menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Adeus ao Goodison Park: Everton se despede de sua casa centenária neste domingo

Estádio inaugurado em 1892 passará a ser utilizado por time feminino

Everton se despedirá oficialmente do Goodison Park no dia 18 de maio de 2025
imagem cameraEverton se despedirá oficialmente do Goodison Park no dia 18 de maio de 2025 (Foto: Reprodução/Everton)
Lucas-Pires-1-aspect-ratio-1024-1024
Lucas Pires
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/05/2025
06:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Tradicional clube da Inglaterra, o Everton encerrará um dos maiores capítulos de sua história no próximo domingo (18), quando fará sua última partida no Goodison Park, estádio que é sua casa desde 1892. A decisão partiu da diretoria, que construiu o Everton Stadium para os Toffees realizarem suas partidas a partir da próxima temporada. O jogo de despedida será contra o já rebaixado Southampton.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Para alívio dos torcedores, o Everton mudou de ideia e não irá mais desabar o Goodison Park, o disponibilizando para o time feminino a partir da próxima temporada. A decisão de acabar com o tradicional estádio vinha gerando insatisfação por parte da torcida. Abaixo, o Lance! relembra grandes momentos do Goodison Park.

continua após a publicidade

Origem e primeiras conquistas

Inaugurado em 1892, o Goodison Park foi construído no mesmo ano em que foi disponibilizado para os fãs de futebol na Inglaterra, sendo um dos mais antigos de todo o país. Conhecido como Grand Old Lady (A Grande Velha Senhora), foi um estádio considerado revolucionário, uma vez que foi o primeiro a ter dois lances de arquibancadas, três lances em um dos lados e aquecimento do gramado.

Rei George V fez questão de visitá-lo, dando ao Goodison Park a honraria de ser o primeiro estádio inglês a receber um monarca. Em toda a história do futebol inglês, o Grand Old Lady é aquele que mais recebeu jogos de primeira divisão. O palco também recebeu cinco jogos na Copa do Mundo de 1966, incluindo uma das semifinais. O Brasil, inclusive, fez suas três primeiras partidas na casa do Everton, vencendo a Bulgária e Hungria, além de uma derrota para Portugal de Eusébio.

continua após a publicidade

Outra curiosidade que é pouco conhecida mundo afora é a existência de uma igreja dentro da área do Goodison Park. A capela de São Lucas se encontra localizada no canto entre a arquibancada principal e o Gwladys Street End. Além de receber os populares, se tornou um dos palcos para os torcedores católicos do Everton.

Igreja de São Lucas ao lado do estádio do Everton
Igreja de São Lucas ao lado do estádio do Everton (Foto: Liverpool ECHO)

A exemplo do rival Liverpool e outros clubes ingleses, o Everton também criou a tradição de colocar uma música em alto e bom som antes do início de suas partidas. Trata-se de uma das trilhas sonoras do filme "Z-Cars", uma sinfonia tradicional inglesa. A expectativa é de que ela seja mantida no Everton Stadium, mas, sua origem, no Goodison Park, nunca será esquecida.

Qual o maior jogo na história do Goodison Park? 🏟️

Mesmo com mais de 100 anos de história, o Everton nunca foi, de fato, uma potência no futebol inglês e europeu. No caminho, porém, os Toffees conquistaram títulos que nunca serão esquecidos. Além dos nove troféus do Campeonato Inglês, a equipe carrega também em seu currículo Recopa Europeia da Uefa de 1984/15. Naquela campanha tiveram o, considerado por muitos torcedores, o maior jogo na história do Goodison Park.

O ano era 1985 e o Everton estava na semifinal da Recopa Europeia. Na semifinal, um desafio e tanto frente ao todo poderoso Bayern de Munique. Depois de um empate sem gols na Alemanha, os ingleses levaram a decisão para o Goodison Park. Em atuação memorável, a equipe se impôs, não deu chances ao adversário e venceu por 3 a 1 com gols de Trevor Steven, Andy Gray e Graeme Sharp.

Na final em jogo único e com mando de campo neutro, os Toffees venceram o Rapid Viena e sagraram-se campeões. Este foi o único título continental da equipe até aqui.

➡️ Quem já foi campeão na temporada 2024/25 na Europa?

Fim de uma era e símbolo de resistência

Depois de muitos títulos na década de 80, o Everton não conquista um troféu de relevância desde 1995, quando foi campeão da Copa da Inglaterra e Supercopa. De lá pra cá, não só entrou em hiato de títulos, como também viu o Liverpool, maior rival, destoar como um dos maiores times de todo o mundo. Fato é que, em momento algum, os torcedores desistiram do clube. Pelo contrário.

Richarlison - Everton
(Foto: PAUL ELLIS / AFP)

Vivendo por lampejos de felicidades, como o empate contra o Liverpool no último clássico do Goodison Park, os torcedores se mostraram símbolo de resistência dos Toffees. Mesmo sem títulos relevantes, o clube nunca jogou a segunda divisão na era moderna da Premier League, tendo sido rebaixado pela última vez na temporada 1950/51. Times como Manchester City, Tottenham e Manchester United caíram no período em questão.

Com pouco investimento, o Everton acabou ficando pra trás na Premier League, brigando contra o rebaixamento nas últimas temporadas. Com a mudança para o novo estádio, a ideia é, também, de escrever uma nova história de conquistas, inspiradas naquelas construídas no Goodison Park.

A partida de despedida do Goodison Park, entre Everton e Southampton, acontece no domingo (18), às 8h (de Brasília). Sem mais risco de ser rebaixado, os Toffees buscarão a vitória "apenas" para fechar com chave de ouro sua passagem pelo estádio.

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias