Fluminense x Cruzeiro: reencontros, gol de Marcelo e bicicleta de João Pedro marcam jogo da Copa do Brasil
Flu tem cinco ex-jogadores do clube mineiro e dois confrontos na história pela competição nacional com uma classificação e uma eliminação

Um sorteio realizado pela CBF nesta terça-feira definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Com diversos clássicos, dois gigantes do futebol brasileiro também se enfrentam. Fluminense e Cruzeiro decidem uma vaga nas quartas e terão o terceiro encontro no torneio mata-mata na história. Há uma classificação e uma eliminação para cada lado, mas as histórias de cada partida são marcantes.
Além disso, haverá reencontros importantes. O maior deles é do goleiro Fábio, que enfrenta o clube onde é ídolo pela primeira vez desde o término do vínculo e a decisão por não renovar no início do ano. Além disso, Fred estará próximo de encerrar a carreira diante do clube mineiro, onde também foi marcante, além de Willian Bigode, Felipe Melo e Manoel.
Veja os confrontos da Copa do Brasil
LENNY E MARCELO BRILHARAM
Na história da Copa do Brasil, Fluminense e Cruzeiro se enfrentaram duas vezes. Em quatro jogos, foram duas vitórias do Tricolor e dois empates. Em 2006, o Flu eliminou o time mineiro ao levar a melhor nas duas partidas (3 a 2 na ida, no Mineirão; e 1 a 0 na volta, no Maracanã). No primeiro confronto, em abril, o time de Oswaldo de Oliveira foi o primeiro a ganhar na casa dos cruzeirenses.
Lenny, jovem na época, foi o grande nome do jogo, com dois gols marcados. Além disso, sofreu um pênalti de Fábio, hoje no Flu, convertido por Petkovic. O Fluminense ainda perdeu Marcão, parte da comissão técnica permanente atualmente, aos 20 minutos do primeiro tempo. Élber e Wagner, que teve passagem pelas Laranjeiras, fizeram para a Raposa, mas o Tricolor saiu com a vantagem.
Em casa, foi apenas uma vitória por 1 a 0 para os cariocas. Mas o gol foi de um jogador que na época tinha só 17 anos, mas hoje é um dos grandes do futebol mundial. Marcelo, que naquele momento ainda atuava de ala esquerda, teve duas boas oportunidades antes de garantir o resultado aos 33 minutos do segundo tempo. Petkovic ainda perdeu um pênalti antes.

GOLAÇO, MAS QUEDA NOS PÊNALTIS
O confronto mais recente entre as equipes também foi marcante, mas o Cruzeiro foi quem levou a melhor no final. No Maracanã, os mineiros abriram o placar com Pedro Rocha no único chute que conseguiram ao longo dos 90 minutos. O Fluminense, treinado pelo técnico Fernando Diniz, tentou 20, mas só conseguiu empatar no final com o jovem João Pedro. Xerém, inclusive, brilhou, já que Marcos Paulo também entrou bem e teve uma bola na trave.
Na volta, porém, quem apareceu bem foi um velho conhecido do Fluminense: Thiago Neves. Ele marcou dois gols no tempo normal e acertou a última cobrança na disputa de pênaltis para garantir a classificação celeste. O Tricolor saiu na frente no placar. Dedé derrubou Brenner na área, Ganso bateu o pênalti, Fábio defendeu, mas Luciano marcou. O árbitro mandou voltar por invasão na grande área e desta vez o camisa 10 acertou.
Na segunda etapa, o Cruzeiro amassou o Fluminense, que recuou muito. Thiago Neves empatou tudo aos 13 minutos do segundo tempo. Aos 31, o meia fez jogada individual, colocou a bola entre as pernas de Paulo Henrique Ganso e, do campo de defesa, lançou Pedro Rocha. O atacante foi derrubado na área, mas Sassá errou a cobrança. Quatro minutos depois, em nova penalidade, Thiago chamou a responsabilidade e fez o 2 a 1.
O Flu colocou pressão e conseguiu empatar no último lance. João Pedro recebeu na grande área, se livrou da marcação de Lucas Romero e, de bicicleta, marcou. Nos pênaltis, Lucas Silva e Romero perderam os dois primeiros, Ganso desperdiçou e Caio Henrique marcou. João Pedro acabou parando nas mãos de Fábio depois de Pedro Rocha deixar o dele, assim como Sassá. Gilberto bateu na trave e Thiago Neves garantiu a vaga.

As duas equipes agora voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil. O Fluminense abre em casa e fecha no Mineirão a disputa. Os jogos de ida das oitavas de final serão realizados entre os dias 21 e 23 de junho, enquanto os duelos de volta estão programados para a semana dos dias 12, 13 e 14 de julho.

Onde Assistir
Fluminense x Internacional: onde assistir, horário e escalações
Há 1 hora
Futebol Nacional
Sócio-torcedor: clubes brasileiros apostam em tecnologia e benefícios para atrair fãs
Há 6 horas
Fluminense
Presidente do Fluminense faz balanço da participação na Libertadores
Há 11 horas
Fluminense
Martinelli, do Fluminense, passa por cirurgia após lesão no joelho
Há 11 horas
Futebol Nacional
Futebol entra na reta decisiva: títulos, vagas continentais e rebaixamento
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense liga alerta no Brasileirão para não deixar escapar vaga na Libertadores
Há 2 diasMais LANCE!

Evanilson marca golaço, chega a quatro gols em cinco jogos e ajuda Bournemouth a vencer o Manchester United

Marcão é sincero sobre derrota do Fluminense para a Chape: 'Noite para esquecer'

Veja gols em Chapecoense x Fluminense: Giovanni Augusto amplia

Fluminense tem atuação frustrante e perde para a lanterna Chapecoense

Como assistir Chapecoense x Fluminense pelo Amazon Prime Video?

G-5 em jogo: Fluminense encara 'final' contra a lanterna Chape

Nonato, do Fluminense, se pronuncia após pênalti desperdiçado contra o Palmeiras

Chapecoense x Fluminense: onde assistir, horário e escalações

Millán sofre lesão muscular na coxa e é mais um desfalque no Fluminense

Martinelli passará por artroscopia e não joga mais por Fluminense e Seleção em 2026

Três quedas em três dias: o prejuízo de Vasco, Flamengo e Fluminense

Flamengo bate o Fluminense e avança às semifinais da Copa do Brasil Feminina

Seleção Sub-17 é convocada para a Copa do Mundo; veja lista
