Thiago Silva emociona em discurso antes da classificação do Fluminense na Libertadores
Bastidores do jogo de volta contra o Independiente Rivadavia mostram discurso do capitão
Antes de entrar em campo para enfrentar o Independiente Rivadavia na última terça-feira (18), Thiago Silva reuniu os jogadores do Fluminense no vestiário e fez um discurso sobre o momento da carreira e a possibilidade de disputar pela última vez a Libertadores. Aos 41 anos, o capitão tricolor lembrou da primeira participação na competição, em 2008, e pediu que os companheiros aproveitassem a oportunidade. Horas depois, a equipe avançou às quartas de final após empatar por 1 a 1 no tempo regulamentar, jogar boa parte da etapa final com um jogador a menos e vencer nos pênaltis.
➡️ Fluminense atinge meta na Libertadores e alivia as finanças
As imagens do discurso foram divulgadas pela Flu TV, canal oficial do clube, no vídeo de bastidores da partida. Thiago Silva falou sobre a relação construída com a Libertadores desde sua primeira participação e citou a final de 2008, quando o Fluminense foi derrotado pela LDU, do Equador.
— Eu vinha no ônibus agora, meditando, pensando no que eu poderia falar. Não para motivar, mas para mostrar o real momento em que estamos. Isso me remeteu a 2008, na minha primeira Libertadores. Parece que foi ontem. Perdemos a final; não sei se foi justo ou injusto, mas perdemos — iniciou o "Monstro".
O zagueiro também falou sobre a possibilidade de esta ser sua última participação na competição continental. No discurso, Thiago Silva tratou a classificação como uma oportunidade que não poderia ser adiada. O capitão do Fluminense pediu aos companheiros que aproveitassem o momento sem pensar no que poderia acontecer no futuro. Além disso, citou a tranquilidade de Ganso como uma referência para o restante do elenco se espelhar.
— E esta pode ser a minha última. Eu não quero que acabe hoje. Não quero voltar para casa triste; quero voltar com o sentimento de que entregamos tudo lá dentro. Não deixem para daqui a pouco. A vida é muito curta, aproveitem. Eu estou mais para lá do que para cá. Então, esta pode ser a minha última, como pode ser a última de alguns aqui. Nós nunca sabemos o futuro, mas a minha, provavelmente, é a última. Na hora de jogar, calma, tranquilidade. Pensa no Paulo (Henrique Ganso), na tranquilidade dele. Parece que ele está à parte do jogo. É isso que a gente precisa hoje. Porque os caras querem transição, e a transição nós não vamos dar hoje — finalizou o capitão tricolor.
Uma noite à altura do discurso
O discurso feito antes da partida ganhou outro significado após o apito final. Mesmo com um jogador a menos por quase todo o segundo tempo, Fluminense resistiu ao Independiente Rivadavia em Mendoza, empatou por 1 a 1 no tempo regulamentar e levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, venceu por 5 a 4 e garantiu uma vaga nas quartas de final da Libertadores.
A classificação mantém Thiago Silva e o Fluminense vivos na competição que marcou parte importante da trajetória do zagueiro. Em 2008, ele participou da campanha que levou o clube à final. Agora, aos 41 anos, o capitão terá mais uma oportunidade de disputar a fase decisiva do torneio e de prolongar uma história que, antes mesmo de uma das partidas mais importantes da temporada, ele já tratava como uma possível despedida.
➡️ Tudo sobre o Fluminense agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Flu

🔥 Receba até R$25 em crédito nos jogos do Brasileirão - confira as regras
18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.
Tudo sobre

Futebol Feminino
Keké destaca sequência pelo Fluminense e mira classificação no Brasileirão
Há 14 minutos
Fluminense
Fluminense divulga parcial de ingressos vendidos para duelo com o Remo
Há 1 hora
Futebol Nacional
Flamengo e Fluminense demitem responsável pelo gramado do Maracanã
Há 2 horas
Fluminense
Fluminense atinge meta na Libertadores e alivia as finanças
Há 3 horas
Fluminense
Thiago Neves revela vontade de ser treinador do Fluminense: 'Espero que me abra as portas'
Há 4 horas
Fluminense
Após 4 anos, Fluminense volta a ter goleiros na Seleção Brasileira de base
Há 20 horasMais LANCE!

Fluminense atropela na base e acumula nove finais em 2026

Fisioterapeuta do Fluminense, Filé concorre a Prêmio Confut e lidera votação

Soteldo cresce no Fluminense e vira peça-chave para reta final da temporada

Números de Marcão pelo Fluminense alimentam debate de efetivação

Fluminense de olho: algoz de Corinthians e Peñarol, Platense é visitante ingrato

Fluminense conhece adversário das quartas da Libertadores; veja

Fluminense: Canobbio se pronuncia após expulsão na Libertadores

Fábio desafia o tempo e cala dúvidas no Fluminense mais uma vez

Vote! Marcão tem que ser efetivado como técnico do Fluminense?

John Kennedy, do Fluminense, manda recado após cirurgia: 'Cabeça erguida'

Ignácio agradece Ind. Rivadavia após classificação do Fluminense: 'Nos ajudou'

Mais uma vez, Fábio! Goleiro brilha e classificação do Fluminense ganha a Europa
