Bruno Grossi
05/10/2016
23:37
São Paulo (SP)

Mesmo com desfalques, o São Paulo conseguiu ensaiar uma de suas melhores apresentações sob o comando de Ricardo Gomes nesta quarta-feira. As opções do técnico para a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro tiveram bom desempenho no primeiro tempo e fizeram o Tricolor largar na frente. O problema é que o "espetáculo" da vez na Ilha do Retiro foi do gênero dramático para os paulistas, que deram o empate em 1 a 1 de presente para o Sport.

Carlinhos e Michel Bastos precisavam ser os protagonistas da peça que Ricardo esperava armar contra Oswaldo de Oliveira. O primeiro tinha o texto decorado, com ótima movimentação, personalidade e habilidade para criar as principais chances do time. O segundo, apegado aos velhos e grandes momentos da carreira na trupe são-paulina, preferiu atuar à mercê da inspiração e de improvisos.


Assim, deu bom passe, o sétimo para gol na temporada, para Thiago Mendes abrir o placar. Palmas tímidas da torcida visitante e apreensão para os locais. O ritmo da peça era alto, sem deixar a plateia se distrair, até que os tricolores resolveram cadenciar as falas. Toques curtos, calma, marasmo. Quase um monólogo cansativo para fazer o primeiro tempo acabar.

Eis que uma dos atores mais inexperientes de Ricardo Gomes se sentiu confortável demais e errou cena básica, simples. Hudson, um dos pontos de segurança do elenco, quis resolver de qualquer maneira e se afobou. Diego Souza, astro perto dos meros coadjuvantes, colocou a arte em voleio fulminante na pequena área e empatou.

Aplausos de pé para o golaço. Cabelos em pé durante todo o segundo tempo. Drama e terror lado a lado no teatro da Ilha. Um empate insistente e insuficiente para as duas trupes. A mais esfacelada era a do São Paulo, sempre sem fôlego e força para o segundo ato. Sem nervos para reagir e só com Denis para evitar final ainda mais desastroso. A diferença para o Sport segue em dois pontos (36 a 34), mas pode cair para a mesma quantidade em relação à zona de rebaixamento ao fim da rodada.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 1 SÃO PAULO
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data-Hora: 5/10/2016 - 21h45
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Luciano Roggenbaum (PR)
Público/renda: 11.424 torcedores/R$ 181.170,00
Cartões amarelos: (SPT), Buffarini, Michel Bastos (SAO)
Cartões vermelhos: -
Gols: Thiago Mendes (25'/1ºT) (0-1), Diego Souza (42'/1ºT) (1-1)

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Paulo Roberto, Gabriel Xavier (Vinicius Araújo, no intervalo), Everton Felipe (Apodi, aos 13'/2ºT) e Diego Souza; Rogério (Edmílson, aos 32'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Matheus Reis (Buffarini, no intervalo); Hudson; Kelvin (Jean Carlos, aos 19'/2ºT), Thiago Mendes (João Schmidt, aos 30'/2ºT), Michel Bastos e Carlinhos; Chavez. Técnico: Ricardo Gomes.