Nike cita Trump, não envia chuteiras ao Irã e técnico aponta arrogância
Fornecedora de materiais esportivos envia comunicado para explicar sua decisão e Carlos Queiroz, comandante dos iranianos, vai à Fifa para exigir um pedido público de desculpas

Às vésperas de sua estreia na Copa do Mundo, na sexta-feira, contra Marrocos, o Irã se envolveu em uma polêmica com origem política. Devido a sanções comerciais de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao país do Oriente Médio, a norte-americana Nike informou que não enviará chuteiras aos jogadores iranianos, e o comunicado irritou o técnico Carlos Queiroz.
- Virou uma inspiração para nós. O último comentário da Nike foi, na minha opinião, desnecessário. Todos sabem das sanções, então foi absolutamente ridículo e desnecessário fazer esse comunicado contra alguns jovens jogadores. Deveria acontecer exatamente o oposto, porque 99% dos nossos jogadores compram as chuteiras. O comunicado deveria ser o oposto, agradecendo-os - disse o treinador à Sky Sports.
- A Nike deveria pedir desculpa por esta conduta arrogante contra 23 rapazes. Foi absolutamente ridículo e desnecessário. Nós mandamos o que pensamos para a Fifa, porque pensamos que o mínimo que a Nike deveria fazer é pedir desculpa. Esperamos que Fifa tome uma posição. Se não fizer isso, vamos divulgar a carta que mandamos para a Fifa - prosseguiu.
O comunicado da Nike que revoltou Carlos Queiroz, que é português, foi publicado pela ESPN. Nele, a empresa norte-americana diz não ter o que fazer diante das sanções do governo do seu país, ressaltando, contudo, que isso já ocorre há anos.
- As sanções dos Estados Unidos significam que, como uma empresa dos Estados Unidos, a Nike não pode enviar chuteiras para os jogadores da seleção do Irã neste momento. As sanções se aplicam à Nike há muitos anos e são reforçadas por lei - diz o comunicado.
Os iranianos demonstram uma confusão, já que, segundos eles, a Nike forneceu chuteiras aos jogadores nos últimos anos, inclusive na última Copa do Mundo, em 2014, quando a tensão entre o país e os Estados Unidos já existia fortemente, antes mesmo da eleição de Trump, em 2016.
Os uniformes do Irã são feitos pela Adidas, que é alemã, mas não há uma parceria, já que a federação do país do Oriente Médio compra o material. Em relação às chuteiras, a preocupação é de que a grande maioria dos adversários tem mais de um modelo à disposição, inclusive podendo mudar durante as partidas se quiser.
O Irã foi o primeiro time a chegar à Rússia, no último dia 5, e está no grupo B da Copa do Mundo. Enfrenta Marrocos, às 12h (horário de Brasília), em São Petersburgo, na sexta-feira. Na próxima quarta-feira, joga contra a Espanha, às 15h, em Kazan, e encerra a sua participação na primeira fase diante de Portugal, às 15h, em Saransk, no dia 25.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Harry Kane celebra Bola de Ouro 2026 e diz que noite ficará para sempre na memória
Há 18 horas
Futebol Internacional
Mbappé perde patrocínios da China após suposta fala sobre Mao Tsé-Tung
Há 18 horas
Futebol Nacional
Adversário do Palmeiras, Estudiantes perde de virada e amplia jejum
Há 1 dia
Futebol Internacional
Harry Kane é eleito o Bola de Ouro de 2026
Há 1 dia
Futebol Internacional
Yamal vence Troféu Kopa pela terceira vez, mas revela quem merecia o prêmio
Há 1 dia
Futebol Internacional
O fim da linha? Portugal define o futuro de Cristiano Ronaldo
Há 1 diaMais LANCE!

Rayan, Evanilson e Douglas Luiz brilham antes da convocação de Ancelotti; veja brasileiros em destaque

Kaiki Bruno ganha argumentos para disputar espaço na Seleção de Ancelotti

OPINIÃO: Mbappé mostra por que merece vencer a Bola de Ouro

Harry Kane na Bola de Ouro: os números que colocam o inglês na disputa pelo prêmio

Bola de Ouro 2026: veja quando será, horário, onde assistir e todos os indicados

Troféu da Copa do Mundo de 2022 erguido por Messi na final vai a leilão

Dupla do Corinthians é convocada para Copa do Mundo de base

Conheça o 'Ganso Peruano' que encantou Mano Menezes

Nico Paz brilha na Champions e reforça candidatura a protagonismo na Argentina

Após atrito com Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo é punido por Portugal

Dibu Martínez é submetido a cirurgia por choque em jogo do Chelsea

Cristiano Ronaldo é suspenso pela federação portuguesa; entenda

Fifa identifica 240 mil conteúdos abusivos durante Copa do Mundo
