Para chegar à final, quais são os adversários do Flamengo no Intercontinental?
Campeão da Libertadores e do Brasileirão, Rubro-Negro pode ser campeão do antigo Mundial de Clubes

O Flamengo conquistou a Libertadores na última semana, em Lima, e, além do tetracampeonato, o clube carioca garantiu vaga na Copa Intercontinental, antigo Mundial de Clubes. Para conquistar mais um título na temporada, o Rubro-Negro tem três adversários pela frente: Cruz Azul, do México, Pyramids, do Egito, e o PSG, da França.
➡️Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
Mas como chegam os clubes para as decisões do Intercontinental? O Lance! preparou uma apresentação dos adversários que o Flamengo terá pela frente para se tornar campeão da Copa Intercontinental, antigo Mundial de Clubes da Fifa, que está sendo disputada em Doha, no Catar.
➡️Flamengo na Copa Intercontinental: saiba data, horário e local dos jogos
Cruz Azul, a ameaça mexicana
Atual campeão da Concachampions e terceiro colocado no Apertura, o Cruz Azul chega ao Intercontinental com campanha sólida. São 20 jogos na temporada, 36 gols marcados, 23 sofridos e seis partidas sem levar gols. A equipe tem estilo dominante com média de posse de 57,2%.
O ataque tem como referência o uruguaio Gabriel Fernández, artilheiro com nove gols, seguido por Ángel Sepúlveda, que balançou a rede sete vezes. No meio, Carlos Rodríguez comanda as ações, liderando o time em assistências e criação de chances. No entanto, terá um desfalque de peso para o Dérby das Américas: " class="font-bold break-normal hover:underline" style="color:#C3281E" target="_blank">zagueiro Jesús "Chiquete" Orozco, titular da equipe e nome presente nas convocações da Seleção Mexicana.
No ano, o clube conquistou seu sétimo troféu continental com uma campanha firme contra adversários dos EUA, Canadá e México. Também carrega histórico favorável em amistosos contra o Flamengo nos anos 1980, lembrado recentemente pela imprensa local.

Pyramids, equilíbrio no futebol africano
Atual campeão da Liga dos Campeões da CAF e segundo colocado do Campeonato Egípcio, o Pyramids se classificou para a Copa Challenger Fifa após derrotar o Auckland City FC, campeão da Champions da OFC, e o Al Ahli, da Arábia Saudita, representante da Liga dos Campeões Elite da AFC, e aguarda o vencedor do Dérby das Américas para saber se irá avançar e enfrentar o PSG, grande finalista da Copa Intercontinental.
O Pyramids FC vive uma temporada marcada por consistência, domínio territorial e grande solidez defensiva em praticamente todas as competições que disputou. No Campeonato Egípcio, apresentou sua melhor versão: controle de posse acima de 60%, média de quase dois gols por partida e uma defesa extremamente segura, com sete jogos sem sofrer gols e pouquíssimos erros individuais.
Mesmo tendo oscilado nas demais competições que disputou, o conjunto da temporada evidencia regularidade tática, força coletiva e um modelo de jogo baseado em volume, pressão controlada e maturidade com a bola.
O clube chega ao momento decisivo do calendário como um time confiável, difícil de ser pressionado e competitivo contra qualquer adversário. Combina posse qualificada, alta intensidade defensiva e capacidade de criação, sustentada por um ataque de grande volume e presença constante na área rival. A base de desempenho indica uma equipe pronta para disputar títulos.

Além disso, é um time que cresceu dentro da temporada, acumulou desempenho positivo em diferentes contextos e se coloca como um dos mais equilibrados e maduros do futebol africano na atualidade. Concluindo, a temporada do Pyramids mostra um time forte, dominante em posse, muito seguro defensivamente e altamente organizado.
Controla ritmos, mantém a bola e cria chances através de movimentações. Não oferece chances claras para o adversário protegendo muito bem a sua área. Um ponto principal é que mantém identidade contra qualquer clube que esteja enfrentando.
Os principais nomes do elenco são Fiston Mayele, que garantiu vaga na Copa Intercontinental ao marcar três gols nas fases eliminatórias, e Mostafa Ziko. Dentre os jogadores, apenas um brasileiro: o centroavante Ewerton.
Principais números
- Posse média geral: 55%–61%
- Acerto de passes acima de 80%
- Muitos jogos sem sofrer gols
- Dribles certos: média entre 6 e 9 por jogo
- Gols majoritariamente de dentro da área
- Saída de bola extremamente segura (90–93% de acerto no próprio campo)
- Análise com base nos números do Sofascore
PSG, campeão da Europa e vice-campeão do mundo
O PSG viveu uma temporada 2024/25 histórica, coroada com o inédito título da Champions League ao golear a Inter de Milão por 5 a 0 na final - que resultou na classificação à final da Copa Intercontinental - além da conquista da tríplice coroa doméstica - Ligue 1, Copa da França e Supercopa da França.
Já em 2025/26, a equipe volta a figurar entre os favoritos ao cenário internacional: embora tenha ficado com o vice no Mundial de Clubes ao ser derrotado pelo Chelsea, o clube recuperou a moral ao vencer a Supercopa da Uefa sobre o Tottenham.
Na atual temporada, é o 2° colocado na fase de liga da Champions League, atrás apenas do Arsenal com 100% de aproveitamento, classificando-se às oitavas, além de também ser vice-líder do Francês. O PSG ainda tem outras competições pela frente, sendo a última - para fechar o ano - a final do antigo Mundial de Clubes.
O elenco do time francês é repleto de destaques. Um deles é o atual Bola de Ouro, premiação entregue pela revista France Football, o atacante Ousmane Dembélé. Outro nome é Désiré Doué, eleito Golden Boy de 2025.
Além deles, os brasileiros Marquinhos e Lucas Beraldo, Hakimi, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Barcola e Kvaratskhelia também formam um elenco estrelado do PSG. No entanto, há a possibilidade de o técnico Luis Enrique não usar força máxima para as disputas devido aos compromissos no próximo ano.
Data, horário e local dos jogos do Flamengo na Copa Intercontinental
- Dérbi das Américas da Fifa
10 de dezembro (quarta-feira) - Cruz Azul x Flamengo, em Doha (Catar), às 14h de Brasília - Copa Challenger da Fifa
13 de dezembro (sábado) - Pyramids FC x vencedor do Dérbi das Américas, em Doha (Catar) às 14h de Brasília - Copa Intercontinental da Fifa
17 de dezembro (quarta-feira) - PSG x vencedor da Copa Challenger, em Doha (Catar), ainda sem horário definido.
Para acompanhar as notícias do Flamengo, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.

Futebol Nacional
Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes
Há 1 hora
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo
Há 2 horas
Flamengo
Flamengo critica limite de estrangeiros no Brasileirão: 'Não engrandece'
Há 2 horas
Futebol Nacional
Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão
Há 3 horas
Futebol Internacional
OPINIÃO: série 'Adriano Imperador' só confirma o que todo mundo já sabia dele
Há 9 horas
Flamengo
Análise: Saúl ganha força no Flamengo e surge como 'reforço' para momento decisivo
Há 14 horasMais LANCE!

Torcida do Flamengo brinca com Arrascaeta após vídeo: 'Passou do ponto'

Dallas Cowboys vai dividir o Ninho com o Flamengo antes de jogo da NFL no Maracanã

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Flamengo confirma lesão de Ayrton Lucas e atualiza situação de Gonzalo Plata

Conmebol define datas e horários de Flamengo x Estudiantes pela Libertadores

Conmebol define datas e horários das semifinais da Libertadores

Flamengo: dublador revela discussão entre Pedro e Jardim

Sóbis eleva o tom sobre atitude de Pedro, do Flamengo: 'Não tinha o direito'

Veja e simule os 10 jogos restantes de Flamengo e Palmeiras no Brasileirão

Análise: Flamengo chega à Data Fifa como líder, forte e com margem para evoluir

Saúl se destaca em vitória do Flamengo e questiona tratamento: 'Quando não jogo, sou caro'

Jardim comenta insatisfação de Pedro na vitória do Flamengo e nega rusgas: 'É normal'



