Alô, França! Entenda a maldição que assombra os campeões da Copa do Mundo
Desde o torneio realizado em 2010, a Copa do Mundo vê os campeões de edições anteriores serem eliminados na fase de grupos

A Copa do Mundo conta com diversas histórias, sejam elas dentro ou fora de campo, com curiosidades e estatísticas inusitadas. Entre elas, está a maldição dos campeões, que persiste desde a edição de 2010, realizada na África do Sul, e pode assombrar a seleção da França, atual campeã do mundo. Mas, afinal, qual é essa maldição que todos os campeões recentes tanto temem?
+ Veja todas as bolas usadas nas Copas do Mundo desde 1930
Campeã do Mundo em 1998, a França chegou ao torneio de 2002 cercada de grandes expectativas, mas fez feio e foi eliminada ainda na fase de grupos, sem nenhuma vitória contra Senegal, Dinamarca e Uruguai.
A Itália se sagrou campeã da Copa do Mundo de 2006 ao derrotar a própria França, na disputa por pênaltis. Com uma grande geração, representada por grandes jogadores como Pirlo e Buffon, a Azzurra era tida como uma das candidatas ao título da edição seguinte, em 2010, mas não passou da fase de grupos.
Com dois empates e uma derrota, a Itália não sabia que seria a criadora de uma "maldição" sobre os campeões. Em 2010, a Espanha ergueu o seu primeiro troféu do torneio, e também caiu na primeira fase da Copa seguinte.
De 2014 para 2018, a Alemanha também venceu a competição e caiu na fase de grupos quatro anos depois. Portanto, são três edições consecutivas nas quais os atuais campeões nos respectivos períodos sofrem.
O último campeão a escapar de tal maldição foi justamente a Seleção Brasileira. Em 2002, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e se sagrou penta. Na edição subsequente, a Seleção chegou nas quartas de final, mas foi eliminada pela França, por 1 a 0.
Em 2022, a seleção francesa, que já foi apontada como grande favorita ao título, vive o seu pior momento nos últimos quatro anos. Com desempenho abaixo do esperado nas últimas rodadas da Liga das Nações - cinco pontos conquistados em seis rodadas -, a França foi eliminada do torneio, em setembro.
Além disso, a equipe teve baixas nas últimas semanas. A mais recente é a de Nkunku, meia-atacante, após lesão durante treinamento na última terça-feira. Também estão fora os meias Kante e Pogba, pilares da equipe de Deschamps na edição de 2018.
No entanto, o elenco segue muito forte, com destaque para as opções ofensivas. O ataque será formado por Benzema e Mbappé, além de Griezmann e Coman, nomes importantes no ciclo de preparação.
A França estreia na Copa do Mundo na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), contra a Austrália. O jogo é válido pelo Grupo D, completado por Dinamarca e Tunísia.

Fora de Campo
Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time
Há 29 minutos
Futebol Internacional
Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais
Há 7 horas
Fora de Campo
Vozinha desembarca para se apresentar no Colo-Colo e viraliza: 'Impressionante'
Há 8 horas
Palmeiras
Copa impulsiona destaques do Palmeiras em sequência decisiva por títulos
Há 2 dias
Futebol Internacional
Autorizado a usar apelido na camisa, Vozinha pode desistir de atuar no Colo-Colo; entenda
Há 2 dias
Futebol Internacional
Fifa anuncia desistência de plano de Infantino para vender parte da Copa
Há 2 diasMais LANCE!

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Conmebol se posiciona sobre plano de vender ações da Fifa: 'Futebol primeiro'

Possível mudança na Copa do Mundo divide opiniões: 'Muitos jogos'

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030

Movimento da Fifa prevê Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Assessor de Infantino renuncia após plano polêmico para Copa do Mundo

Lúcio de Castro: Infantino, o refém, e o capitão Renault

Boicote ao plano da Fifa já reúne quase cem países contra Infantino

Programa da ESPN debate futuro do futebol brasileiro; confira

Companheira de Mbappé tomará medidas judiciais sobre boatos do relacionamento

De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube

'Não era assim': Michael Olise quebra o silêncio após eliminação da França na Copa

Torcedores reagem à fala de Ancelotti sobre Brasil na Copa: 'Esqueceu'



