L! Espresso: Vilões e mocinhos
<br>Luiz Fernando Gomes analisa o verdadeiro papel do goleiro Alex Muralha na perda do título da Copa do Brasil pelo Flamengo. Goleiro vem sendo muito crucificado

É endêmico no futebol brasileiro. Ao mesmo tempo em que heróis são eleitos após uma conquista, vilões são caçados para justificar uma derrota. De certa forma, Alex Muralha já entrou em campo no Mineirão como vilão. O apoio que recebeu da torcida do Flamengo antes da final da Copa do Brasil soou mais como um ato de conformidade, já que Diego Alves não poderia atuar contra o Cruzeiro, do que um voto de confiança.
A decisão da última quarta-feira foi truncada, baseada em posse de bola e contra-ataques, e após 90 minutos os goleiros foram pouco exigidos. Muralha deu um susto no segundo tempo, em cruzamento mal cortado que foi na direção de Arrascaeta, que errou o alvo. Nenhum outro lance gerou susto ou vibração. A única chance de redenção que teria, e pouco importaria o resultado final na verdade, era defender ao menos uma penalidade. Não conseguiu. Pulou no mesmo canto, o direito, nas cinco cobranças da Raposa. Não funcionou, e afirmar após a partida que havia sido uma "estratégia" também não o ajudou. Mas a competência do Cruzeiro na marca da cal serviu para expor o linchamento ao qual Muralha tem sofrido há algum tempo, e que terá uma única consequência daqui por diante: inviabilizar sua permanência no clube, estejam certos ou errados os críticos de plantão. Cabem aqui alguns questionamentos:
1 - Muralha tem mais "culpa" que Thiago, que falhou no gol do Cruzeiro no jogo de ida e permitiu o empate em 1 a 1 no Maracanã?
2 - Muralha tem mais "culpa" que Diego, que desperdiçou mais uma cobrança de pênalti no ano?
3 – É realmente necessário expor um técnico ou um jogador, de qualquer clube ou posição, ao espancamento moral a cada fracasso de seu time do coração? O que se ganha com isso?
4 - Ao apontar culpados, quais lições são tiradas para o futuro para que não pareça apenas uma perseguição covarde?
Caçar vilões com as próprias mãos costuma ser um ato heroico e dá muito certo na ficção. No futebol, quase sempre é uma tragédia.

Flamengo
Pedro marca duas vezes e encosta na artilharia do Brasileirão; veja lista
Há 1 hora
Flamengo
Jardim enaltece vitória do Flamengo e explica queda de intensidade contra o Grêmio
Há 2 horas
Flamengo
Jorginho avalia que Flamengo soube passar pelo 'luto' de eliminação
Há 2 horas
Flamengo
Arne Slot, ex-técnico do Liverpool, vai ao Maracanã e recebe camisa do Flamengo
Há 3 horas
Fora de Campo
Carrascal vira assunto em Flamengo x Grêmio: 'Não sabia'
Há 4 horas
Flamengo
Veja os gols da vitória do Flamengo sobre o Grêmio no Brasileirão
Há 4 horasMais LANCE!

Gol perdido em Flamengo x Grêmio repercute: 'Não pode'

Com novidade, Jardim define escalação do Flamengo para enfrentar o Grêmio

Flamengo vence o Grêmio e amplia distância para o Palmeiras

Vidente crava vencedor de Flamengo x Grêmio pelo Brasileirão

Volante da Seleção crava Flamengo campeão: 'Com certeza'

IA crava placar de Flamengo e Grêmio pelo Campeonato Brasileiro

Flamengo tem returno brilhante e confia no embalo para buscar o título

Renato Gaúcho já assombrou o Flamengo, mas números mostram nova realidade desde 2019

Flamengo terá retornos importantes e desfalques contra o Grêmio; veja provável escalação

Erro de ex-Flamengo em Barcelona x Aston Villa vira assunto: 'Pífio'

Grêmio deve ter baixa importante para partida contra o Flamengo

Semifinais da Copa do Brasil Feminina começam nesta terça; Lance!TV transmite Inter x Bragantino

Bahia x Flamengo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil Feminina
