Bate pro gol! Fórmula 'secreta' pode ser solução no ataque do Corinthians
Finalizações 'táticas' do primeiro turno não estão mais dando resultado, então Timão já trabalha mais chutes de fora da área para levar perigo a rivais. Receita foi pouco usada

O Corinthians é o segundo time que menos arrisca finalizações de fora da área no Brasileirão, mas está disposto a mudar estes números na reta final da competição em que é favorito ao título após 30 rodadas. A decisão de chutar mais ao gol adversário tem sido colocada em prática ao longo dos treinos desta semana, especialmente pelos pés de Maycon e Rodriguinho, e deve ser uma receita utilizada a partir deste domingo, contra a Ponte Preta.
Arriscar de fora da área não faz parte do modelo de jogo idealizado pelo técnico Fábio Carille desde a formação do elenco. Como o LANCE! noticiou em julho, o Timão se propunha a ser um time de finalizações "táticas", que privilegiava a circulação de bola para criar chances reais de gol e só concluía as jogadas quando tinha boas condições de marcar. A seca do ataque no segundo turno e a má fase técnica de jogadores criativos, entretanto, inverteram as prioridades, e a solução pode vir de longe. Longe do gol, claro.
Até aqui, no Brasileirão, o Corinthians finalizou uma média de 4,6 bolas longas em direção ao gol adversário, mas apenas 1,2 foram na direção certa. De acordo com dados do Footstats, é o segundo time que menos arrisca de fora e o sexto que menos marcou assim - foram apenas três gols de fora da área, contra 34 dentro (sendo cinco de cabeça) e outros três em pênaltis.
Em 11 partidas do segundo turno foram marcados apenas oito gols (quatro de Clayson e quatro de Jô), contra 32 gols marcados em 19 partidas na primeira metade do Brasileirão. A queda brusca no número de redes balançadas derrubou também o aproveitamento do Corinthians, que agora tem apenas seis pontos a mais que Palmeiras e Santos - a vantagem para o vice-líder, que já chegou a dez pontos, tem evaporado nas rodadas finais do Brasileiro.
Com o trabalho em xeque, Carille busca soluções, e uma delas pode vir justamente com mais chutes de fora da área. No treino de quinta-feira, o treinador orientou os jogadores de meio-campo a finalizarem quando estiverem de frente para o gol e viu tendências positivas. Maycon chutou duas bolas que deram trabalho para Walter e Rodriguinho chutou uma rente à trave. Ainda haverá mais duas sessões de treino antes da partida de domingo, às 17h, contra a Ponte Preta, pela 31ª rodada do Brasileirão.
Tudo sobre

Futebol Nacional
Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro
Há 21 minutos
Fora de Campo
Jadson, ex-Corinthians, é preso sob acusação de violência doméstica
Há 9 horas
Corinthians
Corinthians tem desfalque de última hora para enfrentar o Bragantino
Há 10 horas
Onde Assistir
Bragantino x Corinthians: onde assistir e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão
Há 12 horas
Corinthians
Pedro Raul desencanta, recebe elogios de Diniz e busca espaço no Corinthians
Há 1 dia
Libertadores
Arbitragem dos jogos de ida das oitavas de final da Libertadores é definida
Há 1 diaMais LANCE!

Sneijder é sincero sobre astro do Corinthians e revela proposta do Brasil

Philadelphia Union envia scout para acompanhar Gui Negão em jogo do Corinthians

João Ricardo explica negociação com o Corinthians: 'Não queria sair'

Corinthians retoma treinos após eliminação na Copa do Brasil

Edu Dracena analisa renovação de Memphis com Corinthians após eliminação

Fala de Matheuzinho em Corinthians x Internacional viraliza: 'Personagem'

Memphis movimenta a web com postagem em meio à crise no Corinthians

Corinthians deixa de faturar valor milionário com eliminação na Copa do Brasil

Garro analisa eliminação do Corinthians e agradece apoio da torcida

Tironi no Lance!: Corinthians eliminado preocupa dentro e fora de campo

Internacional faz post provocativo ao Corinthians após classificação

Craque Neto critica trio após queda do Corinthians: 'Não dá'

Análise: Corinthians paga preço por falhas no Beira-Rio e se despede da Copa do Brasil


