menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com sorte de campeão, Piastri conquista fácil vitória no GP da Holanda; Bortoleto é 15º

As férias de verão enfim acabaram!

Oscar Piastri, da McLaren, no GP da Holanda na F1 2025 (Foto: NICOLAS TUCAT / AFP)
imagem cameraOscar Piastri, da McLaren, comemorando vitória no GP da Holanda (Foto: NICOLAS TUCAT / AFP)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porVitor Guedes,
Dia 31/08/2025
09:50
Atualizado há 1 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Oscar Piastri voltou a vencer na Fórmula 1 e conquistou o GP da Holanda, no Circuito de Park Zandvoort, na manhã deste domingo (31). O australiano aproveitou dois safety car para liderar o pelotão de ponta a ponta. Max Verstappen e Isack Hadjar completaram o pódio, como francês conquistando seu primeiro top-3 da carreira na F1.

continua após a publicidade

Gabriel Bortoleto terminou a corrida na 15ª colocação. O brasileiro sofreu com grandes problemas e ultrapassagens na corrida, inclusive, de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que cruzou a linha de chegada na 14ª posição.

➡️ Max Verstappen exalta feito de Nelson Piquet na F1: ‘Meu sogro’

Gabriel Bortoleto terminou a classificação na 13ª colocação. O brasileiro superou seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que largará na 17ª posição. A pole position ficou com Oscar Piastri ao superar o companheiro de McLaren de 'virada' no Q3. Lando Norris e Max Verstappen fecham as primeiras posições.

continua após a publicidade

Como foi a corrida do GP da Holanda pela F1 2025?

Foi liberada a volta de formação para aquecimento dos pneus

Largada autorizada

A largada foi marcada pela força de prontidão de Oscar Piastri, que saiu com rapidez para garantir a primeira colocação com autoridade. Pelo segundo lugar, parecia que Lando Norris defenderia bem de Max Verstappen, o que não aconteceu. O holandês largou bem demais para confirmar a ultrapassagem, mesmo com a quase rodada ainda na curva 2.

O destaque negativo da largada fica com Gabriel Bortoleto. Com o apagar das luzes vermelhas, o carro do brasileiro parecia travado e cinco posições foram perdidas. Os problemas se intensificaram, e o piloto voltou a perder espaço para Lance Stroll, durante um encontrão entre eles que resultou na quebra da asa do novato.

continua após a publicidade

Enquanto isso, os pilotos começaram a receber atualizações sobre a previsão da chuva. As precipitações eram esperadas por poucos minutos, principalmente na curva 7.

A potência da McLaren enfim sobressaiu sobre o talento de Verstappen, que entrou na pista com os compostos macios. Já na volta 10, Norris aproveitou o lado de fora da curva para ultrapassar o holandês e assumir - de volta - a segunda colocação.

Emoção longe do topo da tabela

A briga principal passou a ser pela quarta colocação. Apesar da surpresa de Isack Hadjar, no topo da tabela, o francês segura bem Charles Leclerc em uma batalha em menos de 1 segundo de diferença. O monegasco superou George Russell já na largada.

Na parte inferior do grid, a disputa pela 11ª posição envolve três diferentes pilotos da F1: Yuki Tsunoda, Kimi Antonelli e Fernando Alonso. O jovem italiano enfrenta uma posição difícil, lutando para passar o piloto da Red Bull e precisando se defender do bicampeão mundial da Fórmula 1.

Preso em 18º, Bortoleto é analisado pela FIA por pilotagem insegura. Vale destacar que, pelo incidente com o brasileiro, Stroll precisou trocar os pneus, de macios para duros.

Vem aí a aguardada chuva!

O segundo piloto a ir para os boxes foi o espanhol Alonso, que começou com compostos médios e trocou para os duros. A estratégia, no entanto, parece arriscada na volta 20, ainda mais pelo início da chuva.

Apesar disso, outros pilotos resolveram adotar a decisão de um pit stop na primeira parte da corrida, como: Tsunoda, Colapinto, Hulkenberg. O brasileiro foi, então, para os boxes ao "mesmo tempo" da batida de Hamilton.

Na volta 23, o heptacampeão mundial deu sequência a sua má fase com a Ferrari. Hamilton parece ter escorregado na parte pintada durante a curva 3, que o fez sair demais do traçado e de encontro com o muro.

Com o safety car na pista, quem não tinha ido aos boxes resolveu fazer a troca na volta 24. A oportunidade pode ter salvado ou atrapalhado Piastri, que mantinha mais de 3 segundos de distância de Norris. Agora, a diferença cai para menos de 1 segundo.

Nova largada acionada

Não demorou para a saída do carro de segurança, e a disputa ser liberada. Com a nova largada, um problema pareceu se destacar no meio da tabela com Carlos Sainz e Liam Lawson, que bateram e acabaram perdendo posições. Na lanterna, ambos tiveram os pneus furados e precisaram ir novamente para os boxes.

A diferença entre Piastri e Norris voltou a aumentar, chegando a 2 segundos, duas voltas após a saída do safety car. Sem a ameaça de Leclerc, que perdeu posição para Russell, Hadjar quase foi superado pelo veterano da Mercedes, mas se defendeu - mais uma vez - com maestria.

As peças do incidente renderam mais um safety car, dessa vez, virtual. Para dar um descanso ao novato da Racing Bulls, o confronto se intensificou entre Leclerc e Russell pela quinta colocação. Em uma manobra impressionante, o monegasco conseguiu a ultrapassagem com ajuda da zebra.

As reclamações foram presença confirmada entre os pilotos. Do lado da Ferrari, Leclerc destacou a falta de espaço deixado pelo adversário, enquanto, na Mercedes, Russell afirmou que os limites de pista foram ultrapassados pelo ferrarista. Incidente sob investigação da FIA.

Briga das McLaren: Piastri x Norris

A consequência da bandeira amarela continua atrapalhando Piastri no topo do pelotão. O australiano havia aberto uma diferença significativa no início da corrida, quando Verstappen era o segundo colocado. Com o safety car, Norris conseguiu diminuir consideravelmente a desvantagem, que se mantém abaixo dos 1 segundos e meio até a volta 45.

Pelo rádio, Russell recebeu um comando nada bom da Mercedes. A equipe informou o britânico sobre um problema em seu carro que afetaria diretamente na disputa contra Leclerc. Com isso, foi pedido que o veterano cedesse a posição para Kimi Antonelli, que vinha logo atrás.

Sainz foi penalizado pelo incidente contra Lawson. Enquanto isso, o britânico da McLaren quase ficou elegível para DRS, conseguindo 1s1 de diferença para Piastri. Vale destacar que as chances de Verstappen parecem ter sido aniquiladas, já que o holandês registra quase 10 segundos de Norris.

Destaca-se a força de Alonso nas pistas. O espanhol foi um dos únicos, além de Sainz e Lawson, a realizar duas paradas. Apesar de perder importantes posições, ele busca escalar o pelotão com calma; as primeiras "vítimas" foram as Sauber de Hulkenberg e Bortoleto.

Estratégias e novo safety car

O carro de Russell sofre com problemas no assoalho, então a oportunidade da Mercedes era com Antonelli. Em busca de um undercut, o italiano foi chamado pelos boxes e, como resposta, Leclerc também entrou no pit. A saída do monesgaco da pit lane aconteceu como esperado, a frente do adversário, mas um erro do novato na curva custou o último carro da Ferrari na pista.

No mesmo ponto da batida de Hamilton, Antonelli perdeu a tangente e fechou o ferrarista, que vinha na parte de fora da curva. A investigação não demorou para acontecer e o novato recebeu 10 segundos de punição.

A volta do safety car mexeu mais uma vez com as distâncias conquistadas em pista, o que afeta diretamente no topo da tabela. Com isso, a diferença de 10 segundos entre Verstappen e Norris foi anulada, enquanto o mesmo aconteceu entre as McLaren.

A atuação de Bortoleto não impressionava na Holanda. Sem aproveitar a bandeira amarela, o que foi motivo de reclamação, o brasileiro não aproveitou conseguiu aproveitar a 10ª colocação conquistada ao ser ultrapassado pelas Aston Martin, Tsunoda, Ocon, Colapinto e Hulkenberg.

O engenheiro de Piastri anunciou ao piloto que "alguns pingos de chuva" estavam chegando. Ainda no rádio da McLaren, dessa vez com Norris, um problema no carro foi relatado - óleo vazando e motor sem força - e muita fumaça estava sendo solta. O britânico precisou "estacionar", e novo safety car entrou na pista.

A menos de cinco voltas para o fim, a corrida volta a ficar apertada com pouca vantagem entre os pilotos. Essa oportunidade, inclusive, chega de brinde para Verstappen que cola em Piastri em busca do topo do pelotão, apesar ter ficado a quase 10 segundos da McLaren. Apesar do claro talento do holandês, é nessas horas que a diferença de força entre os carros começa a se destacar.

Mesmo sem realizar nenhuma ultrapassagem, Isack Hadjar veio firme em todas as voltas do GP da Holanda com uma bela defesa contra dois medalhões da F1. Após grandes emoções, a vitória de Piastri já bem estava encaminhada nas duas últimas voltas, e o australiano passou pela bandeira quadriculada com tranquilidade. Além do novato da Racing Bulls, Verstappen foi presença confirmada - em segundo - no pódio.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Quem lidera a F1?

Atualmente, desde o GP de Miami, Oscar Piastri administra bem a vantagem sobre Lando Norris e se firmou como o líder da Fórmula 1. A diferença na liderança só aumentou com o "azar" do companheiro, além de sua vitória no GP da Holanda. O australiano soma 309 pontos, 34 a mais que o companheiro de equipe. No campeonato das equipes, quem está na melhor é a McLaren, com 584 pontos.

Oscar Piastri, da McLaren, no GP da Holanda na F1 2025 (Foto: JOHN THYS / AFP)
Oscar Piastri, da McLaren, no GP da Holanda na F1 2025 (Foto: JOHN THYS / AFP)
  • Matéria
  • Mais Notícias