Fellipe Lucena
25/02/2016
23:25
São Paulo (SP)

A vitória convincente que Marcelo Oliveira esperava para acabar com a turbulência do Palmeiras finalmente veio: em grande noite de Robinho e com direito a golaço por cobertura de Gabriel Jesus, o time fez 4 a 1 no XV, em Piracicaba, e encerrou um jejum de cinco partidas sem triunfar. Vitor Hugo, Jesus (duas vezes, uma delas em dividida com o zagueiro) e Alecsandro marcaram os gols alviverdes. Rivaldinho descontou. Clique aqui e confira como foi a partida lance a lance.

Tão importante quanto voltar a vencer e manter a liderança do Grupo B, com nove pontos, foi afastar a ameaça de entrar na zona da degola do Paulistão após seis rodadas disputadas. Como o Ituano fez 3 a 2 na Ferroviária no Novelli Júnior, uma derrota faria do Verdão o primeiro time entre os que seriam rebaixados - entre os quais está o próprio XV, com apenas cinco pontos e vice-lanterna do Grupo C.

O primeiro tempo não foi bom. Como em boa parte das últimas partidas, o Palmeiras começou bem e foi deixando o adversário crescer. Depois de cinco minutos encurralado, o XV se soltou e deu alguns sustos em Fernando Prass, o maior deles em chute cruzado de Gerson Magrão. Os donos da casa ainda pediram pênalti quando Roger Carvalho, involuntariamente, usou o braço para bloquear uma finalização.

A única jogada trabalhada do Verdão na etapa inicial aconteceu aos 35 minutos, quando Alecsandro voltou até o meio para buscar a bola e rolou para Robinho, que deixou Dudu em boas condições para bater colocado, bem perto da trave.

Foi entre o fim do primeiro tempo e o início do segundo que o time começou a colocar em prática o que foi treinado por Marcelo Oliveira. Primeiro a bola parada, aos 41: Robinho bateu escanteio e Vitor Hugo cabeceou para o gol. Depois o contra-ataque, muito ensaiado na quarta-feira: logo no primeiro minuto da etapa final, Dudu recebeu de Lucas e acionou Alecsandro, que cruzou da direita para Gabriel Jesus, dividindo com o zagueiro, anotar o segundo.

O gol que Rivaldinho dedicou ao pai, o ex-palmeirense Rivaldo, até fez o torcedor mais pessimista imaginar que o sofrimento duraria mais alguns dias, mas Fábio Sanches entregou o ouro a Robinho e Alecsandro aproveitou para bater rasteiro da entrada da área e marcar o terceiro.

Aos 20, em mais uma assistência de Robinho, a quinta no ano, Gabriel Jesus encobriu o goleiro Bruno Brígido com muita categoria e transformou a vitória em goleada. Isso porque, assim como o XV, o Palmeiras reclamou de um pênalti: empurrão de Daniel no próprio Gabriel Jesus.

Com o placar dilatado e sem sofrer qualquer ameaça, o Verdão tocou a bola com tranquilidade e só não chegou ao quinto gol porque Dudu se precipitou em um lance simples e ficou impedido antes de empurrar a bola para as redes. Arouca, Allione e Cristaldo entraram durante o segundo tempo.

O próximo compromisso da equipe de Marcelo Oliveira é no domingo, contra a Ferroviária, às 17h, no Allianz Parque. Às 19h30 do mesmo dia, o XV visita o São Bernardo.

FICHA TÉCNICA
XV DE PIRACICABA 1 X 4 PALMEIRAS

Local: estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)
Data-Hora: 25/2/2016 - 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Thiago Luís Scarascati
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Evandro de Melo Lima
Público-Renda: 10.836 pagantes / R$ 453.950,00
Cartões amarelos: Lucas, Jean (PAL)

Gols: Vitor Hugo 41' 1ºT (0-1), Gabriel Jesus 1' 2ºT (0-2), Rivaldinho 6' 2ºT (1-2), Alecsandro 16' 2ºT (1-3), Gabriel Jesus 20' 2ºT (1-4)

XV DE PIRACICABA: Bruno Brígido, Daniel, Fábio Sanches, Heitor e Julinho; Magal, Clayton, Gerson Magrão (Patrick 18' 2ºT) e Gilsinho (Henrique Santos 7' 2ºT); Fabinho e Rivaldinho (Aloísio 30' 2ºT). Técnico: Narciso

PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas (Arouca 15' 2ºT), Roger Carvalho, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Jean e Robinho; Dudu (Allione 28' 2ºT), Gabriel Jesus e Alecsandro (Cristaldo 38' 2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira