Thiago Salata
25/07/2016
07:30
São Paulo (SP)

Seis pontos separavam o líder do quarto colocado quando o domingo começou. A diferença caiu para três na rodada em que o líder Palmeiras perdeu a chance de abrir uma vantagem rara na história dos pontos corridos do Brasileirão.

O Galo, em sua primeira vitória fora de Belo Horizonte, foi o primeiro a vencer o Verdão no Allianz Parque. Impediu que o Alviverde, em caso de triunfo, abrisse cinco pontos de diferença para o vice-líder Corinthians, que mais uma vez derrapou em casa, no sábado. Só duas vezes, após 16 rodadas, um líder abriu cinco do segundo. Feito dos campeões Cruzeiro (2014) e Fluminense (2010), sobre Inter e Corinthians, respectivamente.

O Palmeiras não conseguiu a folga. E a pressão agora não é apenas do rival alvinegro... O líder será o último a jogar, na segunda-feira, contra o Botafogo, fora. No domingo, o Corinthians pega o Inter, no Sul, o Grêmio visita o lanterna América-MG e o Santos recebe o Cruzeiro em crise.

O Peixe é o único que precisa mais do que a vitória para ultrapassar o Verdão antes do fim da rodada: três pontos atrás, tem de tirar dois gols de saldo. Ao Palmeiras, caberá dar a resposta para o tropeço de domingo agora como visitante, condição em que venceu seus dois últimos jogos, contra Inter e Sport. A briga esquentou!

A distância do líder para a saída do G4 também ficou mais curta: 32 contra 27 do Atlético-PR, que deve ainda ganhar a companhia do Flamengo com a mesma pontuação. Não dá para esperar outro resultado que não seja a vitória do Fla contra o América-MG, em casa, nesta segunda.

A vida mais dura na reta final do turno, teoricamente, é do Corinthians: sai duas vezes agora, contra Inter e Atlético-PR e recebe o Cruzeiro. O Verdão sai contra Bota e Chape e recebe o Vitória. O Peixe joga em casa contra Cruzeiro e Fla e sai para pegar o América-MG. Ficou bom para o Grêmio: Coelho (fora), Santa (casa) e Botafogo (fora).

Atlético-PR, Galo e Flamengo estão loucos para entrar na dança do G4, e também do título. A 17ª rodada começa no próximo sábado...