Olimpíada só deve ser disputada em 2021 (AFP)

Funcionários testaram positivo em hotel que conta com brasileiros hospedados  (AFP)

LANCE!
13/07/2021
22:42
Tóquio (Japão)

Ás vésperas da Olimpíada de Tóquio, cinco funcionários de um hotel em que a delegação brasileira de judô está hospedada testaram positivo para Covid-19, em Hamamatsu, no Japão. Os trabalhadores foram afastados imediatamente. Apesar da infecção ter sido atestada antes do grupo de atletas chegar ao local, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) intensificou medidas protocolares contra o vírus.
+ Confira a classificação do Brasileirão

- Essa comunicação veio do hotel. Foram cinco pessoas antes da chegada de qualquer membro da nossa delegação, e, naquele momento, esses cinco já foram isolados, assim como quem estava próximo a eles. Todas as orientações e medidas do hotel nos deram segurança para manter a equipe ali. Isso tornou nosso protocolo mais rigoroso ainda, mas mantivemos nosso plano inicial - afirmou a coordenadora médica do COB, Ana Carolina Corte.

- Pedimos para que evitem o máximo de interação com os funcionários dos hotéis, evitem o contato com a delegação. Estamos monitorando, todos os funcionários fazem testes diários e entendemos que a situação está segura - completou Jorge Bichara, diretor do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Caso confirmado a infecção após três testes, sendo um por saliva e dois por PCR, o atleta é isolado da delegação e estuda-se os possíveis últimos contatos do esportista. Assim, qualquer membro da delegação pode ser isolado para evitar o avanço da contaminação dentro do grupo.