menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Papo com Helio Castroneves: Campo Grande, 36ºC! Ou serão 25ºC?

Etapa da BRB Stock Car Pro Series chega ao Mato Grosso do Sul

Helio Castroneves se prepara visando à prova de Campo Grande (Foto: (Foto: Marcelo Machado de Melo / BRB Stock Car)
imagem cameraHelio Castroneves com a equipe da A. Mattheis Motorsport (Foto: Marcelo Machado de Melo / BRB Stock Car)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 24/10/2025
15:29

  • Matéria
  • Mais Notícias

Olá, pessoal, tudo bem? Como escrevi na semana passada, estamos em plena maratona do Centro-Oeste e a primeira parada está acontecendo aqui em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O Autódromo Internacional de Campo Grande Orlando Moura é mais um que só estou conhecendo agora. Apesar de ter quase 25 anos de existência, eu já estava nos Estados Unidos quando foi inaugurado. Isso não é problema, afinal, para muita gente no grid o autódromo é novidade.

continua após a publicidade

O que não é novidade é o trabalho da A. Mattheis Motorsport no meu SNG-01 Chevrolet Tracker #06. Tem de ver como o carro sai do caminhão para ter uma ideia de como essa turma se prepara muito bem para cada etapa do BRB Stock Car Pro Series. Poucas pessoas conhecem o quanto esse pessoal trabalha na sede da equipe, entre uma etapa e outra. E não estou falando só de mim, mas também dos amarelinhos da Ipiranga, Thiago Camilo e César Ramos.

➡️ Papo com Helio Castroneves: confira todas as colunas

Estou escrevendo nesta sexta-feira, logo após o primeiro treino livre e posso dizer que os pneus e o clima farão total diferença por aqui. As duas grandes retas tornam esse traçado muito especial. Mas há uma incógnita em relação aos pneus. Como o asfalto é muito abrasivo, o grande segredo é ter uma estratégia precisa para o uso dos pneus, tanto os novos quanto os usados.

continua após a publicidade

Liberação de mais oito pneus slicks em Campo Grande

Estabelecido pelo regulamento, há uma limitação do número de pneus para cada carro. Aqui em Campo Grande, por exemplo, tivemos a liberação de mais oito pneus slicks já usados durante a temporada até aqui, visando uma preparação mais consistente. Porém, a utilização é exclusiva para os treinos livres.

Pneus são incógnita em Campo Grande (Foto: Marcelo Machado de Melo / BRB Stock Car)
Pneus são incógnita em Campo Grande (Foto: Marcelo Machado de Melo / BRB Stock Car)

Já para a classificação, são lacrados obrigatoriamente quatro pneus novos, que poderão ser usados nas corridas. Obviamente que estes se somam aos estoque de cada carro que o regulamento permite, que são oito pneus novos lacrados. Ainda sobre os pneus, nos procedimentos obrigatórios nas duas corridas, temos de trocar um pneu no sábado, desde que não seja o dianteiro direito, e dois no domingo.

continua após a publicidade

O outro desafio aqui, tão ou mais poderoso no sentido de influenciar as disputas, é o clima e possibilidade de mudança. Hoje está 36ºC e amanhã (sábado, 25), a previsão é repetir a dose. Só que, para o domingo, estima-se uma queda de 10ºC na máxima e chance de chuva superior 60%. Se isso de fato acontecer, vai ser dureza. Mas, tudo bem, vai ser igual para todo mundo e vamos que vamos.

Espero que todos tenham um excelente final de semana e até semana que vem.

Papo com Helio Castroneves: veja mais colunas

Todas as sextas, acompanhe os relatos e as análises do piloto Helio Castroneves sobre as principais competições automobilísticas no Brasil e no mundo.

➡️Com provas em Campo Grande, Cuiabá e Brasília, nossa maratona no Centro-Oeste está chegando!
➡️Não sou vidente, mas minha previsão foi certeira no Velocitta
➡️A alegria de estar vivendo essa nova fase de minha carreira
➡️Os mais do que bem-vindos desafios do Velocitta!
➡️Alô, Velocitta, estamos chegando!
➡️Três décadas de crescimento em Cascavel, dentro e fora da pista

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias