Coritiba x Flamengo

Flamengo terá nove desfalques para encarar o América-MG (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

LANCE!
13/06/2021
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

Protagonista nas últimas temporadas, o Flamengo é, indiscutivelmente, dono de um dos melhores elencos do futebol brasileiro. Agora, com uma extensa lista de desfalques importantes, o clube tem a missão de comprovar a tese na prática. O primeiro desafio será neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o América-MG, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O LANCE! transmite a partida em Tempo Real.

+ Gerson é o próximo a sair! Veja todas as transações do Flamengo na Era Landim

Por diferentes motivos, o Flamengo tem nove desfalques para a partida contra o clube mineiro, sendo quatro titulares: Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol. Junto com o paraguaio Piris da Motta, esses quatro estão na disputa da Copa América e podem ficar indisponíveis pelos próximos 30 dias.

Além deles, outros quatro jogadores não estão à disposição de Mauricio Souza neste domingo. Provavelmente, a perda mais significativa é a do atacante Pedro, que testou positivo para Covid-19 e cumprirá 10 dias de quarentena. Os outros casos são médicos: Hugo Souza sentiu dores no joelho, enquanto César e Thiago Maia seguem na recuperação das cirurgias no joelho.

+ Flamengo x América-MG: prováveis times, desfalques, onde ver e palpites

Com tantas baixas, o Flamengo passa a depositar a esperança em jogadores pouco utilizados no início da temporada. É o caso, por exemplo, dos jovens Matheuzinho e Rodrigo Muniz, que se destacaram nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca e depois perderam espaço com o retorno do grupo principal. Agora, a dupla retorna ao time titular e tem a chance de reafirmar a importância dentro do estrelado elenco rubro-negro.

Macaé x Flamengo - Rodrigo Muniz e Matheuzinho
Jovens ganham espaço no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Outro jovem que deve ganhar mais espaço nas próximas semanas é João Gomes. Ao contrário dos colegas citados anteriormente, o volante tem um papel mais definido dentro do elenco e vem sendo regularmente escalado por Rogério Ceni. No entanto, com a saída de Gerson para o Olympique de Marselha, ele está entre os favoritos para assumir a posição de titular na função de segundo homem do meio-campo.

Dentro do novo contexto do Flamengo, Vitinho e Michael formam um caso à parte. Apesar de viver bons momentos no início de temporada, a dupla ainda não conta com total confiança da torcida e agora assume um novo status no elenco. Para tornar a situação ainda mais desafiadora, os dois têm pela frente a árdua missão de substituir Arrascaeta e Everton Ribeiro, respectivamente.

Com antigos reservas assumindo a titularidade, o Flamengo terá que recorrer às categorias de base para formar o banco de reservas das próximas partidas. Principalmente para as posições do meio-campo e ataque. Para o duelo com o América-MG, por exemplo, serão três jovens como opção para entrar no decorrer dos 90 minutos: Max, Yuri e Ryan Luka.

+ Começou o Brasileirão! Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

É com essa nova configuração que o Flamengo se prepara para uma sequência de jogos como mandante. Após o Coelho, o Rubro-Negro terá pela frente o Coritiba, pela Copa do Brasil, além do Red Bull Bragantino e Fortaleza, pelo Brasileirão, em duelos inicialmente marcados para o Maracanã.