Quem vai substituir Cleber Machado na Globo? Veja as principais opções

Saída do narrador deixou uma lacuna na emissora e outros nomes começam a ser especulados para o posto

Narradores
Possíveis narradores são cogitados para assumir posto de Cléber Machado (Montagem Lance! Fotos: Divulgação / Globo)

Escrito por

Na última semana, a Globo encerrou o seu vínculo com o experiente narrador Cléber Machado. O locutor, que estava há 35 anos na emissora, era a principal voz das transmissões de futebol em São Paulo. Sua saída abriu espaço para outros nomes para comandar as partidas na TV aberta.

Segundo apuração do LANCE!, ainda não há uma posição oficial para um nome específico para herdar a posição de forma definitiva. Com isso, a Globo deve revezar os narradores que já atuam na TV aberta.

+ Globo vive semana de demissões: lembre nomes que deixaram o grupo desde 2022

Desta forma, narradores como Gustavo Villani, Renata Silveira, Everaldo Marques, que já participaram de transmissões na TV aberta, podem assumir o posto deixado por Cléber Machado.

Gustavo Villani 

Com mais tempo de emissora dentre as possíveis opções, Gustavo Villani chegou na Globo em 2018, após passagem de sucesso pelo extinto "Fox Sports". Aos 41 anos, o narrador é um dos nomes mais famosos do Grupo Globo, atuando majoritariamente em transmissões do Sportv e Premiere.

Famoso pelos seus inúmeros bordões, o locutor já comandou diversas partidas na TV Aberta nos últimos anos, além do programa "Segue o Jogo", em 2019, antes da função ser assumida pelo jornalista Lucas Gutierrez. 

Além da TV Globo, Villani, desde de 2020, é o narrador brasileiro da franquia de jogos eletrônicos "FIFA".

Gustavo Villani
Villani é popular entre os jovens torcedores (Foto: Divulgação)

Renata Silveira

Contratada no fim de 2020, Renata Silveira fez sua estreia no SporTV em 2021, na goleada do Botafogo por 5 a 0 contra o Moto Club, válido pela Copa do Brasil. No mesmo ano, a narradora  se tornou a primeira mulher a comandar uma transmissão de futebol na TV aberta da Globo em uma partida da Supercopa feminina entre Corinthians e Grêmio.

Aos 33 anos, Renata Silveira já possui uma carreira cercada por acontecimentos simbólicos para o jornalismo esportivo. Na TV aberta, ela foi a primeira mulher a narrar uma partida masculina e a primeira a narrar um jogo da Copa do Mundo masculina. 

Ela iniciou sua carreira na Rádio Globo, em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil. Após se destacar, a jornalista participou do concurso "Garota da Voz", em 2018, também no extinto Fox Sports. Renata saiu vencedora e seguiu no canal até dezembro de 2020.

No momento, a narradora participa da bancada do programa "Seleção Sportv", comandado pelo jornalista André Rizek, além de jogos exibidos no Premiere. 

Renata Silveira - narradora
Renata é um dos grandes nomes do jornalismo nacional(Foto: Reprodução/Instagram)

Everaldo Marques 

Chegado na Globo também em 2020, o narrador Everaldo Marques deixou os canais ESPN Brasil, após 15 anos, para assinar com a emissora. Sua passagem pela ESPN foi marcada pelas transmissões de esportes americanos.

No Grupo Globo, "EV", como é chamado pelos colegas, além da presença nas transmissões das partidas do futebol brasileiro, atuou nas exibições da NBA. Na TV Globo, o locutor, de 44 anos, foi um dos grandes destaques nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. No Sportv, já fez participações na bancada do programa de entrevistas "Grande Círculo", comandado pelo também narrador Milton Leite.

Para além de esportes, na TV aberta o locutor comandou, ao lado da jornalista Fernanda Gentil, o programa de dinâmicas "Zig Zag Arena". 

Everaldo Marques
Everaldo Marques fez sucesso durante as Olimpíadas de Tóquio (Reprodução/Instagram)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter