Brasil x Venezuela

O Brasil superou a Venezuela na estreia da Copa América (NELSON ALMEIDA / AFP)

LANCE!
15/06/2021
11:15
São Paulo (Sp)

Dona dos direitos televisivos da Copa América, a transmissão da abertura do torneio entre Brasil e Venezuela, no último domingo, não foi capaz de fazer o SBT superar a Globo nas principais praças do país. Entretanto, apesar da rede de Silvio Santos alcançar a marca negativa de pior audiência da história da competição, os números apresentados pela emissora foram um sucesso em cinco capitais. Além disso, atingiu seu maior público em São Paulo desde 2008.
+ Confira a classificação dos grupos da Copa América!

De acordo com dados do portal "Bastidores da Tv", a exibição da Copa América fez bem ao SBT. Em Recife, entre 18h01 e 19h54, a emissora teve sua melhor audiência entre todas as cinco capitais. O grupo marcou 18,6 pontos de média contra 17,5 da segunda colocada Globo. Em Fortaleza, mais uma vitória do SBT. A estreia da Seleção Brasileira atingiu 17 pontos de média, enquanto a Rede Globo marcou 11,7 pontos.

No Distrito Federal e em Manaus, a emissora de Silvio Santos finalizou a transmissão da abertura da Copa América com ampla vantagem sobre sua principal concorrente. Já em Goiânia, a Copa América atingiu 13,2 pontos e superou os 13,0 do "Domingão do Faustão".

Assim, no período de uma semana, com a exibição da estreia da Seleção Brasileira, a rede cresceu 236% em audiência e teve sua maior marca nesta faixa horária de domingo desde 2016. Uma semana antes, o SBT atingiu 8,8 pontos com a exibição de dois programas no mesmo horário.

Em São Paulo os números também foram satisfatórios para a emissora. Na principal praça do país, considerando apenas os domingos, a rede teve sua melhor audiência na faixa horária desde 14/09/2008, quando marcou 14,3 pontos de média. Na abertura da Copa América, o SBT marcou 14 pontos de média e pico de 16,1 pontos, cerca de 83% superior ao apresentado pela terceira colocada (Record). Já a Globo, líder no quesito, bateu 16,8 pontos de média na mesma faixa horária.

No Rio de Janeiro, apesar da vice-liderança, a emissora de Silvio Santos também teve seu melhor domingo desde 2017. Durante a partida, o grupo alcançou 1,2 milhão de residências e 1,7 milhão de telespectadores. Em Porto Alegre, mais um desempenho destacado. Apesar de superado pela Globo, o SBT teve seu recorde em audiência. Com a bola rolando entre Brasil e Venezuela, a rede bateu 12,7 pontos de média e 18 pontos de pico, um crescimento de 87% em comparação com o último domingo.