Estádio Lusail: conheça o palco da final da Copa do Mundo 2022

Local recebe decisão entre Argentina e França neste domingo

lusail stadium
Estádio Lusail possui capacidade para em torno de 89 mil torcedores (Divulgação/Fifa)

Escrito por

Local de 10 jogos da Copa do Mundo de 2022, o Estádio Lusail será o palco da decisão do torneio no Qatar. Com capacidade para cerca de 89 mil torcedores, o luxuoso local recebe Argentina e França para a partida mais importante da temporada. Dessa forma, conheça mais sobre as características do estádio e a sua importância na competição.

O Estádio Lusail começou a ser construído em 2017 e foi inaugurado apenas em novembro de 2021. Ele foi o último dos oito palcos da Copa do Mundo a ter as obras finalizadas.

+ “Mbappé desafia Messi”: imprensa mundial duelo na final da Copa do Mundo

O estádio fica localizado em Lusail - que dá nome ao espaço -, uma cidade construída recentemente no município de Al Daayen, justamente para impulsionar o Mundial. A cidade faz divisa com Doha, capital do Qatar.

Apesar de inaugurado em 2021, o primeiro jogo no estádio ocorreu apenas em agosto deste ano. Al-Arabi e Al-Rayyan, os dois clubes mais populares do país, duelaram. A partida terminou em 2 a 1 para o Al-Arabi.

O desenho arquitetônico externo faz referência às tigelas de tâmaras, tradicionalmente realizadas pelos islâmicos na prática de artesanato. Internamente, o design luxuoso, aliado à climatização feita a partir da energia solar e pegada de carbono zero, trazem um aspecto futurista em meio às tradições culturais.

Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022
Estádio Lusail visto pelo alto (Foto: Divulgação)

Depois de finalizado o torneio, o estádio terá o seu tamanho reduzido, para se tornar, também, um espaço comunitário, com os assentos retirados e enviados para centros esportivos do país.

Até o momento, nove jogos foram realizados no Estádio Lusail. A Seleção Brasileira disputou os jogos contra Sérvia, no qual venceu por 2 a 0, e Camarões , quando perdeu por 1 a 0, no local.

Finalista do torneio, a Argentina jogará pela quarta vez no estádio. Portanto, a equipe de Lionel Messi, quando entrar em campo na decisão, terá participado de 40% dos jogos do Lusail na competição.

Partidas da Copa do Mundo no Estádio Lusail:

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita - 22 de novembro (Fase de Grupos)
Brasil 2 x 0 Sérvia - 24 de novembro (Fase de Grupos)
Argentina 2 x 0 México - 26 de novembro (Fase de Grupos)
Portugal 2 x 0 Uruguai - 28 de novembro (Fase de Grupos)
Arábia Saudita 1 x 2 México - 30 de novembro (Fase de Grupos)
Camarões 1 x 0 Brasil - 2 de dezembro (Fase de Grupos)
Portugal 6 x 1 Suíça - 6 de dezembro (Oitavas de Final)
Holanda 2 (3) x (4) 2 Argentina - 9 de dezembro (Quartas de Final)
Argentina 3 x 0 Croácia - 13 de dezembro (Semifinal)
Argentina x França - 18 de dezembro (Final)

+ Premiação da Copa do Mundo 2022: quanto vale o terceiro lugar?

Argentina e França se enfrentam neste domingo, às 12h (de Brasília), em duelo válido pela grande final da Copa do Mundo de 2022. Quem vencer ergue a taça de campeão pela terceira vez. Os hermanos conquistaram o troféu em 1978 e 1986, enquanto os "Le Bleus", atuais campeões, venceram em 1998 e 2018.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter