Marcelo Gallardo recupera grandeza do River Plate com números expressivos

Técnico é um dos maiores nomes da história do clube argentino


Escrito por

Marcelo Gallardo anunciou nesta quinta-feira que deixará o River Plate no fim do ano. Em sua passagem, que durou oito anos, "Muñeco", como é conhecido em seu país, fez história e levou os Millionarios ao topo da América do Sul.

Em 2014, o treinador, que tinha como experiência um trabalho de apenas um ano no Nacional-URU, chegou ao River Plate dois anos após o retorno do clube à elite do futebol na Argentina, e com a promessa de levar o clube a ser protagonista no continente. E não precisou de muito tempo para cumprir o que foi dito.

- O River vai recuperar uma parte da sua história jogando a Libertadores. A equipe não pode se conformar apenas com o que foi conquistado na temporada passada - disse o até então novo técnico dos Millionarios.

Marcelo Gallardo - River Plate
(Foto: Diego Haliasz / River Plate)

Após menos de um ano, Marcelo Gallardo começava a impressionar a América do Sul ao apresentar suas credenciais na Libertadores. Em sua primeira temporada, a equipe do Monumental de Núñez conquistou o principal torneio do continente ao derrotar o Tigres, do México, por 3 a 0 em Buenos Aires.

Em sua trajetória, "Muñeco" conquistou 14 títulos, sendo o treinador que mais obteve conquistas internacionais com o River Plate. Em 2018, a consagração do treinador veio com a vitória de uma nova Libertadores. Mas deste vez em cima do Boca Juniors, maior rival dos Millionarios na Argentina.

Em 2021, Marcelo Gallardo conquistou um inédito troféu do Campeonato Argentino para a sua sala de títulos. Curiosamente, a última vitória havia sido justamente um ano antes de sua chegada no Monumental de Núñez.

Por conta de suas grandes campanhas com o River Plate, "Muñeco" chegou a ser especulado em clubes da Europa. Em 2021, o comandante revelou ter recebido propostas oficiais, mas optou por não deixar o River Plate.

- Ocorreram ofertas, todos os anos, de clubes da Europa. Não vou mencionar quais, porque não aceitei. Se estou aqui, é porque algo aconteceu. Eu estava convencido de que um dia iria querer ir para outro lugar, mas, em todos os momentos, meu compromisso esteve com o River. E será assim até o dia que termine meu contrato. Essa é a forma de devolver tudo ao clube que me abriu as portas - disse à "ESPN Argentina".

No fim do ano passado, Gallardo parecia próximo de uma saída, mas garantiu a permanência nos Millionarios. No entanto, o ciclo do treinador está chegando ao fim, mas ainda há alguns compromissos para que o torcedor do River Plate aproveite os últimos momentos com o maior técnico de sua história.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter