Fernando Diniz se aproxima de marca expressiva como treinador do Fluminense

Somando as duas passagens, técnico tricolor tem 96 jogos pelo clube carioca e pode atingir número centenário nas semifinais do Cariocão. Aproveitamento atual é de quase 60%

Fernando Diniz - Fluminense
Diniz renovou recentemente seu contrato com o Fluminense até o fim de 2024 (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

Escrito por

O Fluminense volta a campo no próximo sábado, quando enfrentará a Portuguesa pela nona rodada da Taça Guanabara. O jogo será o 97º do técnico Fernando Diniz à frente do comando técnico do clube carioca durante suas duas passagens, ou seja, está a dois de atingir a marca expressiva de 100 jogos como treinador do Tricolor.

Contratado pela primeira vez em 2019, Diniz comandou a equipe em 44 jogos, mas a péssima campanha que o Flu fazia na ocasião no Campeonato Brasileiro culminou na saída do técnico. Em 2022, o mineiro de Patos de Minas acumulou 52 partidas e ganhou moral com a torcida depois de deixar a desconfiança para trás.

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023

Quando chegou na primeira vez, Diniz logo implantou seu estilo de jogo, com muita posse de bola. A equipe criava muito, mas às vezes esbarrava na má pontaria. Na última partida do treinador, inclusive, o Fluminense finalizou incríveis 33 vezes, mas foi derrotado por 1 a 0 para o CSA. Fernando deixou o Flu na zona de rebaixamento.

Mais maduro e experiente, o comandante voltou ao clube carioca no ano passado e novamente deu sua cara, mas sem tanto radicalismo. Quando necessário, a equipe não abusa de jogadas perigosas. Prova da mudança de postura é o baixo número de gols marcados em 2023 em comparação com a ofensividade do estilo de Fernando Diniz - foram dez gols feitos na temporada.

+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!

Com classificação bem encaminhada para a fase decisiva do Cariocão, o centésimo jogo de Fernando Diniz como treinador do Fluminense pode ser na primeira partida das semifinais do Estadual, provavelmente entre os dias 18 e 19 de março.

Agora, além dos números, Fernando Diniz busca seu primeiro título dirigindo uma grande equipe do futebol brasileiro. No currículo, as únicas conquistas do treinador são a Copa Paulista e a Série A3 do Campeonato Paulista, com o Votoraty, em 2009, e a Copa Paulista de 2010, com o Paulista de Jundiaí.

+ Brasileiros vão estrear na Libertadores 2023! Saiba os 30 elencos mais valiosos da competição

Fernando Diniz - Fluminense - 2019
Primeira passagem de Diniz no Fluminense durou exatamente oito meses (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

NÚMEROS DE FERNANDO DINIZ NO FLUMINENSE

Primeira passagem


44 jogos
18 vitórias
11 empates
15 derrotas
71 gols marcados
48 gols sofridos

49,2% de aproveitamento

Segunda passagem

52 jogos
31 vitórias
10 empates
11 derrotas
94 gols marcados
50 gols sofridos

66% de aproveitamento

Números totais

96 jogos
49 vitórias
21 empates
26 derrotas
165 gols marcados
98 gols sofridos

58,3% de aproveitamento

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter