menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fernando Sampaio, dono da Outsider Tours, é preso por estelionato

Torcedores relataram vários problemas com a agência nos últimos anos

Avatar
Lance!
Balneário Camburiú (SC)
Dia 07/01/2026
21:53
Atualizado há 2 minutos
Fernando Sampaio, dono da empresa Outsider Tours, é preso em Santa Catarina (Foto: Reprodução/TV Globo)
imagem cameraFernando Sampaio, dono da empresa Outsider Tours, é preso em Santa Catarina (Foto: Reprodução/TV Globo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde desta terça-feira (6), o dono da agência Outsider Tours, Fernando Sampaio, envolvido em mais de 600 denúncias de golpe. O suspeito estava foragido da Justiça do Pará em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do estado quando foi apreendido. A informação foi dada pelo portal G1.

continua após a publicidade

De acordo com as investigações, Fernando seria responsável por empresas que atuavam no ramo de turismo esportivo. Ele vendia pacotes de viagens para jogos de futebol e eventos automobilísticos nacionais e internacionais, mas os clientes não recebiam os serviços que haviam sido contratados.

📲 Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

No momento da apreensão, Fernando Sampaio estava em um prédio de alto padrão no centro da cidade, onde passava férias de verão com a família.

continua após a publicidade

Após a prisão, Sampaio foi encaminhado ao sistema prisional de Santa Catarina, onde permanece à disposição da Justiça. Além disso, ele também é alvo de inquéritos policiais em andamento nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Outsider Tours
Site da agência Outsider Tours encontra-se desativado (Foto: Reprodução)

Veja a nota da Polícia Civil de Santa Catarina

"A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Balneário Camboriú, prendeu na tarde desta terça-feira (06/01) um foragido da justiça paraense, autor de diversos estelionatos, em continuidade delitiva, praticados em diferentes Estados do país.

continua após a publicidade

A prisão ocorreu em um prédio de luxo no centro de Balneário Camboriú, local onde o foragido estava com a família curtindo as férias de verão.

O preso seria o responsável por empresas de turismo esportivo que vendeu pacotes de viagens para jogos e corridas dentro e fora do país, enganando os torcedores que não receberam os pacotes conforme contratado.

Além de ter sido preso preventivamente por mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Tucuruí/PA, também foi indiciado em inquéritos policiais no Rio de Janeiro e São Paulo.

Após a prisão foi encaminhado para o sistema prisional permanecendo à disposição da justiça"

Relembre casos famosos contra a Outsider Tours

Brasileiros têm problemas com ingressos para final da Champions League 24/25

Entre alguns dos casos famosos envolvendo a Outsider Tours, está o do influenciador João Guimarães, conhecido como Johnny Guimarães no Instagram, que afirmou não ter recebido os ingressos comprados por ele e outros dois amigos para a final da Champions League 24/25.

Nas redes sociais e em relatos à reportagem, Johnny detalhou o processo de compra, o planejamento da viagem e a ausência de resposta da empresa nas horas que antecederam a decisão entre PSG e Inter de Milão. Os ingressos custaram R$ 15 mil cada, totalizando R$ 45 mil, valor que ele afirma ter pago à agência.

Compramos tudo para vir assistir a final aqui em Munique. Falaram que mandariam os ingressos pra gente até duas horas da tarde de hoje. Já são três horas, desde as duas horas da tarde a gente tá tentando entrar em contato com eles. O máximo que eles respondem é: estou verificando, estou verificando, e não falam mais nada.


Johnny Guimarães, influenciador digital

Procurada pelo Lance! na época, a agência Outsider Tours, através de Fernando, afirmou que o problema foi causado por falhas no fornecimento dos ingressos, e que os clientes afetados seriam reembolsados. Segundo ele, a situação não se tratou de golpe, mas de um contratempo operacional. 

Torcedores do Flamengo foram impedidos de embarcar rumo a final da Libertadores

Torcedores do Flamengo que compraram pacotes para assistir à final da Copa Libertadores 2022 com a empresa não conseguiram embarcar para a cidade de Guayaquil, no Equador, após um problema com a fretagem dos voos. Fernando tentou dar explicações, mas acabou sendo hostilizado por rubro-negros e foi conduzido pela polícia para outro local.

  • Matéria
  • Mais Notícias