Etiene Medeiros

Etiene Medeiros assegurou índice para três provas na Olimpíada do Rio (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

LANCE!
30/06/2016
17:31
Rio de Janeiro (RJ)

A brasileira Etiene Medeiros foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação em julgamento de caso de doping. Com isso, ela está apta a disputar os Jogos Olímpicos Rio-2016, em agosto. 

Principal atleta do país na modalidade, a pernambucana foi julgada na quarta-feira. Por unanimidade, o tribunal concluiu que "nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta", conforme informou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

"A atleta Etiene Medeiros recebeu com serenidade e alegria a notícia de sua absolvição. Serenidade porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos. E alegria pela possibilidade de realizar seu sonho de representar o Brasil nos Jogos do Rio", informou a assessoria da atleta.

A análise do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que está descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), havia apontado resultado analítico adverso para a substância Fenoterol, presente em uma medicamento para tratamento de asma, o Berotec, utilizado por Etiene.

O procedimento surpresa feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foi realizado no dia 8 de maio de 2016, fora do período de competições. Ela foi notificada no dia 2 de junho do resultado positivo da amostra A. Então, solicitou a contraprova, que confirmou o doping.

"Etiene foi chamada pelas autoridades esportivas a explicar o resultado de um exame e o fez com a maior transparência e honestidade. Mesmo suspensa e atendendo a todas as determinações das autoridades esportivas, Etiene manteve o foco no retorno às competições", diz a nota.

Atleta do Sesi-SP, Etiene já assegurou classificação para a disputa dos 50m livre, 100m livre e 100m costas nos Jogos do Rio. Ela ainda pode integrar a equipe brasileira nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.