Xô, lesões! Trauma da temporada passada liga alerta no Fluminense

Abel Braga tem conseguido manter time titular durante a atual temporada, mas, contra a Chapecoense, Gum e Marcos Junior, peças importantes, sentiram incômodos musculares

Abel Braga comanda treino no CT Pedro Antonio
Fluminense sofreu com lesões na última temporada (MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.)

Escrito por

Caso pergunte ao torcedor tricolor qual a escalação titular da equipe, a resposta estará na ponta da língua. Mas o fantasma da última temporada, quando sofreu no Campeonato Brasileiro com a perda de diversos jogadores pelas mais diversas lesões, voltou a assombrar o lado das Laranjeiras. Com a mesma base e pouquíssimas alternâncias no decorrer desta temporada, o técnico Abel Braga conseguiu dar uma cara ao Fluminense, mas terá de fazer mudanças para a próxima rodada.

Contra o Grêmio, quarta-feira, o treinador, provavelmente, não contará com o zagueiro Gum e o atacante Marcos Junior e, além disso, indicou que podem
existir outras alterações.

– Recebemos o alerta. Repete a equipe, repete a equipe... Não temos um plantel grande. Foram dois: Gum e Marcos Junior. Pedro fez dois gols, mas não estava 100%. Para próximo jogo, vamos rever algumas coisas – apontou o treinador.

Na última temporada, o Fluminense teve diversos jogadores entregues ao departamento médico – foram nove cirurgias ao longo do ano – o que fez com que o Tricolor chegasse a usar o “terceiro time”, segundo avaliação do próprio Abel Braga.

– Não podemos prever o que vai acontecer amanhã. Ano passado, o time chegou a empolgar com um futebol lindo. Quando for ver as perdas, posso te falar uns 10 jogadores – lembrou ele, em entrevista coletiva concedida em março.

A sequência de jogos até a parada para a Copa do Mundo, inclusive, também se torna um ponto de preocupação para o técnico diante do elenco enxuto do Tricolor.

– Vai causar desgaste em todo mundo (sequência). Vai ganhar quem tiver grupo mais homogêneo. Tem algumas situações que ainda pagamos um complicado.
Não temos, na equipe titular, aquele cara que decide. Pedro está decidindo, mas é no coletivo. Agora, vai ser de quarta a domingo até parar.

O comandante, assim, terá mais um desafio para enfrentar nesta temporada: manter o desempenho do time mesmo com poucas opções e as necessidades por mudanças que vão surgir eventualmente.

Marcos Junior - Fluminense x Atlético-PR
Marcos Junior marcou nos dois últimos jogos (Lucas Merçon / Fluminense)

Elenco do Fluminense

Laterais

As alas, talvez, sejam as posições em que Abel Braga tem as melhores opções. Na direita, o titular Gilberto e ainda tem Léo no banco. Já na esquerda, Ayrton Lucas, um dos destaques do time, e Marlon, que vem correspondendo.

Zaga

O ano começou com o trio Renato Chaves, Gum e Ibañez. Com a lesão de Ibañez, Frazan teve chance e Luan Peres. Quando não utilizou Gum, Nathan Ribeiro foi quem entrou.

Meio

À frente da zaga, Jadson e Richard são os titulares e, no banco, há Douglas, Airton, Dodi e Marlon Freitas. Talvez, o grande problema seja a vaga de Sornoza, que não há uma opção direta.

Ataque

Marcos Junior e Pedro forma a dupla que é escala constantemente. Robinho, Pablo Dyego e Matheus Alessandro são opções para as pontas, enquanto João Carlos é o substituto de Pedro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter