Flamengo e Globo divergem sobre direitos de transmissão; emissora se diz pronta para tomar medidas legais
Flamengo entende que MP 984 lhe garante o direito de transmitir os jogos que 'mandar' no Estadual. Globo argumenta que a nova MP não afeta torneio cujos direitos já foram cedidos

A diretoria do Flamengo e o Grupo Globo têm diferentes entendimentos sobre a Medida Provisória nº 984 - publicada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro e que determina os clubes mandantes como titulares únicos dos direitos de transmissão - e a discussão entre as partes pode terminar nos tribunais. Respaldado pela MP, o clube planeja transmitir o próximo jogo, contra o Boavista, no Youtube, e foi notificado pela emissora nesta segunda.
A informação sobre a notificação foi publicada inicialmente pelo jornal "O Dia" e confirmada pelo LANCE!. Procurado pela reportagem do L!, o Grupo Globo se posicionou de forma clara nesta segunda: "o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos (ainda que seja mandante) porque a Globo é detentora dos direitos de todos os demais clubes participantes do Carioca".
Segundo a emissora, "a nova medida provisória não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras." O Grupo Globo ainda esclarece que, por não deter os direitos de transmissão dos jogos do Flamengo no Carioca, seguirá sem transmití-los.
O Flamengo, por sua vez, vê respaldo na Medida Provisória e faz planos para transmitir a partida contra o Boavista em seu canal no Youtube. Depois de idas e vindas durante o final de semana, o jogo está sem data definida pela Ferj.
Confira o posicionamento do Grupo Globo:
"Sobre a medida provisória 984, que alterou Lei Pelé e determinou que os clubes mandantes dos jogos passem a ser os únicos titulares dos direitos de transmissão, a Globo vem esclarecer que a nova legislação, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.
Por essa razão, a nova medida provisória não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras. A Globo continuará a transmitir regularmente os jogos dos campeonatos que adquiriu, de acordo com os contratos celebrados, e está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos.
O Campeonato Carioca foi cedido na vigência da lei que exigia a concordância de ambos os clubes participantes do jogo para a transmissão. A nova MP, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não altera essa cessão já realizada, que é um negócio jurídico perfeito, garantido pela Constituição Federal. A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos (ainda que seja mandante) porque a Globo é detentora dos direitos de todos os demais clubes participantes do Campeonato Carioca."
Entenda a nova medida provisória
A medida provisória promovida pelo presidente Jair Bolsonaro traz modificações à Lei 9.615/1998, a Lei Pelé. Além de dar uma prerrogativa exclusiva do mandante de negociar suas partidas, a medida atingiu o sindicato dos jogadores de futebol. Antes, 5% dos direitos de transmissão ficava com essas organizações. A partir de agora, serão divididos igualmente aos atletas da partida, sem qualquer mediação.
Desde o início do Campeonato Carioca, antes da pandemia que virou o mundo do avesso, Flamengo e TV Globo não chegaram a um acordo e as partidas do clube foram transmitidas por sua TV oficial (em áudio) e por veículos de rádio. Com o retorno do Carioca, muitas dúvidas rondam a cabeça do torcedor carioca e uma delas é a transmissão das partidas, sobretudo do Flamengo.

Fora de Campo
Churrasco de Arrascaeta viraliza no Flamengo e divide opinião dos jogadores
Há 1 hora
Flamengo
Flamengo lidera bilheteria e quebra recordes em 2026
Há 4 horas
Fora de Campo
Danilo, do Flamengo, revela relação com filho tricolor: 'Deixou de falar comigo'
Há 5 horas
Fora de Campo
Ex-Flamengo vira assunto após provocação: 'Acha que é o Deyverson'
Há 6 horas
Fora de Campo
Flamengo ou Vasco? Jornalista da ESPN é sincero sobre melhor futebol
Há 7 horas
Futebol Nacional
Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes
Há 17 horasMais LANCE!

Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo

Flamengo critica limite de estrangeiros no Brasileirão: 'Não engrandece'

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

OPINIÃO: série 'Adriano Imperador' só confirma o que todo mundo já sabia dele

Análise: Saúl ganha força no Flamengo e surge como 'reforço' para momento decisivo

Torcida do Flamengo brinca com Arrascaeta após vídeo: 'Passou do ponto'

Dallas Cowboys vai dividir o Ninho com o Flamengo antes de jogo da NFL no Maracanã

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Flamengo confirma lesão de Ayrton Lucas e atualiza situação de Gonzalo Plata

Conmebol define datas e horários de Flamengo x Estudiantes pela Libertadores

Conmebol define datas e horários das semifinais da Libertadores

Flamengo: dublador revela discussão entre Pedro e Jardim



