Ravenna comemora fase na Seleção Brasileira feminina sub-17
Atacante de 16 anos defende as cores do Fortaleza (CE)

- Matéria
- Mais Notícias
Jogadora do Fortaleza (CE) e natural de Feira de Santana (BA), a atacante Ravenna, de 16 anos, é uma das três representantes do Nordeste na Seleção Brasileira Sub-17 na disputa do Sul-Americano. O Brasil briga pelo título do torneio e entra em campo nesta quarta-feira (21), às 19h30 (horário de Brasília), diante do Chile.
Relacionadas
A atacante de 16 anos iniciou a carreira em uma escolinha de futebol e ingressou nas categorias de base do clube cearense em 2023, quando tinha 15 anos. "Fiz um teste no Fortaleza, passei e agora estou lá", relembra.
Para ela, estar na seleção também é motivo de alegria e representatividade.
— É uma conquista muito importante estar representando o Nordeste, a Bahia e minha cidade — diz a jovem. Além dela, a também baiana Martha, e a piauiense Yngrid defendem a amarelinha.
➡️ Brasil, um ano como sede da Copa Feminina: veja como estão os estádios para 2027

Convocada pela primeira vez em março, Ravenna precisou manter o segredo que serviria à Seleção até a oficialização.
— Só depois que pôde ser divulgado que contei para minha mãe, minha família. (A reação) foi boa, a gente chorou juntos. — conta.
Ponta de velocidade, Ravenna se inspira no craque português Cristiano Ronaldo, tanto no estilo de jogo, como na disciplina. Na disputa do Sul-Americano, elogia o nível competitivo, considerado por ela "muito elevado", e revela como as brasileiras têm lidado com o favoritismo.
— A gente não deixa o favoritismo subir à cabeça. Continuamos trabalhando pra manter o favoritismo. — diz ela, que marcou um dos gols da goleada do Brasil diante do Equador.
No Fortaleza, a atacante conquistou o Campeonato Cearense sub-17, em 2024, e disputou duas Copinhas, o Campeonato Brasileiro Sub-20 e o Campeonato Cearense profissional.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Brasil no Sul-Americano feminino sub-17
Após terminar a primeira fase invicta, a Seleção Brasileira se classificou para o hexagonal final. Nesta fase, ocupa a terceira colocação da competição, com cinco pontos em três partidas e campanha de uma vitória e dois empates.
Na estreia, a Seleção ficou em 1 a 1 com o Paraguai, depois goleou o Peru por 4 a 0 e, na última rodada, empatou sem gols com o Equador.
Próximos jogos da Seleção Brasileira
- Brasil x Chile — quarta (21), às 19h30 (horário de Brasília) — 4ª rodada — Palmira
- Colômbia x Brasil — sábado (24), às 19h30 (horário de Brasília) — 5ª rodada — Palmira
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias