Conselheiros do Cruzeiro se opõem aos pedidos de Ronaldo e venda da SAF pode estar ameaçada
A Mesa Diretora não concorda com os termos do atual gestor do futebol celeste e pode vetar a confirmação do negócio com o ex-jogador

A venda da SAF do Cruzeiro está ameaçada. A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo da Raposa emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira ,16 de março, se posicionando contra os pedidos de mudanças no contrato da compra da SAF do clube solicitadas por Ronaldo Fenômeno.
O ex-jogador quer que haja uma recuperação extrajudicial ou judicial e o arrendamento das Tocas I e II para a SAF, evitando que sejam executadas para pagamento de impostos atrasados, na casa de R$ 200 milhões. Os conselheiros dizem no comunicado que as demandas de Ronaldo são lesivas ao patrimônio do Cruzeiro.
- Não nos opomos a essa condição. Entretanto, entendemos que a negociação capitaneada pela XP e com a anuência do Presidente Sérgio Santos Rodrigues é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo, motivo pelo qual buscamos um reequilíbrio de todas as questões envolvidas no negócio - diz a nota.
O Conselho do Cruzeiro explicou que o clube sofrerá muito com a perda de patrimônio caso o pedido do ex-jogador seja atendido.
- No último dia 14 de março de 2022, nos foi formalmente comunicado pelo Ronaldo, a intenção de incluir as Tocas da Raposa I e II no negócio em contrapartida do pagamento, por ele, da dívida tributária, que já se encontra renegociada e parcelada, no valor aproximado de 150 milhões de reais. Assim, neste novo formato, passaria a caber ao Cruzeiro, assessorado pela XP, 10% da SAF, a liquidação do seu passivo inclusive com a venda de seu patrimônio imobiliário para tanto, à exceção da dívida tributária que passa a ser do Ronaldo e este, em contrapartida, recebe as Tocas da Raposa I e II - diz outra parte do texto.
- Com a concretização desta negociação, nos termos defendidos pela XP e pela presidência do Cruzeiro, corremos um risco real de, ao final, termos um Cruzeiro sem patrimônio e sem qualquer representatividade e força dentro da SAF, com possível diluição de sua participação acionária. Entendemos a importância das Tocas da Raposa I e II nas atividades do futebol da SAF e, também, o que representa a aprovação de uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial do Cruzeiro - acrescenta a nota dos conselheiros.
No fim do comunicado, os conselheiros dizem que não fazem oposição à negociação, mas que ela não onere o clube.
"A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, em conjunto a Comissão de Apoio para Constituição da Sociedade Anônima do Futebol Cruzeiro jamais será empecilho para qualquer negociação, desde que não exista prejuízo à instituição centenária Cruzeiro Esporte Clube e nem à sua imensa torcida, agindo sempre dentro da legalidade, respeitando o Estatuto do Cruzeiro Esporte Clube.
- Por fim lembramos a nossa torcida: um Cruzeiro forte é a maior garantia que temos para o caso de um eventual e não desejado fracasso do projeto pretendido pelo Ronaldo. Avante Cruzeiro! Avante SAF! Avante Ronaldo! - finalizou a nota da mesa do conselho deliberativo do Cruzeiro.
Conselho do Cruzeiro pode não aprovar pedidos de Ronaldo
As demandas de Ronaldo passarão por uma assembleia do Conselho Deliberativo e segundo apurou a reportagem, os pedidos podem não ser aceitos e a SAF ficar e risco.
Vários conselheiros são contra a cessão dos centros de treinamentos, o que pode inviabilizar o negócio, pois Ronaldo colocou como condição que as Tocas da I e II migrem para a SAF, para que o projeto possa funcionar.
- Acho que a gente tem que acelerar isso, porque se eu não tenho essas garantias, é muito difícil a gente continuar no projeto e ele evoluir. Até pra gente ter novos investidores e patrocínios. O mercado está esperando essa definição. Mas a gente está convencido que vamos passar por todos os obstáculos e fazer do Cruzeiro um gigante novamente - disse em transmissão ao vivo na Twitch na noite da última terça-feira, 15 de março.
- Nós temos as melhores pessoas nos aconselhando e embarcando nesse projeto com a gente. Essa foi a melhor opção que nós encontramos e temos certeza que é o melhor caminho pra gente seguir evoluindo e cumprindo nossas responsabilidades - completou.

Cruzeiro
Cruzeiro aciona Grêmio na CNRD por atrasos na negociação de Marlon
Há 7 horas
Futebol Nacional
Estudo aponta jogadores sub-21 mais valiosos do futebol sul-americano; meia do Botafogo lidera
Há 10 horas
Cruzeiro
Patrocinador máster do Cruzeiro se posiciona sobre MP das bets
Há 13 horas
Futebol Internacional
Jogadores de Atlético e Cruzeiro participam de derrota do Equador: veja as atuações
Há 16 horas
Santos
Santos ainda não negocia permanência de Gabigol com Cruzeiro, diz executivo
Há 1 dia
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 1 diaMais LANCE!

Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras

Cruzeiro evolui nos cruzamentos, mas segue com problema aéreo

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo

Goleiro do Cruzeiro, Otávio saltou da Seleção Sub-20 para a principal em um ano

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Cruzeiro abre conversas por Paulinho, dirigente do Mirassol

Cruzeiro homenageia Ronaldo Fenômeno em aniversário de 50 anos

Bastidores de vitória do Cruzeiro mostram Matheus Pereira como liderança no vestiário

Presidente do Santos abre o jogo sobre futuro de Gabigol, emprestado pelo Cruzeiro

O que melhorou e o que piorou no Cruzeiro pós-Copa do Mundo?

Artur Jorge explica formação com três zagueiros no Cruzeiro

Zagueiro do Cruzeiro lamenta lesão e exalta convocados



