos quem será o campeão antes mesmo dos torneios começarem. É o caso do Bayern de Munique na Alemanha, que tem 53% de probabilidade de título (o segundo colocado, o Dortmund, tem 16%), e do PSG na França, com 79% (o Lyon, segundo colocado, tem 5,3%). Probabilidades calculadas pelo supercomputador da Opta.
Na Alemanha, já vimos Jobe Bellingham, irmão mais novo do meia do Real Madrid, atuar pelo Borussia Dortmund no Mundial de Clubes. Ele custou 33 milhões de euros e é a contratação mais chamativa da temporada na Bundesliga. Destaque também para o meia Tillman, que o Leverkusen foi buscar no PSV da Holanda. Mas sem Xabi Alonso no comando, é pouco provável que o time da aspirina faça frente aos bávaros.

Atual campeão francês, da Europa e vice do Mundo, o PSG pegou leve nas compras, trazendo dois goleiros. Entre eles, o brasileiro naturalizado italiano Renato Marin, que estava na Roma. O Monaco, que tem 4,6% de chance de título, aposta no ex-Barcelona Ansu Fati para ser sua estrela. Destaque para a volta de Giroud ao seu país, para jogar pelo Lille, que tem 4,1% de probabilidade de ser campeão.
Ligas onde há mais competitividade
Na Espanha, a coisa sempre fica entre Barcelona (54%) e Real Madrid (30%), com o Atlético de Madrid (6,1%) se metendo no meio às vezes. E esta temporada o bicho vai pegar, pois o "Baby Barça" está mais maduro e com o reforço do inglês Rashford. Destaque para Raphinha e Lamine Yamal, que já marcaram gols na estreia contra o Mallorca. Mas os merengues capricharam: além do mister Xabi Alonso, o investimento no lateral inglês Alexander-Arnold e no meia argentino Mastantuono mostra que teremos um Madrid com muito mais toque de bola que na temporada passada.

Na Itália, apesar da Internazionale ser a favorita, com 36% de chance de título, há desafios: Napoli (14%), Atalanta (13%) e Roma (10%) devem complicar a vida dos "neroazzurri" na temporada. Verdade que a Inter se reforçou bem, mas os holofotes estarão em Kevin de Bruyne no Napoli e Luka Modric no Milan. Veremos como se adaptarão ao futebol italiano.
Por último, a Premier League inglesa promete ser a mais disputada dos últimos anos. O Liverpool tem 31% de chance de título; o Arsenal, 27%; e o Manchester City, 22%. O Chelsea e seu jovem elenco contam apenas com 5,6% de probabilidade e o bilionário Newcastle, com 4,5%. O Arsenal pegou o artilheiro do Sporting Lisboa, o sueco Gyokeres, para resolver seu problema de gols. E há, claro, uma vontade imensa de ver se a dupla Estêvão e João Pedro irá decolar no Chelsea. Lembrando: o que você precisa saber sobre as ligas europeias você acompanha diariamente aqui no Lance.
Pitaco do Guffo - leia mais colunas
Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:
➡️Brasileiros foram bem na Libertadores
➡️Melhores e piores do primeiro turno do Brasileirão
➡️A arbitragem no futebol está em extinção?
Tudo sobre

Futebol Internacional
Crise no Real Madrid expõe desgaste de Florentino e atrito com Mourinho
Há 2 horas
Futebol Internacional
Empate na Holanda e vitória de Portugal; veja como foi a quinta (24) da Nations
Há 2 horas
Futebol Internacional
Scaloni quebra o silêncio sobre renovação no comando da Argentina
Há 2 horas
Futebol Internacional
Nas estreias de Xavi e Klopp, Holanda e Alemanha empatam pela Nations League
Há 3 horas
Futebol Internacional
Cristiano Ronaldo passa em branco, mas Jorge Jesus estreia com vitória por Portugal
Há 3 horas
Futebol Internacional
Veja o gol da vitória de Portugal sobre País de Gales na Nations League
Há 3 horasMais LANCE!

Veja os gols do empate entre Holanda e Alemanha na Nations League

Guilherme detalha adaptação ao Houston Dynamo: 'Me deixaram à vontade'

Após 72 anos, Adidas se despede da Alemanha com última camisa da parceria

Conheça o zagueiro Vitor Reis, aposta de Ancelotti na Seleção

Diego Forlán estreia com derrota no comando da seleção do Uruguai

Gallardo estreia com derrota do Equador para a Coreia do Sul por 3 a 0

Real Madrid confirma lesão de Konaté e zaga vira dor de cabeça para Mourinho

Que horas é o jogo do Brasil? Veja horário e onde assistir

Noruega x Dinamarca: onde assistir, horário e escalações

Portugal x Gales: onde assistir, horário e escalações

Sérvia x Grécia: onde assistir, horário e escalações

Corinthians terá dois jogadores como titulares da Seleção contra a Austrália

Jogadores de Atlético e Cruzeiro participam de derrota do Equador: veja as atuações



