Jonas lança livro sobre carreira

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, parabeniza Jonas por lançamento de livro (Foto: Divulgação/SLBenfica)

LANCE!
27/07/2019
18:42
Lisboa (POR)

Antes de retornar ao Brasil, Jonas viveu mais um momento emocionante em Lisboa. Acostumado a pisar no gramado do Estádio da Luz de chuteiras para balançar as redes dos adversários, dessa vez o ex-atacante vestiu traje social e trocou a bola pela caneta. Na tarde desta sexta-feira, passou mais de três horas autografando e escrevendo dedicatórias no lançamento de seu livro “O Benfica segundo JONAS – Amor e Gratidão”.  

Mais 500 torcedores esgotaram todos os exemplares disponíveis no local, o que, “para números de Portugal, é uma brutalidade”, segundo o editor da obra, Jaime Cancella de Abreu. Os cinco anos em Portugal foram decisivos para que o artilheiro ex-Grêmio decidisse registar a carreira. A obra foi escrita pelo conceituado jornalista Luis Miguel Pereira, especializado em livros sobre futebol. 

- O mais importante são as pessoas. Sempre as pessoas. E ter convivido com o Jonas na sua vida privada foi a sensação mais fantástica que retirei deste trabalho. Agradeço, com honra e carinho, esta oportunidade - comenta o escritor. 

Jonas lança livro sobre carreira
Jonas autografa livro para torcedor do Benfica (Foto: Divulgação)

O prefácio conta com as palavras do presidente do clube, Luís Felipe Vieira, responsável pela contratação de Jonas na metade de 2014. Presente no evento, o mandatário recebeu das mãos do dono da festa a primeira capa da produção, enquadrada. Além de histórias de bastidores de diferentes momentos da carreira, com ênfase para o período vivido de “Águia no Peito”, as páginas trazem relatos de pessoas importantes para o brasileiro, como ex-treinadores, entre eles Jorge Jesus e Bruno Lage, e ex-companheiros.

RECADO DE JOÃO FÉLIX
Um dos personagens, João Félix, hoje no Atlético de Madrid, fez questão de deixar um depoimento em vídeo, exibido no telão do Estádio da Luz durante o evento.

- Joninhas, vou te mandar um grande abraço nessa tua nova fase, sei que é uma fase importante, sabes que vou estar sempre torcendo por ti. Não vou poder estar presente, mas sei que vai correr tudo bem. Um grande abraço, “papai” – disse o jovem de 19 anos, comprado recentemente por 126 milhões de euros, sendo a transferência de maior valor realizada pelo Atlético de Madrid, a maior venda do Benfica e o quarto jogador mais caro da história, atrás apenas de Neymar, Philippe Coutinho e Kylian Mbappé, de acordo com informações do site Transfermarkt.

Embora com destaque especial ao Benfica, o livro traz detalhes de toda a trajetória esportiva de Jonas, desde o início no Guarani, de Campinas. Foram três anos amadurecendo a ideia até o lançamento.

- O livro ficou ótimo. Tem muitas histórias que eu nunca tinha contado, tem bastidores de momentos importantes da minha carreira, muitas passagens legais aqui do Benfica. Eu fiquei muito feliz com o resultado. Queria deixar esse registro, acho que é uma forma simbólica de agradecer a tudo que vivi nesses anos de futebol. Espero que os torcedores gostem também – afirma Jonas, segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube.

O ex-camisa 10 do Benfica despediu-se dos gramados no dia 10 julho, ovacionado por 55 mil pessoas, em amistoso realizado no Estádio da Luz, em Lisboa. Aos 35 anos, 14 dedicados ao futebol profissional, parou com 300 gols marcados e 12 títulos conquistados. Os melhores resultados vieram na passagem pelo Benfica, onde permaneceu por cinco anos: 183 jogos, 137 gols, quatro títulos da Liga de Portugal – sendo duas vezes artilheiro e eleito o melhor da competição, dois da Taça da Liga, dois da Supertaça e um da Taça de Portugal – sendo artilheiro.

Jonas iniciou em 2005, no Guarani de Campinas e, no Brasil, defendeu ainda Santos, Grêmio e Portuguesa. Na Europa, também atuou pelo Valencia, da Espanha. Marcou três gols com a camisa da Seleção Brasileira.