Arte - SBT x Globo

Campeonato Carioca era uma das prioridades para o SBT neste ano (Foto: Arte LANCE!)

Aigor Ojêda e Matheus Costa
26/01/2021
21:59
Rio de Janeiro (RJ)

O SBT deu mais um passo importante para vencer a corrida pelos direitos do Campeonato Carioca 2021. A emissora de Silvio Santos superou a disputa com a Rede Globo pela transmissão em TV aberta e ficou próxima de selar o acordo. O LANCE! apurou que detalhes separam o desfecho do negócio entre as partes.

+ Veja a tabela atualizada do Brasileiro e simule resultados

Conforme relatado na última semana, as duas emissoras eram as favoritas na disputa pelos direitos da competição. Entretanto, o SBT avançou na negociação nos últimos dias. A proposta, considerada mais flexível, animou os clubes pelas oportunidades que o negócio proporciona e a abertura de novos horizontes.

+ Lembre grandes eventos esportivos que já passaram fora da Globo

+ Everton Ribeiro com proposta, futuro de Lautaro… O Dia do Mercado!

A proposta da emissora de Silvio Santos se baseia em transmissões no SBT, na plataforma do Youtube e na criação de um canal de pay-per-view, nos moldes que a Conmebol criou no Brasil. Clubes se animaram com a ideia de expor a marca de diferentes formas, saindo do padrão oferecido pelo Grupo Globo.

Desde que passou a investir na programação esportiva, o Campeonato Carioca tornou-se uma prioridade no SBT para fortalecer seu catálogo de direitos, que já conta com a Copa Libertadores. Depois da experiência de transmitir o segundo jogo da final do Campeonato Carioca do ano passado, o retorno massivo de audiência animou o grupo de comunicação.

Os direitos do Campeonato Carioca pertenciam ao Grupo Globo até 2020, quando um imbróglio, causado pela MP 984, permitiu que o Flamengo quebrasse a cláusula de exclusividade da competição e transmitisse seus jogos outra plataforma. As consequências desagradaram aos executivos da Globo, que avaliaram os custos e optaram pela rescisão contratual.