Papo com Helio Castroneves: Três décadas de crescimento em Cascavel, dentro e fora da pista
Piloto conta experiência vivida no último fim de semana

Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim. Nesta sexta-feira, 12, quero falar um pouco sobre a minha experiência de correr novamente em Cascavel, no final de semana que passou, durante a etapa 6 do BRB Stock Car PRO Series. Isso ocorreu cerca de 31 anos depois da minha participação anterior, ainda nos meus tempos de Fórmula 3. Encontrei um circuito de alto nível e uma cidade muito mais moderna, mas com a mesma acolhida calorosa de antes. Foi uma alegria rever Pedro Muffato, que tão carinhosamente me recebeu, assim como ao meu pai e ao meu sobrinho.
Não sei se já contei aqui, mas o meu primeiro carro de Fórmula 3 foi comprado pelo meu pai do Pedro Muffato e, de lá para cá, nossa amizade só foi ficando mais forte. Cascavel, aliás, deve muito a Pedro Muffato por ter um autódromo tão importante, que colocou a cidade paranaense no cenário do automobilismo brasileiro e sul-americano há muito tempo. Ele não foi, propriamente, o construtor do autódromo, entretanto, coube a Pedro Muffato, quando foi prefeito de Cascavel, a tarefa de pavimentar o circuito. Depois disso, o autódromo foi passando por constantes aprimoramentos e, no estágio atual, é uma das grandes praças esportivas para a prática do automobilismo.

Autódromo mais moderno em Cascavel
Testei muito no autódromo de Cascavel - além de correr, obviamente - numa época em que eram permitidos os testes que foram fundamentais para o meu desenvolvimento como piloto. Obviamente que o circuito de Cascavel que eu conheci naquela época era muito diferente do atual. Hoje, o autódromo é muito mais moderno, mais seguro e com ótimas instalações. A cidade mudou muito também. Fiquei muito feliz ao constatar todo esse crescimento.
Apesar de tantas mudanças e de minha ausência de 30 anos, bastaram poucas voltas para que eu pudesse pegar o jeitão da pista novamente e trabalhar bastante para o acerto do meu SUV SNG-01 Stock Car Chevrolet Tracker número 06. Trabalhamos bastante, eu e toda a equipe A. Mattheis Motorsport, para que nosso equipamento se apresentasse com melhor performance em Cascavel e, de fato, isso aconteceu.
➡️ Papo com Helio Castroneves: confira todas as colunas
É verdade que não com o resultado que a gente estava esperando, mas o lado bom da história é que estamos avançando bastante. A equipe e eu estamos entusiasmados otimistas quanto ao nosso progresso. Não é uma tarefa simples e nem sempre visível, mas já estamos na contagem regressiva para, em breve, começar a acumular resultados muito melhores.
Grande abraço a todos e até a próxima!
Papo com Helio Castroneves: veja mais colunas
Todas as sextas, acompanhe os relatos e as análises do piloto Helio Castroneves sobre as principais competições automobilísticas no Brasil e no mundo.
➡️Muitos motivos para comemorar o ótimo ano da MSR na IndyCar
➡️Próxima parada, Tennessee … e depois, Cascavel!
➡️Feliz com a melhor performance do carro na Stock Car
➡️Conhecendo os desafios do Circuito dos Cristais

Fórmula 1
Apesar de críticas na F1, equipe de Bortoleto fica no Top 10 da Hungria
Há 13 minutos
Tênis
Tenista brasileiro é campeão e se classifica para o US Open junto com João Fonseca
Há 1 hora
NBA
LeBron terá menor salário da carreira após acerto com 76ers; veja lista completa
Há 2 horas
Fórmula 1
Hamilton discorda de estratégia da Ferrari na F1: 'Não tive tempo'
Há 2 horas
Vôlei
Antes do Sul-Americano no Rio, Seleção feminina B conquista título inédito
Há 3 horas
Tênis
João Fonseca sobe no ranking e terá caminho favorável em Montreal
Há 4 horasMais LANCE!

É proibido trabalhar? Entenda como funcionam as férias da Fórmula 1

Atlanta 30 anos: final brasileira no vôlei de praia 'muito além do que podia sonhar'

Campeão, Calderano exalta torcida e revela próximos passos na temporada

Nos braços da torcida, Calderano é campeão do WTT Star Contender

Campeã olímpica Rafaela Silva anuncia gravidez da esposa; veja

Em posição criticada, Rosamaria vai bem em derrota do Brasil na VNL

Neymar e Lamine Yamal estreiam no Mundial da Kings League; veja jogos

Zé Roberto avalia campanha após vice da VNL: 'É viver esse luto'

Do abandono à tecnologia olímpica: Ibirapuera renasce no Troféu Brasil

Gabriel Bortoleto dá nota para primeira metade da temporada da F1

Oscar Piastri critica Sainz após erro na F1: 'Uma das mais estúpidas que já vi'

Calderano e Takahashi ficam com o vice do WTT Star Contender Brasil

Kudiess, Tainara, Gabi e Nyeme ficam sem medalha da VNL

