Com 12 gols em nove jogos, defesa do Flu já teve cinco duplas testadas
Desempenho no setor é o pior entre os quatro grandes no Campeonato Carioca<br>

Levir Culpi chegou ao Fluminense pregando sinceridade, ressaltando a necessidade por resultados rápidos e apontando erros comuns nas equipes do futebol brasileiro causados pelo desentrosamento. É justamente na falta de harmonia que pode estar um dos defeitos mais visíveis do Tricolor neste início de temporada: a vulnerabilidade da zaga.
Numa comparação apenas entre os quatro clubes grandes, o Fluminense tem disparada a pior defesa do Campeonato Carioca. Foram 12 gols sofridos em nove jogos (oito da primeira fase e um da Taça Guanabara, que começou no último fim de semana). Uma média de 1,33 por partida. É, por exemplo, o dobro do que levou o Vasco (6 - média 0,66). Botafogo e Flamengo (os melhores neste quesito) sofreram apenas quatro gols cada (0,44), oito a menos que o Tricolor no mesmo número de jogos.
O atual elenco conta com seis opções para o setor. Dois foram contratados nesta temporada: Henrique e Renato Chaves. Eles se juntaram a Elivélton e Nogueira, que não tiveram oportunidade ainda no Estadual, e a dupla Marlon/Gum. Estes dois últimos formaram a zaga em boa parte de 2015 e terminaram o ano como titulares. Entretanto, em 2016, eles só atuaram juntos nos 47 minutos finais do clássico com o Botafogo, disputado no último domingo. O gol do Alvinegro no empate por 1 a 1 havia saído pouco antes, quando Renato Chaves era o companheiro de Marlon em campo. Esta dupla por sinal, também esteve em ação e passou intacta contra o Bonsucesso.
Ao lado de Henrique, Marlon compôs a dupla que parecia ideal antes de a temporada começar. E foi também a que mais jogou e mais foi vazada, empatado com outra opção: quatro partidas, acumulando quatro gols no total: Madureira (3), Tigres (0), Friburguense (1) e América (0).
Quem também buscou a bola na rede em quatro ocasiões foi a "equipe" Henrique e Renato Chaves, porém com menos jogos: dois gols levados para Flamengo e para Botafogo.
Já Gum e Henrique estiveram juntos só diante do Volta Redonda, na estreia da primeira fase, quando o Tricolor perdeu de 3 a 1.
Enquanto o novo professor estuda a melhor forma de solucionar o problema, o sexteto segue trabalhando para ter o seu lugar na escalação tricolor:
- É uma briga sadia. Respeitamos uns aos outros. Procuramos fazer o nosso trabalho para estar preparado nessas oportunidades e entrarmos bem - disse Renato Chaves.

Fluminense
Sem Villa e com Arce em alta: como chega o Independiente Rivadavia contra o Fluminense?
Há 1 hora
Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 1 dia
Fluminense
Thiago Silva volta a treinar e deve reforçar o Fluminense contra o Rivadavia
Há 1 dia
Fora de Campo
Clique e vote: no Dia dos Pais, escolha a 'paternidade' mais significativa do Brasil
Há 1 dia
Fora de Campo
Ex-árbitro esclarece polêmica em Botafogo x Fluminense
Há 1 dia
Fluminense
ANÁLISE: Fluminense melhora com reservas e piora com grandes contratações
Há 1 diaMais LANCE!

Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro

Zubeldía justifica substituições do Fluminense e elogia Soteldo: 'Partidaça'

Decisão do árbitro em Botafogo x Fluminense causa revolta: 'Inventou'

Dê suas notas: Botafogo e Fluminense empatam no Nilton Santos

Botafogo e Fluminense empatam em jogo morno no Nilton Santos

Golaço de Alex Telles em Botafogo x Fluminense viraliza: 'Absurdo'

Veja gol em Botafogo x Fluminense: Ignacio iguala tudo

Zubeldía define escalação do Fluminense para jogo da vida contra o Botafogo

Fred estreia com vitória no comando do Fluminense sub-20

Lesão de John Kennedy frustra torcedores do Fluminense: 'A pior'

Entre a cruz e a espada: o dilema do Fluminense para o clássico contra o Botafogo

Botafogo 0 x 2 Fluminense no Brasileirão 2007; fim de jejum no Maracanã com David

Inteligência artificial crava placar de Botafogo x Fluminense



