Com Ronaldinho sem brilho, Flu estreia com empate na Florida Cup

Tricolor sai atrás, mas Magno Alves garante a igualdade contra o Shakhtar. Com a vitória do Atlético-MG sobre o Corinthians, equipe de Eduardo Baptista não tem mais chance de título

Taison do Shakhtar Doentsk contra o Fluminense (Foto: Gregg Newton/AFP)
Tricolor não conseguiu a vitória em seu primeiro duelo pela Florida Cup-2016 (Foto: Gregg Newton/AFP)

Escrito por

Seria sobretudo um exagero exigir que o Fluminense – empatou por 1 a 1 com o Shakhtar Donetsk em Orlando – fizesse uma partida convincente. Se levarmos em conta o pouco tempo de treinamento, e as substituições efetuadas a partir do intervalo, vale mais ressaltar que o time se esforçou para superar as limitações impostas pelo começo de ano, diante de um adversário que está em plena atividade na Europa. Injusto, pois, tentar estabelecer uma avaliação da turma, notadamente dos estreantes, diante de todas as circunstâncias.

Fluminense e Shakhtar fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas de raras emoções, tal a morosidade das equipes. Richarlison teve a melhor oportunidade do Tricolor, batendo para defesa de Pyatov, e Ferreyra não soube aproveitar um chute cruzado de Srna na pequena área. Como registro, um pênalti de Wellington Silva em Alex Teixeira, aos 37 minutos, que o árbitro, um tanto fora de forma, não anotou.

O Shakhtar voltou mais ligado para a etapa derradeira, embora também tenha promovido um punhado de mudanças. Assim, saiu na frente logo aos dois minutos, quando o argentino Ferreyra emendou um cruzamento de primeira, surpreendendo Diego Cavalieri. É importante afirmar que o Fluminense não se entregou, pois os que entraram, querendo mostrar serviço, trataram de buscar o empate. Aos 25, Ronaldinho Gaúcho – que havia entrado no lugar de Richarlison aos 13 – ficou cara a cara com Kanibolotsky e mandou à esquerda, para fora, frustrando por completo galera, principalmente aqueles que não queriam vê-lo mais com a camisa tricolor.


Aos 36, no entanto, quando já estava melhor, Felipe Amorim lançou Magno Alves, que tocou na saída do goleiro, deixando tudo igual. O próprio Magno Alves ainda teve pelo menos uma outra chance – arriscava todas – e Gustavo Scarpa obrigou Kanibolotsky a praticar boa defesa – chegou a soltar, mas ninguém apanhou o rebote. O resultado deu o título ao Atlético-MG.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 X 1 SHAKHTAR (UCR)


Local: Espn Wide World of Sports Complex, em Orlando (EUA)
Data: 17 de janeiro de 2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Kevin Terry Júnior (EUA)
Cartões Amarelos: Marcos Júnior, Jonathan e Edson (FLU); Stepanenko e Rakitskiy (SHA)
Gols: Facundo Ferreyra (2'/2°T - SHA) e Magno Alves (36'/2°T - FLU)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri (Júlio César, 16'/2°T); Wellington Silva (Jonathan, intervalo), Gum (Henrique, 21/2°T), Marlon (Ygor Nogueira, intervalo) e Léo (Ayrton, intervalo); Pierre (Danielzinho, intervalo), Cícero (Edson, 24/2°T) e Diego Souza (Magno Alves, 31/2°T); Osvaldo (Felipe Amorim, 17/2°T), Marcos Júnior (Gustavo Scarpa, 4'/2°T) e Richarlison (Ronaldinho, 13'/2°T) - Técnico: Eduardo Baptista.

SHAKHTAR: Pyatov (Kanibolotskiy, intervalo); Srna (Kobin, 33'/2°T), Kucher (Ordets, 17'/2°T), Rakitskyy (Matvienko, 34'/2°T, Kryvtsov, 40'/2°T) e Ismaily (Shevchuk, 17'/2°T); Stepanenko (Fred, intervalo), Kovalenko (Malyshev, intervalo) e Alex Teixeira (Arabidze, 34'/2°T); Wellington Nem (Marlos, intervalo), Taison (Dentinho, intervalo), Facundo Ferreyra (Gladkiy, 22'/2°T) - Técnico: Mircea Lucescu.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter