Gerson - Fiorentina

Gerson esteve emprestado à Fiorentina em 2018/19 e não fazia parte dos planos da Roma (F: Divulgação/Fiorentina)

Lazlo Dalfovo e Matheus Dantas
12/07/2019
13:29
Rio de Janeiro (RJ)

O Flamengo tem um novo reforço para temporada. Trata-se do meia Gerson, que defendeu a Fiorentina na última temporada e foi negociado junto à Roma. O brasileiro terá os direitos adquiridos pelo clube da Gávea e assinará contrato até 2023. Com a finalização dos documentos e a assinatura do vínculo, a direção do Rubro-Negro deve oficializar a chegada nos próximos dias, com o jogador de 22 anos sendo aguardado no Rio de Janeiro já neste fim de semana.

As tratativas entre Flamengo e Gerson começaram há duas semanas, quando dirigentes do clube reuniram-se com o atleta e seu pai e empresário, Marcos Silva, no Rio de Janeiro, onde o meia passou férias ao lado da família e amigos. A informação do acerto foi inicialmente dada pelo jornalista Venê Casagrande.

Revelado pelo Fluminense, o atleta se interessou pelo projeto apresentado, o que foi determinante para o desfecho da negociação com a Roma. Os valores são mantidos em sigilo pelo Flamengo, mas o investimento no jogador será entorno de R$ 43 milhões. O contrato com o Rubro-Negro será válido até 2023.

Com idade para disputar os Jogos Olímpico de 2020, em Tóquio, o meia vê no Flamengo a oportunidade de voltar a ser visto e defender a Seleção Brasileira.

A transferência foi selada nesta sexta-feira, com a presença de Bruno Spindel e Marcos Braz, diretor e vice-presidente de futebol do Fla, respectivamente, na Itália. Os dois estiverem à frente das tratativas e também se encontraram com os representantes do jogador no país. Havia outros clubes interessados em contar com Gerson, cujo vínculo com a Roma era válido até junho de 2021.

Gerson será o terceiro reforço anunciado pelo Flamengo nesta janela de transferências do meio do ano, juntando-se ao lateral-direito Rafinha e o zagueiro espanhol Pablo Marí. Destes, só Rafinha foi contratado a tempo de disputar a Copa do Brasil. Gerson e Pablo atuarão na Libertadores e Brasileiro.

Gerson chega para exercer uma função a qual Jorge Jesus apontou carência no elenco rubro-negro: a de segundo volante. A versatilidade do brasileiro, que atuou em diferentes posições na última temporada pela Fiorentina, contou "a seu favor" para que a diretoria do Flamengo insistisse em sua contratação.

Desde a última semana, Gerson e seus representantes sabiam que o meia não estava nos planos de Paulo Fonseca, treinador da Roma, para a temporada 2019/20. O brasileiro, apesar disso, apresentou-se no último dia 9 ao clube italiano e estava treinando até esta manhã de sexta com os companheiros.