Em novembro de 1998, o Brasil ainda se recuperava da derrota de 3 a 0 para a França na final da Copa, e recebeu a Rússia para amistoso em Fortaleza. Goleou por 5 a 1, com gols de Elber, Amoroso (2), Rivaldo e Marcos Assumpção

Rivaldo com a camisa da Seleção Brasileira (Foto: NORBERTO DUARTE / AFP)

LANCE!
19/04/2022
14:21
Rio de Janeiro (RJ)

Um dos principais jogadores da história do futebol brasileiro está de aniversário. Nesta terça-feira, dia 19 de abril, Rivaldo completa 50 anos de idade, com inúmeros títulos coletivos e individuais, gols marcantes e passagens memoráveis por grandes clubes. LANCE! relembra cinco grandes momentos da carreira do craque.

'VIRA CASACA' E TÍTULO BRASILEIRO
Após deixar o futebol pernambucano rumo ao Mogi Mirim, Rivaldo foi contratado por empréstimo junto ao Corinthians em 1993. Após um Brasileirão de destaque com 11 gols, o craque foi contratado por ninguém menos do que o rival Palmeiras em 94. E a chegada de Rivaldo foi impactante, sendo o vice-artilheiro da competição, que terminou com o título para a equipe alviverde. Curiosamente, a final do Brasileirão foi justamente contra o Corinthians, onde o jogador marcou dois gols na vitória por 3 a 1 na ida, e deixou o seu também na volta, no empate em 1 a 1.

Rivaldo defendeu Palmeiras (94-96), Corinthians (93-94) e São Paulo (2011) (FOTO: Agencia Estado)
Rivaldo em campo pelo Palmeiras (FOTO: Agencia Estado)

IDA AO BARCELONA E INÍCIO DE TRAJETÓRIA VITORIOSA
​Após deixar o Palmeiras rumo ao Deportivo La Coruña em 1996, Rivaldo foi contratado pelo Barcelona em 1997 por 30 milhões de euros e começava ali o auge da carreira do craque brasileiro. Rivaldo foi bicampeão espanhol pelo clube catalão e conquistou a Copa do Rei.

Rivaldo - Barcelona
Rivaldo em campo pelo Barcelona
(Foto: AP Photo/Santiago Lyon/Arquivo Lance!)

DESTAQUE NA COPA DO MUNDO DE 1998
De fora da convocação para a Copa de 1994, Rivaldo foi figurinha presente no álbum da Seleção Brasileira para 1998 e foi um dos grandes nomes da equipe na competição. Com três gols na trajetória que terminou no vice-campeonato brasileiro, Rivaldo teve atuação de gala no duelo de quartas de finais contra a Dinamarca quando o Brasil venceu por 3 a 2, com dois gols do craque.

Rivaldo escreveu seu nome na história da Seleção Brasileira na conquista do penta
Rivaldo (Foto: JACQUES DEMARTHON / AFP)

MELHOR JOGADOR DO MUNDO
​Em dezembro de 1999, Rivaldo é eleito pela Fifa como Melhor Jogador do Mundo após vencer o Campeonato Espanhol com 24 gols marcados na competição e conquistar a Copa América como artilheiro e melhor jogador do torneio.

O brasileiro Rivaldo levou o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo no ano de 1999 (Foto: AFP)
O brasileiro Rivaldo levou o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo no ano de 1999 (Foto: AFP)

CAMPEÃO DO MUNDO!
Se o título da Copa do Mundo bateu na trave em 98, em 2002 a história foi completamente diferente. Rivaldo chegou ao Mundial como um dos craques da Seleção ao lado de Ronaldo e Ronaldinho e foi quem mais se destacou ao longo da competição. O camisa 10 foi decisivo durante a campanha do Brasil na Copa, com cinco gols marcados e foi eleito o segundo melhor jogador do torneio, atrás apenas do goleiro Oliver Kahn, da Alemanha.

Ronaldo e Rivaldo - 2002
Rivaldo e Ronaldo foram os craques da Copa do Mundo em 2002
(Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)