Ginasta russo sobe ao pódio com símbolo da guerra após ser derrotado por ucraniano

Manifestação ocorreu durante uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística

Atleta russo
Como não poderia usar a bandeira do seu país no uniforme o atleta fez um símbolo em menção a guerra (Foto: Reprodução)

Escrito por

Um ginasta russo foi ao pódio de uma competição em Doha, no Qatar, usando em seu uniforme um símbolo da guerra. A provocação foi destinada a um ucraniano que venceu a prova.

Durante a Copa do Mundo da ginástica artística, Ivan Kuliak, da Rússia, subiu no pódio ostentando um símbolo de guerra em seu peito. Na cerimônia da medalha, o atleta tinha uma letra Z, feita com esparadrapos, onde deveria ficar o símbolo do seu país. Vários tanques e carros blindados russos que estão participando da invasão à Ucrânia possuem pintados o símbolo Z branco, que se tornou uma referência russa na guerra. A letra remete à expressão "za pobedu", que significa "para a vitória".

A manifestação foi direcionada a Illia Kovtun, da Ucrânia, que ganhou a medalha de ouro nas barras paralelas. O russo, de 20 anos, ficou com o terceiro lugar, e não teve a presença da bandeira do seu país na cerimônia de pódio, por conta das sanções do esporte a Rússia.

A Federação Internacional de Ginástica foi a penúltima instituição olímpica a anunciar uma restrição aos atletas russos. Entretanto, os russos serão banidos somente a partir desta segunda-feira. A medida não vale para a Copa do Mundo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter