Além de Vini Jr: entenda a relação entre Flamengo e Alverca, de Portugal
Clube retorna à elite do futebol português após 21 anos

Time português com alma brasileira. Esta poderia ser a definição do Alverca, clube de Portugal que tem inúmeros brasileiros no elenco e também no comando da SAF. No entanto, a ligação com o Brasil vai além das quatro linhas e envolve um dos principais times do país: o Flamengo.
As duas equipes têm pontos em comum na história, seja dentro ou fora de campo. Um deles é Vini Jr, ex-Garoto do Ninho e xodó da torcida. O atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira adquiriu o clube em dezembro do ano passado junto a um grupo de investidores brasileiros e espanhóis. Ele, inclusive, chegou a comemorar o retorno da equipe à elite do futebol português após 21 anos em suas redes sociais.
Outro ponto se trata de José Boto, atualmente diretor de futebol do Flamengo, mas que já trabalhou no Alverca. O dirigente ficou por três anos no clube recém-promovido à elite, sendo dois na primeira divisão do Campeonato Português e um na segunda divisão, como treinador da equipe Sub-14 e também analista de adversários do time principal.
Em conversa com o Lance!, José Boto relembrou sua passagem pelo Alverca e citou uma conversa rápida e saudosa com Vini Jr sobre o tempo que trabalhou no clube. Além disso, citou curiosidades que reforçam a relação com o Brasil.
— Tenho um carinho especial por aquele clube — começou o dirigente, que completou: — Depois saí, o clube caiu, mas cresceu em infraestruturas. No meu tempo só havia o estádio, que é o mesmo e um campo de terra onde treinava toda a base.
— Sei que o Vini Jr comprou. Há umas semanas aqui no Rio de Janeiro estava com Pedro Alves, diretor de futebol (do Alverca) e até ligou para Vini, e falamos do meu tempo de Alverca — disse o dirigente do Flamengo.
Boto chegou ao Alverca na temporada de 2001/02 após ter se destacado em outro clube de Lisboa. Na presidência estava Luís Filipe Vieira, que, meses depois, deixou o clube e foi para o Benfica como conselheiro.
Dois anos depois, ele se tornou o 33º presidente do clube, permanecendo no cargo de outubro de 2003 a julho de 2021. Curiosamente, o destino uniu novamente o dirigente do Flamengo e o ex-presidente do Benfica.
➡️Time de Vini Jr fará estreia na primeira divisão de Portugal neste domingo
José Boto foi contratado pelo time de Lisboa na temporada 2007/08 como scout, quando permaneceu até 2017/18, mas como coordenador de scouting. O fato foi pontuado pelo diretor de futebol. Além disso, mencionou outra curiosidade, que ressalta a intercessão entre o Brasil e o Alverca.
— O presidente do Alverca que o colocou e manteve na primeira liga era Luis Filipe Vieira. Mais tarde presidente do Benfica, com quem trabalhei 12 anos no Benfica.
— Outra curiosidade: no meu primeiro ano de Alverca, o treinador do profissional era o Jesualdo Ferreira, que treinou o Santos aqui no Brasil.
Durante o bate-papo, o dirigente rubro-negro compartilhou alguns registros de seu arquivo pessoal com o Lance! durante a conquista da Donosti Cup, principal torneio internacional de futebol na Espanha, com o sub-14 do Alverca.



Ao fim, José Boto reforçou sua expectativa para o retorno do clube à divisão principal do futebol português. O Alverca entra em campo neste domingo, às 16h30 (de Brasília), contra o Moreirense, fora de casa.
— Tenho lá muitos amigos e estou expectante para a época que vão fazer.
Conheça o Alverca, o clube português com alma brasileira
Localizado na região de Ribatejo, no subúrbio de Lisboa, o Alverca foi fundado em 1º de setembro de 1939, dia do início da Segunda Guerra Mundial. As cores principais são azul e vermelha. Em fevereiro deste ano, foi oficializada a mudança de comando para SAF, que foi adquirida por Vini Jr e outros empresários. Após a reestruturação do estádio, o complexo desportivo ficou com a capacidade de 6.900 lugares sentados.
Não é só a presença de brasileiros dentro e fora de campo que torna o Alverca um pedacinho do Brasil em Portugal. A população da pequena cidade, distrito de Lisboa, é composta por 10% de brasileiros, que buscam uma vida tranquila na região com apenas 4 mil habitantes.

Futebol Internacional
Manchester City é considerado culpado por violações financeiras, diz jornal
Há 28 minutos
Futebol Internacional
Ex-Flamengo estreia como titular por seleção em goleada
Há 1 hora
Futebol Internacional
Jornal espanhol detona atuação de Vini Jr. em jogo do Brasil
Há 1 hora
Seleção Brasileira
Começo negativo? Brasil vê marca de 25 anos cair contra a Austrália
Há 1 hora
Futebol Internacional
Jornal espanhol aponta culpado em empate do Brasil: 'Erro grave'
Há 1 hora
Futebol Internacional
Jornais espanhóis detonam atuação da Seleção Brasileira contra a Austrália
Há 2 horasMais LANCE!

Curaçao busca virada histórica na Liga das Nações da Concacaf

Quem é Irankunda? Conheça o australiano que marcou contra o Brasil

Torcida exalta gol de empate de Rayan em Austrália x Brasil

Quem marcou o primeiro gol do Brasil após a Copa do Mundo?

Crise no Real Madrid expõe desgaste de Florentino e atrito com Mourinho

Empate na Holanda e vitória de Portugal; veja como foi a quinta (24) da Nations

Scaloni quebra o silêncio sobre renovação no comando da Argentina

Nas estreias de Xavi e Klopp, Holanda e Alemanha empatam pela Nations League

Cristiano Ronaldo passa em branco, mas Jorge Jesus estreia com vitória por Portugal

Veja o gol da vitória de Portugal sobre País de Gales na Nations League

Veja os gols do empate entre Holanda e Alemanha na Nations League

Guilherme detalha adaptação ao Houston Dynamo: 'Me deixaram à vontade'

Após 72 anos, Adidas se despede da Alemanha com última camisa da parceria



