Ferrari nega tensão com Hamilton na F1: 'Menos pior do que parece'
Um dos chefes da equipe afirma que escuderia subestimou tempo de adaptação

- Matéria
- Mais Notícias
A estreia de Lewis Hamilton, maior recordista da F1, na Ferrari não foi uma das melhores. O primeiro ano entrou na história como uma das piores temporadas do heptacampeão. Fora das pistas, o que se aponta é uma relação estremecida entre as maiores estrelas da F1: Lewis Hamilton e Ferrari.
Relacionadas
➡️ Reginaldo Leme aponta motivo de dificuldade de Hamilton na Ferrari
Entretanto, a equipe continua negando qualquer tipo de tensão com Hamilton. O chefe de engenharia da Ferrari, Matteo Togninalli, disse em entrevista ao "Autosport" que a relação entre a escuderia e o piloto parece pior visto de fora. Entretanto, ele analisa o relacionamento como positivo.
— Acho que o que vocês veem de fora é bem pior do que realmente é. Acho que o relacionamento com Lewis, o que estamos construindo com Lewis, é extremamente positivo. Ele passou 10 anos na mesma equipe, com as mesmas pessoas, e depois de 10 meses, acho que já temos um vínculo muito, muito forte com ele — explicou Matteo.

Para o chefe de engenharia, o que dá essa impressão de tensão é a frustração com os resultados. Neste ano, Lewis Hamilton não foi ao pódio nenhuma vez. Em corridas principais, seu melhor resultado foi um quarto lugar, conquistado quatro vezes.
➡️ Hamilton atinge marca cruel na Ferrari
Entretanto, considerando as corridas sprints, Hamilton teve o melhor resultado da equipe: ele venceu a etapa chinesa. Para Matteo, a Ferrari subestimou o tempo de adaptação necessário para o multicampeão:
— Talvez nós dois, a equipe e Lewis, tenhamos subestimado o tempo de adaptação. Mas estou confiante, como eu disse, não acho que o relacionamento seja tão ruim quanto vocês pensam. Mas tenho certeza de que com o tempo vamos melhorar.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Chefe de engenharia da Ferrari explica dificuldade de Hamilton na F1
Segundo Matteo, o principal ponto para a dificuldade de Hamilton foi a mudança da Mercedes para a Ferrari. O piloto inglês passou 12 temporadas defendendo a equipe alemã, onde conquistou seis de seus sete títulos na F1. Do estilo de vida inglês e alemão, Hamilton passou para um ambiente totalmente italiano:
— Mudar de pilotos e mudar de equipe, principalmente para um piloto como Lewis, que passou 10 anos na mesma equipe, tem um certo nível de experiência, é muito difícil para ambos os lados, para o piloto e para a equipe. Cada escuderia opera de uma maneira ligeiramente diferente, você está acostumado com certas pessoas, coisas de uma maneira centralizada. Então, se você colocar isso em contexto, você tem a frustração criando a situação.

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
Em sua estreia na Ferrari, Lewis Hamilton terminou a temporada de 2025 da F1 em sexto no campeonato de pilotos. Ele somou 156 pontos contra os 242 de Charles Leclerc, seu colega de equipe. Leclerc terminou o campeonato ligeiramente à frente, com a quinta colocação. No campeonato de equipes, a Ferrari foi a quarta, com 398 pontos.
- Matéria
- Mais Notícias



















